Invenções criadas por mulheres – Como elas mudaram o mundo

Apesar de muitas invenções criadas por mulheres terem o mudado o mundo significativamente, muitas não receberam o devido reconhecimento.

Muitos recursos foram desenvolvidos por mulheres inventoras, que definitivamente mudaram o mundo. Ainda assim, em oposição às suas contribuições, muitas invenções criadas por mulheres não recebem o devido reconhecimento. Desse modo, alguns nomes ainda são poucos conhecidos .

Por definição, uma invenção é uma descoberta que gera valor social, ou seja, que facilita o dia a dia das pessoas, sendo que essa é a principal característica das criações de Hedy Lamarr e Florence Parpat.

Nesse sentido, conheça a seguir as invenções criadas por essas mulheres, que revolucionaram o cotidiano das pessoas.

The Guardian

Hedy Lamarr

Hedwig Eva Maria Kiesler, mais conhecida como Hedy Lamarr, nasceu em Viena, na Áustria, em 1914. De origem judia, casou-se com o influente fabricante de armas Friedrich Mandl. Todavia, o matrimônio teve como principal objetivo proteger a família de Hedy. Uma vez que, na época, a vizinha Alemanha já apresentava o viés nazista de Adolf Hitler.

Em um cenário no qual o marido negociava armas com os nazistas, Hedy fugiu para Los Angeles, nos Estados Unidos, em agosto de 1937, após uma série de tentativas frustradas. Afinal, o país era o único lugar seguro para uma atriz judia, que já havia protagonizado a primeira cena de nudez e de orgasmo na história do cinema, com o filme Êxtase, de 1933.

Tudo sobre seu filme

Enquanto residente dos Estados Unidos, Hedy Lamarr se tornou uma das atrizes mais bem pagas da década de 1940. Como resultado, ela chegou a filmar três filmes, simultaneamente. Dessa forma, nesse período, Lamarr sagrou sua fama de mulher mais bonita do cinema.

Desse modo, com uma vida repleta de feitos históricos, Hedy Lamarr faleceu aos 86 anos, em Orlando. Na época, a atriz já era reconhecida como cidadã norte-americana. Na vida pessoal, a austríaca teve quatro filhos e se casou seis vezes.

Mulher inventora

A notória inteligência de Hedy Lamarr, aliada ao que havia aprendido como esposa de um fabricante de armas foram a base para que a atriz tomasse para si a missão de combater o nazismo. Nesse contexto e somando saberes, a atriz sabia que entre todos os armamentos fabricados, os torpedos apresentavam o maior volume de problemas, justamente, por sofrerem as interferências dos sinais dos navios inimigos.

Dessa forma, outra criação se somava às invenções criadas por mulheres.

Wikipédia

Assim, após meses de árduo trabalho, Lamarr e o compositor George Antheil apresentaram em outubro de 1940 – início da 2ªGuerra Mundial – um sistema que alternava as frequências de rádio para serem implementados nos torpedos e, dessa forma, despistar as tropas inimigas: o FHHS (Frequency Hopping Spread Spectrum, ou o espectro de difusão de frequência variável).

A seguir, confira a patente registrada do invento criado por ela.

Canal Tech

Ainda assim, apesar da descoberta a Marinha norte-americana só adotou a tecnologia em 1962, durante a crise dos Mísseis. No entanto, sequer reconheceram que a invenção havia sido criada por uma mulher, o que só aconteceria em 1997.

Por fim, em pouco tempo a tecnologia deixou de ser apenas de uso militar e se tornou a base do GPS e do Wi-fi, os quais são baseados na transmissão de dados via frequência. Dessa forma, Lamarr confirmou todo o potencial das invenções criadas por mulheres.

Invenção criada por uma mulher: inspiração

A ocasião que teria inspirado a dupla de inventores foi um dueto ao piano, no qual os dois trocavam sinais compreendidos apenas por eles no controle do instrumento. Nesse sentido, esse fato chamou a atenção de Lamarr e a fez pensar que, a estrutura de troca de mensagens poderia ser usada em um nível mais amplo.

Desse modo, nascia uma ideia que enriqueceria a lista de invenções criadas por mulheres.

Citações de Hedy Lamarr

A seguir, confira algumas frases famosas da atriz e inventora:

“Aconselho a todos a não economizar: gaste seu dinheiro. A maioria das pessoas salva a vida inteira e a deixa para outra pessoa. O dinheiro é para ser desfrutado.”

Se você usar sua imaginação, você pode olhar para qualquer atriz e vê-la nua. Espero fazer você usar sua imaginação.”

“Devo parar de casar com homens que se sentem inferiores a mim. Em algum lugar deve haver um homem que poderia ser meu marido e não se sentir inferior. Preciso de um homem inferior superior.”

