Janela fértil, como funciona? Melhores dias para engravidar

A janela fértil é o período do mês em que a mulher está mais propensa a engravidar. Saiba um pouco mais sobre como ela funciona!

Janela fértil, como funciona? Melhores dias para engravidar

Você sabia que existe um período onde a mulher está mais propensa a engravidar? Então, esses dias existem e são denominados como Janela fértil. A análise do período fértil é usada a muito tempo e ajuda muitas mulheres a alcançarem a desejada gravidez. No entanto, saber quais dias acontece sua janela fértil também pode servir para a prevenção de uma gravidez indesejada.

Em síntese, a janela fértil é o período de 6 dias em que a mulher tem mais chances de engravidar. Essa janela é determinada pelos 5 dias de sobrevivência do espermatozoide e as 24 horas em que o óvulo é liberado. Entretanto, caso tenha ficado um pouco perdida sobre tudo isso que falamos acima, não precisa se preocupar! Temos um matéria que pode te esclarecer tudo sobre a ovulação: O que é ovulação? Como ocorre, monitoração e período fértil. 

Então, entendendo um pouco mais sobre seus dias de ovulação, é possível identificar qual período da sua janela fértil. Por isso, a Área de Mulher separou algumas dúvidas frequentes sobre o assunto, continue lendo e confira!

Quando acontece a Janela Fértil?

Projeto Girassol

A janela fértil acontece durante e após o período da ovulação. Para que ela exerça a função de melhorar as chances de uma gravidez, é preciso que haja relações sexuais nesse período e que o espermatozoide ache o lugar ideal na vagina, onde ele fica por até 5 dias, até ocorrer a liberação do óvulo, que pode ser fecundado por até 24 horas.

Quanto tempo dura?

A janela fértil tem um período de duração diferente em cada mulher, pois diversos fatores como, por exemplo, as condições de saúde e a qualidade do corrimento vaginal, interferem na sua duração.

No entanto, os médicos especialistas afirmam que o tempo de duração normal de um período fértil é de seis dias.

Sinais que indicam que você está na Janela Fértil

via GIPHY

É possível identificar seu período fértil através dos dias da sua menstruação, entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Além disso, você pode também pode saber através de alguns sintomas, sendo eles:

  • Corrimento vaginal transparente;
  • Aparecimento de espinhas;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Dor abdominal;
  • Aumento da líbido e apetite;
  • Instabilidade emocional.

Então, o que achou dessa matéria? Aliás, confira: Período Fértil – O que é, o que significa, quando acontece e sintomas e também: Vitaminas para engravidar – Principais suplementos para fertilidade.

Fontes: Natural Cycles, Clinica Nascer, Projeto Girassol, Tua saúde. 
Fontes das imagens: Net Doctor, Projeto Girassol.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.