Infecção de urina – 6 principais causas e como tratá-la corretamente

Já sentiu alguma ardência ao urinar? Se sim, vem que essa matéria será importante para você. Afinal, iremos abordar sobre a infecção de urina

Infecção de urina- 6 principais causas + como tratá-la corretamente

Ardência ao urinar, urina escura, vontade de fazer xixi a todo momento e assim por diante. Infelizmente, a infecção de urina é mais comum nas mulheres do que nos homens. Mas, por que será que isso acontece?

A princípio, as diferenças entre o organismo masculino e o feminino são inúmeras. Inclusive, uma delas é o tamanho do canal da uretra, que é por onde o xixi sai.

Enquanto a via de saída das mulheres mede cerca de 5 centímetros, a via de saída dos homens pode chegar a medir 22 centímetros. Ou seja, mais que o dobro das mulheres. Mas, o que isso pode interferir, não é mesmo?

Basicamente, a consequência disso, para as mulheres, é o fato de que o caminho que as bactérias “intrusas e indesejadas” percorrem até chegar a bexiga é menor. Ou seja, isso torna mais fácil a infecção de urina. Consequentemente, se torna mais fácil ficarmos com mais vontade de ir ao banheiro, e outros sintomas da infecção urinária.

Mas, o que será que causa esse tipo de problema? Abaixo, listamos os fatores mais comuns por trás  da infecção de urina.

6 principais causas da infecção de urina

1. Obesidade

Infecção de urina- 6 principais causas + como tratá-la corretamente
Fonte: Veja. Abril

A princípio, a obesidade não é um causa principal. Na verdade, a obesidade só será uma causa se por aventura a higiene não for feita como realmente deve ser. Basicamente, a obesidade entra como uma causa, justamente pelo fato de que quem está acima do peso, consequentemente, ficará com algumas “dobrinhas” em várias partes do corpo.

Assim sendo, essas “dobrinhas” podem dificultar a higiene da região genital após urinar. Ou seja, sem a higiene adequada, a região pode se tornar um lugar propício para algumas bactérias aflorarem. Sobretudo, se você é do tipo que empolga com higiene, viemos lhe informar que a limpeza em excesso também pode não ser boa.

Até porque, higiene demais pode alterar a flora vaginal e resultar em uma expulsão de bactérias protetoras, que existem ali. Aliás, alguns médicos recomendam evitar duchas íntimas, sprays com aromas e outros itens capazes de desequilibrar a flora.

2. Segurar o xixi

Infecção de urina- 6 principais causas + como tratá-la corretamente
Fonte: Dr. Felipe Ladeira

Você é aquele tipo de mulher que segura o xixi, por preguiça de ir ao banheiro, ou por nojo de ir em banheiros públicos? Se sim, nós do Área de Mulher viemos lhe informar que atitudes como essa, podem ser extremamente nocivas para a sua saúde.

Basicamente, o fato de você urinar, pode significar uma lavagem contínua na sua bexiga. Ou seja, o xixi quando fica muito tempo preso na bexiga, ele pode deixar o ambiente pré disposto a proliferação de bactérias do mal. Inclusive, especialistas recomendam urinar após a atividade sexual.

Até porque, o fato de você ir ao banheiro após uma atividade sexual, pode fazer com que você expulse os pequenos invasores do seu organismo. Já que após a atividade, pode ocorrer microfissuras na região da uretra, o que pode facilitar a aderência de micro-organismos.

3. Diabetes

Infecção de urina- 6 principais causas + como tratá-la corretamente
Fonte: Saúde. abril

A princípio, qualquer fator que possa comprometer as defesas do nosso organismo, como é o caso da diabetes e da aids, por exemplo, podem deixar o nosso organismo ainda mais pré disposto a infecções, consequentemente, a infecção de urina.

Inclusive, além desses fatores, podemos citar também que a prática em excesso de exercícios físicos e alguns medicamentos, em específico podem também contribuir para a queda da imunidade.

