Jaqueta jeans oversized – Origem da peça, tendência + look inspirações

A jaqueta jeans oversized é peça coringa e atemporal que não pode faltar no guarda-roupa, já que combina com todos os estilos e peças.

O jeans é um tecido atemporal, seja na calça ou na jaqueta, desde a sua popularização nunca mais saiu de moda. O que muda com o tempo são as tendências, mas a essência é sempre a mesma. Falando em tendência, uma que está muito em alta na última década é o oversized. Para quem não sabe, esse termo é usado para referir-se a algo grande e largo. Assim, a jaqueta jeans oversized se tornou uma febre. Porque além de muito estilosa, a peça combina com vários estilos.

A jaqueta jeans oversized é uma peça coringa e que não pode faltar no guarda-roupa de nenhuma fashionista. Com o seu caimento folgado, pode ser usada na composição de vários looks, desde os mais tradicionais até os mais moderninhos. Além é claro, do conforto e praticidade que a peça proporciona e a possibilidade de personalizar a peça para deixá-la com a sua cara.

Sendo assim, hoje iremos conhecer um pouco mais sobre a história da jaqueta jeans, conhecer um pouco da tendência oversized e claro, dicas de como usar a jaqueta jeans oversized no seus looks.

Jaqueta jeans

A jaqueta jeans nunca sai de moda. Ela continua sendo usada no dia a dia, em todas as estações e em uma infinidade de combinações de peças e estilos diversos. Muito versátil e democrática, a jaqueta é uma peça que está sempre em voga. Contudo, de tempos em tempos elas voltam repaginadas ditando novas tendências.

Foi assim quando o oversized começou a ganhar cada vez mais espaço no mundo da moda. Então, como a jaqueta jeans oversized está bombando, não poderíamos deixar de falar sobre ela. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da jaqueta jeans e como começou essa tendência de usar roupas cada vez mais largas.

Origem da jaqueta jeans

Só Queria Ter Um

A história da jaqueta jeans é muito semelhante a da calça jeans, que inclusive já contamos em outra matéria aqui. O primeiro modelo de jaqueta foi criado para ser usado por trabalhadores em funções desgastantes, como ferroviários, mineradores entre outros. Sua origem remota do final do século  XIX e começo do século XX nos Estados Unidos.

Contudo, poucas décadas depois, a tradicional jaqueta jeans usada por esses trabalhadores começou a sair do status de vestimenta de trabalho, para imortalizar a imagem dos cowboys. Dai em diante, ela foi se popularizando cada vez mais entre outras tribos.

Desse modo, na metade do século XX, a imagem da jaqueta jeans foi associada a rebeldia. Nessa fase, ela se tornou um símbolo da cultura popular, sendo usada por artistas, rockstars, punks, motociclistas, skatistas, artistas de hip-hop e muitos outros.

E desde então ela nunca mais saiu do gosto popular, apenas sendo repaginada de tempos em tempos, como é o caso da jaqueta jeans oversized.

Tendência oversized

Guia Jeans Wear

Sucesso nas décadas de 1980 e 1990, as roupas largas voltaram com tudo nos últimos anos. A tendência oversized, é vista constantemente nas combinações de looks das principais it-girls do momento, nas vitrines de lojas, nas passarelas e editoriais de moda.

Desse modo, na última década, essa tendência se tornou uma das principais marcas da moda contemporânea, fazendo muito sucesso no street style, por exemplo. Contudo, apesar de essa tendência ter ser firmado a pouco tempo, ela surgiu há um século atrás e tem um grande fundamento histórico por trás.

Para entender melhor a origem do oversized dentro da moda feminina, precisamos voltar no tempo para a década de 1920. Sim, a época em que começa o empoderamento das mulheres americanas, quando elas finalmente conseguiram o direito de votar e a possibilidade de trabalhar fora da casa. E isso impactou a moda feminina daquele tempo.

Um dos principais nomes dessa transição, foi a estilista Coco Chanel, que ajudou a difundir a ideia de roupas femininas inspiradas na modelagem dos homens. Foi ela que começou a normalizar o uso de ternos e calças por mulheres, transformando o que era tradicionalmente masculino, em algo chic e feminino.

A partir desse novo conceito de moda feminina, muitas mulheres influentes da época, como Diane Keaton assumiram a missão de ressignificar a moda feminina, e isso foi feito através dos looks oversized.

E assim como Coco Chanel fez na década de 20, outros estilistas modernos como Dema Gvasalia, Raf Simons e Alessando Michele ajudaram a popularizar essa tendência nos dias atuais. Hoje, a tendência oversized está mais atual do que nunca, ainda mais com a popularização da moda sem gênero.

Jaqueta jeans oversized

A Capivara Deu Cria

Entre camisas e calças largas, moletons folgados, tênis enormes, a jaqueta jeans oversized é uma das peças mais queridas dessa tendência. E se olharmos bem, é como se a jaqueta tivesse sido criada justamente para ser usada em tamanho oversized.

Estamos falando de uma peça chave em qualquer guarda-roupa, ela não sai de moda, pode ser usada em qualquer estação e combina com uma infinidade de peça. Além de ser muito confortável, é uma peça versátil. Lisas, tradicionais, modernas, vintage, bordadas, grafitadas e até destroyed, tem uma jaqueta jeans oversized que combina com qualquer estilo.

Se não acredita, confira a seguir algumas dicas de como usar a jaqueta jeans oversized e arrasar em diversos looks.

Como usar a jaqueta jeans oversized

Belatriz

Como dito anteriormente, a jaqueta jeans oversized é super democrática e combina com qualquer estilo. Contudo, na hora de combiná-la algumas dicas podem te ajudar nisso.

A começar pela proporção, tem gente que prefere equilibrar as peças. Ou seja, optando por peças mais secas e justas ao corpo, deixando todo o volume para a jaqueta jeans. Assim, o ideal é combinar a jaqueta com calças skinny, legging, shorts, saias e vestidos mais apertados.

Bem Resolvida

No caso de quem não tem medo de ousar, se jogar nas proporções do look é o que funciona bem. Porque não abusar do volume, e combinar uma jaqueta oversized com outras peças largas? Como por exemplo, moletons oversized, pantacourts, calças pantalonas, mom jeans ou boyfriend, vestidos e saias soltas. Lembrando que nesse caso, ao cominar peças largas, a tendência é a silhueta aumentar.

Inspirações de look

E para finalizar, uma seleção de looks com jaqueta jeans oversized para te inspirar na hora de escolher o seu look.

     

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também a origem do tie dye e como fazer em casa.

Fontes: Só Queria Ter Um Steal The Look Damyller Dicas de Mulher Para Sempre 30 Meninas e Sapatos Layla Monteiro

Imagem destacada: Luiza Rossi

Imagens: Só Queria Ter Um Guia Jeans Wear A Capivara Deu Cria Bem Resolvida Belatriz Pinterest 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.