“Esperança e curiosidade sobre o futuro pareciam melhores do que garantias. É assim que eu era. O desconhecido sempre foi tão atraente para mim … e ainda é.”

Curiosidades

 – Apesar de os torpedos americanos se mostrarem ineficientes durante a 2ªGuerra Mundial, a Marinha americana não usou a tecnologia da inventora Hedy Lamarr. Isso porque o preconceito com a invenção criada por uma mulher foi maior.

– Em 1997, Hedy recebeu uma menção honrosa do governo dos Estados Unidos. Devico à sua valiosa contribuição.

– Hedy Lamarr não recebeu nenhum retorno financeiro pela invenção.

– Uma minissérie sobre a atriz, protagoniza por Gal Gadot, está sendo produzida pela Apple.

– Hedy Lamarr participou de 34 filmes, entre produções norte-americanas, alemãs, austríacas e tchecas.

Florence Parpat

Pinterest

É coerente dizer que, se o dia estiver com temperatura agradável, algo em torno dos 25ºC, carnes duram apenas algumas horas sem refrigeração, as frutas, no máximo alguns dias. Desse modo, a geladeira é um eletrodoméstico essencial, que faz parte da cozinha de muitas pessoas ao redor do mundo.

Cabe destacar que a geladeira elétrica, tão comum no cotidiano moderno, foi criada em 1914 pela brilhante mulher inventora Florence Parpat. Já nesse período a invenção substituiu satisfatoriamente o sistema de refrigeração que usava caixas de gelo até então, se popularizando rapidamente em todo o mundo. Nesse sentido, Florence ampliou as invenções criadas por mulheres

A vida de uma mulher inventora

Há poucas informações sobre a vida da nova-iorquina Florence Parpat, que foi uma mulher discreta, apesar das grandes descobertas. Vale ressaltar que a  inventora registrou a sua 1ª patente em 14 de outubro de 1904: tratava-se de um varredor de rua que melhorava a limpeza urbana, tendo amplo uso em todos os Estados Unidos.

Etsystatic

Por sua vez, já casada com Hiram Layman, em 1914, Florence patenteou a geladeira elétrica, amplianado a lista de invenções criadas por mulheres.

A geladeira

Em 1856, o engenheiro inglês James Harrison foi contratado por uma fábrica australiana de cervejas para desenvolver um sistema se refrigeração para os produtos. Buscando atender à solicitação, o aparelho desenvolvido por ele usava compressão de vapor para refrigeração.

Do wi-fi à geladeira - conheça invenções criadas por mulheres
TechMundo

Cabe destacar que um sistema parecido já era usado pela indústria de carnes dos Estados Unidos, em 1854. Dessa forma, aparelho foi aperfeiçoado e, em 1866, um sistema de refrigeração de frutas e legumes foi implementado.

Atualmente, existem diferentes modelos de geladeiras. Mesmo, assim, apesar dos modelos variarem elas possuem  a seguinte estrutura básica:

1 – Fluido refrigerante: o freon é o fluido usado em larga escala, já que possui baixa pressão de vaporização e alta pressão de condensação, facilitando as trocas de calor e, consequentemente, a refrigeração.

2 – Compressor: responsável por movimentar o fluido, o retirando da tubulação que o antecede (reduzindo a pressão) e o injetando na tubulação que o sucede (aumentando a pressão).

3 – Condensador:  nada mais é do que uma serpentina externa, que libera o calor captado dentro do refrigerador para o ambiente externo.

4 – Tubo capilar: diminui a pressão do vapor do fluido, preservando assim todo o sistema.

5 – Evaporador: formado por um tubo em forma de serpentina unido ao congelador, o evaporador possibilita que o fluido assuma o estado gasoso (ao absorver energia do congelador) e, ao sair do evaporador, chegue ao compressor e reinicie o ciclo.

6 – Congelador: fica na parte superior do refrigerador para facilitar a baixa temperatura e a circulação do ar frio.

Curiosidades

– A geladeira é um dos 50 objetos mais importantes da economia moderna. A invenção criada por uma mulher impactou significativamente a economia de produtos perecíveis.

– Florence era não só uma mulher inventora brilhante, mas também uma vendedora e administradora sagaz, que popularizou seus inventos.

– Antes dos sistemas de refrigeração, era comum utilizar neve e gelo, molas, cavernas, adegas e córregos com o objetivo de resfriar os alimentos.

Fontes: Oxford Languages, BBC, Canal Tech, Showmetech, Hedy Lamarr,R7, Ambiente Legal, Wikipédia, Site de Curiosidades, Portal São Francisco, Só Física.

Imagens: The Guardian, Tudo sobre seu filme, Wikipédia, JWA,World Sweeper, Pinterest, Etsystatic, TechMundo, DocPlayer.

Que tal conhecer mais mulheres revolucionárias? Leia mais em: Mulheres inspiradoras – 20 figuras femininas para se identificar

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.