Hormônios da gravidez – Tipos, funções e como lidar

Os hormônios da gravidez são responsáveis por todas as transformações do corpo durante a gestação, mudando o dia a dia da gestante.

Hormônios da gravidez - tipos, funções e como lidar

Durante a gestação, a mulher sofre diversas alterações, não só no corpo e no organismo, mas também nas emoções. Sendo assim, é completamente normal que a gestante sofra mudanças no humor e na forma de lidar com os problemas, devido aos hormônios da gravidez.

No entanto, você sabe quais hormônios são esses? Entre os mais importantes estão, por exemplo, o estrogênio, a progesterona, a somatomamotropina, a prolactina, a lactogênio placentário e a ocitocina.

Mas qual a função de cada um dos hormônios da gravidez? Quais as mudanças que eles provocam? Bom, vamos te explicar tudo isso e mais um pouco, no decorrer da nossa matéria.

Hormônios da gravidez

Hormônios da gravidez - Tipos
Bebê Abril

Primeiramente, antes de conhecer os hormônios da gravidez, é importante compreender todas as fases da ovulação e do ciclo menstrual, por isso, aproveite para conferir nossa matéria: O que é ovulação? Como ocorre, monitoração e período fértil, e tire todas suas dúvidas sobre o assunto.

Após conferir como funciona os primeiros passos da gestação, vamos falar sobre os principais hormônios da gravidez?

Beta HCG (Hormônio gonadotrófico coriônico)

O hormônio Beta HCG é produzido pelo ovário logo após a fecundação do espermatozoide. Seu papel é a manutenção da gravidez durante o primeiro trimestre.

Progesterona

Assim como o Beta HCG, a progesterona age no primeiro trimestre da gestação. Sua principal função é manter o metabolismo da gestação. Além disso, a progesterona também é responsável pelos famosos enjoos, sono, salivação e alteração de humor.

Após esses três meses, a placenta assume o controle da progesterona no organismo da grávida.

Estrogênio

O estrogênio tem uma função muito importante no sistema circulatório da grávida. Ele favorece a dilatação dos vasos e prepara o corpo da mulher para o aumento do volume de sangue nas veias e artérias. No entanto, essa dilatação causa na gestante, crises de rinite, tendências a sentir calor e fortes dores.

Além disso, outra função do estrogênio na gestação, é promover o crescimento das glândulas mamárias para a amamentação.

Prolactina

Produzido pela placenta, a prolactina tem como responsabilidade manter as glândulas mamárias aptas para a futura produção de leite. Esse hormônio começa a ser produzido a partir do segundo trimestre da gravidez.

Entre os sintomas que a prolactina causa, está a redução da libido e o ressecamento da vagina. Entretanto, é importante lembrar que esse efeito acontece depois do parto, durante a amamentação.

Ocitocina (Hormônio do parto)

A ocitocina é o hormônio responsável pelo parto, já que tem como principal função promover a contração uterina. No entanto, vale ressaltar que a ocitocina não é o único responsável para o nascimento do bebê. Fatores como, por exemplo, a redução da progesterona e aumento das prostaglandinas, também colaboram neste processo.

Mudanças de humor, como lidar?

Hormônios da gravidez - alterações de humor nagestação
Grão de Gente

As alterações de humor são causadas principalmente devido ao hormônio ocitocina. Essas mudanças, apesar de terem mais intensidade durante a gestação, também continuam durante o pós-parto.

A melhor maneira de lidar com essa fase é contando com o apoio da família. Além disso, práticas como atividades físicas também ajudam a amenizar a ansiedade. Mas lembre-se: no primeiro trimestre da gestação, é melhor manter o corpo em repouso.

Alterações metabólicas

Alterações metabólicas na gestação
Grão de Gente

Além das alterações de humor, com a ação dos hormônios da gravidez, as taxas de glicose e de triglicérides aumentam, para manter as necessidades nutricionais do bebê.

Isso pode fazer com que ocorra uma diabetes gestacional, causando mudanças no metabolismo da grávida. A principal prevenção é manter a prática de exercícios físicos e tentar não ganhar tanto peso durante a gestação. Além disso, é importante sempre manter um acompanhamento médico.

Então, o que achou da nossa matéria sobre os hormônios da gravidez? Aproveite para conferir também: Sintomas de depressão pós-parto – Quais os mais comuns e o que fazer?

Fontes: Dr. Suzana Vieira, Bebê Abril, Pais e Filhos, Afh.

Fontes das imagens: Grão de gente, Grão de gente 2, Cord Vida, Bebê abril,

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.