Irritação na virilha – Principais causas da irritação da região e tratamentos

A irritação na virilha pode ser um incômodo muito comum, provocado por diversas causas, mas que felizmente pode ser tratado e prevenido.

Sem tem uma região do corpo, propensa a irritação, coceira, vermelhidão e bolhas essa região é a virilha. Tanto homens quanto mulheres estão propensos a sofrer com a irritação na virilha por diversos motivos. Até porque se trata de uma área que fica muito coberta e abafada, o que aumenta o risco de infecções e alergias.

Sendo assim, a irritação na virilha pode ser causada por vários motivos, como o crescimento dos pelos pubianos, alergias ao material da roupa íntima, e até problemas de pele como foliculite ou micose da virilha. No entanto, apesar de incômodo, essas irritações podem ser facilmente tratadas, com pomadas, remédios e até truques caseiros.

Portanto, hoje iremos entender melhor as principais causas da irritação na virilha e o que fazer nesses casos. Vamos lá.

Principais causas da irritação na virilha

Tratamentos a Laser

Como dito anteriormente, vários fatores podem influenciar no aparecimento de irritações na região da virilha. Se trata de uma região sensível, que fica longos períodos abafada, além de acumular umidade. Portanto, favorecendo o aparecimento de alergias, micoses e outros problemas de pele. Desse modo, vejamos a seguir as causas mais comuns da irritação na virilha:

Alergia à roupa íntima

Dom Total

A alergia, ou dermatite de contato, como também é chamada é uma das causas mais comuns da irritação na virilha, tanto de homens quanto de mulheres.

Isso acontece porque várias peças de roupa íntima são feitas com materiais sintéticos, o que pode atrapalhar a respiração da pele, causando coceira e irritação na região, além de vermelhidão, descamação e até eczema. Em casos mais graves da dermatite de contato, pode causar até mesmo urticária de contato, uma lesão de pele caracterizada pela formação de pápulas sobre a pele. Geralmente é causada pelo contato com alguma substância presente na roupa íntima a qual o paciente é alérgico.

A partir disso, a recomendação é suspender o uso da roupa íntima que está causando a alergia, e também usar uma pomada antialérgica e optar por roupa íntima de algodão. Por fim, se depois de três dias a irritação não apresentar melhora, é recomendado procurar um dermatologista para identificar a real causa da alergia e receitar o melhor tratamento de acordo com a causa.

Crescimento de pelos

VIX

Dependendo do tipo de depilação, é muito comum causar uma irritação na pele da virilha. Isso porque após a depilação com lâmina ou cera, a pele fica mais sensível e portanto, mais propensa a coceira e irritação na região. Contudo, o pior acontece alguns dias depois quando os pelos começam a crescer e podem ficar encravados, causando muita coceira e incômodo.

Então, para evitar que isso aconteça uma dica muito interessante é usar creme hidratante na região. Desse modo, além de hidratar e acalmar a pele, o creme irá aliviar a irritação causada pela coceira e também diminuir a vontade de coçar a região, o que poderia piorar ainda mais a situação. A depilação a laser também é uma opção para acabar com o problema de uma vez por todas.

Foliculite na virilha

VIX

A foliculite na virilha é caracterizada principalmente pelo aparecimento de bolinhas vermelhas na pele da região, que além de coçar bastante, também podem causar lesões e até manchas escuras na pele. Se trata de uma inflamação que afeta os folículos pilosos de qualquer região do corpo, incluindo a virilha.

Essa inflamação pode ser causada por vários fatores, como o aumento da queratização na pele, que aumenta o risco de obstrução dos folículos e dificulta a saída dos pelos. Além disso, o método de depilação também podem influenciar no risco de foliculite, bem como o calor, suor e abafamento da região.

Quanto ao tratamento, irá depender da causa da inflamação, o tipo e a gravidade das lesões. Mas de modo geral, a recomendação é fazer uma higiene local com água morna e sabonete antisséptico, o uso de remédios e pomadas com corticoides. Além é claro da depilação a laser, que destrói o folículo piloso, portanto evitando que a inflamação volte.

Além disso, é recomendado evitar o uso de roupas muito apertadas e optar por roupas íntimas de algodão. Bem como manter a região sempre seca, após o banho secar muito bem, e sempre se depilar na direção do crescimento dos pelos, tudo isso para prevenir a irritação na virilha.

Micose na virilha

Tratamentos a Laser

A micose, como se sabe é uma infeção de pele causada por fungos. Sendo assim, é muito comum na região da virilha, justamente por ser uma área abafada que acumula calor e umidade. Inclusive a micose na virilha é uma das principais responsáveis pela coceira e irritação na virilha de homens, apesar de também poder aparecer em mulheres. Isso porque homens costumam a produzir mais suor e também possuem mais pelos que as mulheres, sendo mais propensos a esse tipo de infecção.

Além disso, a micose na virilha também é mais comum em praticantes de esportes, obesos e pessoas com diabetes, já que são situações que aumentam o risco de proliferação de bactérias nas dobras da pele. Os sintomas comuns são vermelhidão na região, coceira, descamação e até pequenas bolhas ou caroços na pele.

Nesse caso, a primeira recomendação é procurar um dermatologista para obter um diagnóstico mais preciso e o melhor tratamento. Esse que pode ser o uso de pomada antifúngica, como Cetoconazol, Clotrimazol, Miconazol entre outras e remédios antifúngicos em comprimidos, em casos mais graves.

Contudo, hábitos simples são recomendados para agilizar a recuperação e impedir que a micose volte. Tais como evitar o uso de roupas muito justas, evitar calor e umidade na região, secar bem a região após o banho e não ficar com a roupa íntima molhada por muito tempo. Além disso, trocar a roupa íntima diariamente, fazer compressas com chá de camomila, lavar a região com chá de alho e usar talcos antifúngicos para ajudar a secar as lesões e diminuir a fricção da pele.

Irritação na virilha por piolhos pubianos

Tua Saúde

Os piolhos pubianos ou chatos, conhecidos também como pediculose pubiana é outra causa da irritação na virilha. No entanto, esse problema está relacionado principalmente com a falta uma má higiene íntima ou compartilhamento de toalhas e roupas íntimas, podendo acontecer tanto com homens quanto mulheres. Os sintomas por sua vez, são vermelhidão, coceira e irritação na virilha.

Então, para acabar com o problema da coceira na região, o ideal é procurar um dermatologista, para que ele indique o melhor remédio para piolhos, como ivermectina, por exemplo. Outras opções para aliviar o problema e eliminar os piolhos, é fazer uma depilação na região íntima, e com uma pinça remover todos os piolhos restantes. Além disso, lavar os lenções, toalhas e roupas íntima com água quente, com temperatura acima de 60ºC.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Virilha escura – O que causa o escurecimento? Dá para clarear a região?

Fontes: Minha Vida DermaClub Tua Saúde Tua Saúde 

Imagens: Parana Shop Tratamentos a Laser Dom Total VIX Tratamentos a Laser Tua Saúde

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.