Hidratar o corpo – Quais as bebidas e os alimentos que hidratam

Hidratar o corpo é fundamental para o funcionamento do organismo. Beber água ou beber liquido, seja ele qual for, tem suas vantagens garantidas.

A água é fundamental para o funcionamento de todo o organismo, por isso hidratar o corpo é tão importante. Ou seja, é importante beber líquido. É por meio deste líquido tão valioso que mantemos os órgãos em ativos e nos prevenimos de diversas doenças. É ela que mantem o equilíbrio da nossa temperatura, que lava as impurezas e toxinas e nos livra de contratempos contra a saúde.

Muitas pessoas confundem o ato de “ingerir líquido” com o ato “beber água”. Existem outras formas de se hidratar, mas nem todas são eficazes da maneira que o nosso organismo necessita. Portanto vamos esclarecer quais são as bebidas benéficas e as maléficas para começar e evitar certos tipos de escolhas que mal tratam o corpo.

Por que hidratar o corpo?

Viva Bem

Você sabia que sem a água seria impossível transportar e absorver os nutrientes pelo corpo? Nenhuma pessoa é capaz de sobreviver sem ela, portanto nunca deixe de incluí-la no seu dia a dia. A falta do seu consumo pode levar a doenças de longo e a curto prazo. Pois imagine: todo nosso organismo é constituído por 60% a 70% de água.

Não é à toa que este está entre os líquidos mais importantes e mais disputados no planeta Terra. Cientistas já estudam a sua presença em outros lugares da galáxia, porque sabem que sem a água é impossível haver vida. Aliás, você só está pensando e absorvendo tudo que leu até aqui devido os seus 90% de H2O presentes no seu cérebro.

Além disso, outro ponto interessante de sua atuação é no metabolismo. Se tudo que estiver ingerindo não for distribuído corretamente, com certeza alguma coisa ruim vai acontecer. A digestão lenta é um dos inúmeros males que pode te deixar sentindo inchaços, cansaços e uma baita desidratação.

Um erro constante que comprar afinal a necessidade de hidratar o corpo é quando começamos a sentir a nossa pele ressecada e sem brilho. Não são somente cosméticos que tratam este problema. Na verdade, o ideal mesmo é primeiro dar um conferida na quantidade de água que você toma por dia.

Quanto de água precisamos por dia?

Tri Curioso

A princípio esta é uma das dúvidas mais recorrentes entre as pessoas: quanto litros de água tomar todos os dias? O sendo comum diz que cada pessoa deve consumir no mínimo 1 litros por dia. No entanto, a regra geral não vale para todas as pessoas. Primeiramente, antes de decidir a quantidade exata, existe um cálculo que orienta o total diário.

Pense em um copo de 35 mls de água e guarde isso na mente. Agora, procure saber o seu peso atual. Anotou? Juntando as duas informações basta fazer uma pequena multiplicação básica para estabelecer a sua medida particular. Imagine, por exemplo, alguém que pese 67 kg vezes 35. O resulta é 2,3 litros de água para este perfil.

Não tem segredo! Contudo, mesmo com os cálculos ainda existem algumas exceções. Doenças que provocam a desidratação com certeza pedirá ainda mais o consumo. A diarreia está no topo dos fenômenos que podem pedir mais atenção ao hidratar o corpo. Por fim, vamos saber quais alimentos além de beber água pode contribuir com o processo de hidratação.

Quais são as bebidas que hidratam o corpo?

Elo 7

Anota ai! Graças a natureza temos a opção de dar uma variada no menu de bebidas para hidratar o corpo. Beber água não é a única opção. Existem ainda uma diversidade de frutas, legumes e verduras que já possuem uma quantidade abundante de H2O. Portanto, ouse na hora de manter o seu corpo saudável e em completa harmonia.

Em primeiro lugar saiba que os sucos, seja ele qual for, é um forte potencial para hidratação. Enfim, não importa qual o seu gosto ou escolhe para melhor fruta. Qualquer uma das decisões estarão corretíssimas. Agora, se quiser melhorar ainda mais a estatísticas de ingestão de liquido no seu corpo temos uma segunda opção.