4. Constipação

Infecção de urina- 6 principais causas + como tratá-la corretamente
Fonte: F7 Notícias

Basicamente, a prisão de ventre além de trazer um desconforto abdominal, pode também se tornar uma oportunidade excelente para a colonização de micro-organismos. Inclusive, as bactérias irão deslocar com maior facilidade do intestino para a região vaginal.

Consequentemente, esses micro-organismos irão competir com os que vivem naturalmente na região vaginal. Assim sendo, o risco de infecção de urina, aumentará.

5. Camisinha

Infecção de urina- 6 principais causas + como tratá-la corretamente
Fonte: M de mulher

Primeiramente, vale destacar que apesar de a camisinha ser uma das causas de infecção de urina, ela ainda é imprescindível em atividades sexuais. Portanto, nada de dispensá-las, ok?

Basicamente, ela pode se tornar uma causa, justamente por conter espermicidas, os quais podem modificar a flora vaginal. Aliás, os espermicidas são as substâncias responsáveis por matar os espermatozoides. Assim sendo, por eles modificarem a flora, consequentemente, poderá deixar a região “desprotegida” diante as ações das bactérias ruins.

Portanto, o indicado é sempre comprar camisinhas que não contém o espermicida. Ou então, que tenham essa substância, somente na parte interna. Pois, assim o gel ficará em contato somente com o pênis.

6. Cálculo renal

Infecção de urina- 6 principais causas + como tratá-la corretamente
Fonte: Cura

A priori, a relação entre a pedra nos rins e a infecção urinária não é uma regra. Basicamente, existem alguns casos, que as pedras que se formam nos rins podem ser ocasionadas por uma bactéria que interfere na acidez da urina, o que, inclusive, pode facilitar o depósito de sais.

Sobretudo, existem riscos ainda maiores. Como por exemplo, a cistite e também a pielonefrite. Por isso, o importante é ficar sempre atenta, investigar o seu caso e continuar indo ao médico.

As duas faces do problema

Infecção de urina- 6 principais causas + como tratá-la corretamente
Fonte: Plantas que resolvem

A princípio, como acabamos de citar existem dois casos mais graves da infecção de urina. Primeiramente, é importante citarmos a cistite, até porque ela á mais comum das infecções urinárias. Tanto é que, ela acomete de 20 a 30% da população feminina.

Basicamente, essa infecção causa aquela vontade de fazer xixi toda hora, ardência e também o sangramento ao urinar. Por isso, recomenda-se consultar com especialistas, para que ele receite o melhor remédio para você. Até porque, você pode fazer uso de antibiótico, ou analgésico e claro, ele vai indicar para você beber muita água.

Além da cistite podemos destacar a pielonefrite. Sobretudo, essa infecção já é mais grave. Até porque, a bactéria pode chegar até os rins, e causar febre e mal-estar. Consequentemente, o tratamento para ela pode ser mais prolongado. Inclusive, em alguns casos até exige internação.

Métodos eficazes

Vacina

Infecção de urina- 6 principais causas + como tratá-la corretamente
Fonte: Sistema de ensino e equipe

Primeiramente, a vacina é mais indicada para aquelas mulheres que tem infecção de urina várias vezes ao ano. Ou então para as mulheres que são atormentadas pela bactéria Escherichia coli, a qual inclusive, é uma das mais responsáveis pelos episódios de cistite.

Antibiótico preventivo

Infecção de urina- 6 principais causas + como tratá-la corretamente
Fonte: Veja.abril

Além da vacina, existe também a possibilidade de tomar antibióticos, para reduzir então as recorrências infecciosas. Sobretudo, é importante que você saiba que o antibiótico, só pode ser indicado por médicos especializados no seu caso. Portanto, é necessário um acompanhamento médico.

Enfim, te ajudamos a entender melhor sobre a infecção de urina?

Vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Vaginose, o que é? Causas, sintomas, tratamento e diferença da cândida

Fonte: Saúde. abril

Imagem de destaque: Personare

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.