Já ficou doente ao ponte de ouvir sua mãe ou o médico dizer que você precisa de “água de coco” para fortalecer a sua reposição liquido? Pois é, eles estavam coberto de razão! Essa bebida é poderosíssima, pois ela é composta por 94% de água. Mas, calma, não quer dizer que ela substitua completamente a nossa querida H2O, mas dá uma boa ajudada na porcentagem diária.

Bebidas que desidratam o corpo

NP

Talvez muitos que aqui passarem não vão gosta de saber dessa informações. Mas, para o bem comum vamos listar as bebidas que não promovem a hidratação do corpo. Antes de tudo, você lembra daquela ressaca que passou um dia e que acabou acordando com uma baita dor de cabeça e muita sede? Essa sensação é exatamente a falta de água.

Beber bebidas alcoólicas não resolve, de forma alguma, o seu problema. Pelo contrário, agrava ainda mais se não fizer uma reposição ao lado da ingestão. Mesmo que dê aquela vontade de ir toda hora ao banheiro isso não significa que está conseguindo hidratar o corpo.

Além desse ponto importante vinda através dessa desmistificação, temos ainda mais algumas inimigas da hidratação do seu organismo. Portanto, antes de cometer novamente o mesmo equívoco memorize essa listinha básica e se previna de possíveis desconfortos.

  • Refrigerante light
  • Energético
  • Cerveja
  • Suco industrializado
  • Caipirinha
  • Chá industrializado

Alimentos com alto teor de água

Acinam

Se pararam para reparar os alimentos industrializados são os maiores inimigos na hora de hidratar o corpo. A única exceção que não acompanha a lógica é o famoso isotônico que os atletas vivem tomando para reposição da H2O. Mas, se o seu objetivo é incrementar o sua rotina de alimentação com novos ingrediente aqui vai algumas dicas.

Melancia

Receita na Rede

Sabe aquele peso todo encontrado na melancia? Pois é, nela contém 92% de água e é por isso que a tê-la em sua dieta é fundamental para hidratar o corpo. Beber liquido e chupar melancia é o compor perfeito para a saúde e para o funcionamento do seu organismo.

Melão

Life Style ao Minuto

Abaixo da melancia e do tomate está o nosso querido e delicioso melão. Para quem temo o costume de comê-lo saiba que está contribuindo e muito com o ato diário de beber líquido. E se combiná-lo em um suco é possível que isso some ainda mais a porcentagem para o seu perfil.

Morango para hidratar o corpo

UOl

Por incrível que pareça o morango é ideal para incrementar a rotina de beber água. Em apenas 100 gramas de morangos é possível totalizar a quantidade de 92% de água. Quem diria, não é? Um alimento tão pequeno e tão discreto ser afinal uma poderosa opção para hidratar o corpo.

Abacaxi para hidratar o corpo

Elo 7

Bolo de abacaxi, suco de abacaxi, torta de abacaxi. Parece que tudo que é feito a partir dessa fruta é sucesso para o paladar. Mas, além disso, o vegetal guarda em sua massa cerca de 85% de água. Ou seja, além de beber líquido ele é o alimento perfeito para compor a sua dieta diária para hidratar o corpo.

Laranja para hidratar o corpo

Life Style ao Minuto

A princípio, pode até ser que o suco de laranja é um dos mais pedidos no mundo inteiro. E que bom, porque isso significa que milhares de pessoas estão contribuindo com mais 87% de água no organismo. Portanto, se beber água já é bom, imagine só poder variar a sua rotina com essa fruta deliciosa?

Tomate para hidratar o corpo

Uol

Beber líquido é fundamental. Mas, às vezes, até no meio da salada estamos cumprindo esse dever sem ao menos pensar. O tomate é um dos maiores aliados durante o processo de hidratar o corpo. Isto é, em apenas 1 fruto se concentra 95% de água.

Para manter a saúde em dias leia Suco de batata – Receita caseira para tratar problemas do estômago

Fontes: Unimed, Santo Remédio, Programa Mais Pfizer, Liv Up, eCycle, Taeq, Capesesp

Fontes de imagens: Viva Bem, Tri Curioso, Elo 7, NP, Acinam, Receitas na Rede, Life Style ao Minuto, Uol, Elo 7 2, Uol 2, Live Style ao Minuto 2, Uol 3, Gelinter,

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.