Jardim de inverno – o que é, para que serve, como fazer e inspirações

O jardim de inverno é uma das melhores maneiras de se aproveitar os espaços vazios em casa, os deixando mais aconchegantes e estilosos

Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa

O jardim de inverno pode ser aquele sonho de consumo para qualquer pessoa que seja apaixonada por decorações, por natureza, ou até mesmo por casas minimalistas. Portanto, vale ressaltar que essa moda de jardim de inverno não é tão conhecida aqui no Brasil.

O jardim de inverno, aliás, é mais comuns no exterior. Os americanos, inclusive, costumam usar esses jardins para conseguir ar puro durante o inverno, sem se preocupar com a temperatura baixíssima do lado de fora. Portanto, eles são mais usados em lugares onde os invernos são rigorosos e as pessoas permanecem mais tempo dentro de casa.

Contudo, não é porque nosso inverno não é marcante que essa moda não irá se tornar usual também. Até porque os jardins de inverno serve só para conservar o verde na época do gelo e do frio, mas também para decorar sua casa.

Aliás, se você interessou nos jardins de inverno,venha com a gente.

Tudo sobre jardim de inverno

O que é um jardim de inverno?

Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa

Em primeiro lugar sabe aquele lugar na sua casa que nunca tem nada nele, e sempre se torna um lugar para deixar objetos que não se utiliza todo dia? Pois, é exatamente esse lugar que após uma transformação vira um jardim de inverno. Pareceu até conto de fadas, não é mesmo?

Basicamente, o jardim de inverno são aqueles lugares que antes de uma reforma, era apenas mais um lugar sem nada na sua casa. Portanto, como o próprio nome já diz, ele é um jardim instalado em um cômodo anexo à casa ou dentro dela. O intuito dos jardins é que eles sejam visto com mais facilidade pelos moradores da residência.

No entanto, os jardins são aqueles ambientes que são projetados não só para embelezar a casa. Como também servem para ajudar a trazer mais umidade, frescor, aromas agradáveis e ajudar então a renovar o ar da sua casa. E claro, são também alternativas perfeitas e flexíveis para ocupar aquele espaço sem graça da sua casa.

Vale ressaltar, que eles não possuem paredes instalados como os demais cômodos da casa. O comum é que sua demarcação ocorra com cortinas de vidros ou grades. Porém é importante deixa-lo “aberto” para que seja visto a todo tempo tanto para quem mora na casa, como para quem visita a casa. Portanto, ele pode ser montado tanto dentro da casa como também de fora dela.

Sua maior vantagem além de ser desfrutar de seu conforto, é também o fato de nos jardins de inverno são comuns a entrada da luz do sol. A qual proporciona uma iluminação natural aos ambientes da casa.

Para que serve esses jardins?

Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa

A priori serve para decorar e trazer vida para a sua casa. Tanto é que se utiliza mais o verde para trazer um ar livre para o ambiente, o qual irá harmonizar a decoração com a luz do sol que penetra nele. No entanto, ele também serve como forma de otimizar o espaço da casa.

Portanto, como já dissemos, ele é mais comum nos Estados Unidos. Pois, lá a temperatura é mais baixa que a do Brasil, eles costumam utilizar o jardim de inverno para frequentar um ar limpo, um ar de natureza no período de inverno. Pois o frio nesses lugares costuma impedir as pessoas de frequentarem a área externa.

Agora se você está achando que por morar em um apartamento não consegue criar um jardim de inverno, está enganada. Pois, mesmo o espaço sendo limitado, ele pode ser transformado de um espaço sem vida para uma extensão da sua casa. O jardim de inverno pode ser feito de formas variadas, bastar ativar a sua criatividade.

No entanto, ele pode ser usado como uma sala de jantar, ou até mesmo como uma sala de visitas. Basicamente, o seu conceito ideal serve para uma forma de recreação e lazer. Pois, será um espaço da sua casa que você conseguirá descansar e refletir de forma calma.

Sobretudo, no jardim de inverno se tem o costume de praticar mais jardinagem. Ou seja, cultivar flores e plantas próprias para um ambiente que recebe menos ventilação. O objetivo é integrar o verde e o natural com a decoração de seus cômodos.

Como fazer um jardim de inverno?

Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa

Primeiramente, se você não entende nada de paisagismo, jardinagem e muito menos de construção, não vá “meter o bico” onde não conhece. Portanto, o ideal é você contratar um profissional qualificado e experiente que saiba bem o que está fazendo e o que é melhor para o seu espaço.

Um jardim de inverno ele se encaixa em um estilo mais clean. Ou seja, é decorado com leveza, objetos minimalistas, luzes discretas, cores suaves, acabamento temático são os principais quesitos que dão mais personalidade ao seu espaço. Vale ressaltar que deve ter cuidado com os modismos, pois eles não são tão legais assim para a decoração.

Basicamente, um jardim de inverno deve ser um espaço que comprometa um conforto e um espaço de relaxamento. Por isso a sua decoração deve ser criada para obter esses resultados. Sendo assim, sem coisas extravagantes, cores fortes e excessos de objetos.

Assim sendo, antes de montar o seu jardim de inverno você deve ter a consciência de que ele necessitará de cuidados e reparos. Ou seja, as plantas e as flores vão ter que ser regadas, adubadas e podadas com frequência. E por fim, se o seu jardim ficar em um ambiente aberto, vale se atentar a segurança e instalar grades ou pérgolas.

Condições especiais

Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa

Basicamente, as condições especiais variam de acordo com o tamanho do seu espaço para construir o jardim de inverno. Portanto, se o espaço for menor ele pode ser construído sem muito trabalho, agora se o seu projeto for maior, pode exigir até mesmo autorização para obras. Assim como também exigirá um planejamento e custos maiores.

A princípio, vale ressaltar também que poderá haver imprevistos, portanto o melhor é você já se programar, caso eles aconteçam. Quanto aos previstos, que são os serviços básicos como, água, energia elétrica e se for em apartamentos, a autorização do condomínio deve ser pensado com antecedência. Até porque o seu jardim será uma construção permanente, por isso deve ter cuidado antes de realizar.

Portanto, nunca poupe durante o seu planejamento. É sempre melhor garantir a durabilidade do projeto desde o início, pois isso pode proporcionar uma economia a longo prazo para você.

Despesa

Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa

“Isso é coisa de gente rica”. Na verdade não. Tudo isso é questão do ponto de vista. Pois os componentes do seu jardim de inverno você pode encontrar em diversos lugares e de diversos preços, basta ter paciência e saber procurar nos melhores lugares da sua cidade.

Portanto, os projetos variam bastante. Até porque também deve se levar em conta o tamanho do espaço, em varandas pequenas os custos podem ser menores, do que em varandas grandes. Pois, elas podem demandar menos trabalho e também materiais mais em conta.

Enquanto em projetos grandes podem demandar mais planejamentos, escavações e também estruturas permanentes. Vale ressaltar também a importância de certificar a fiação, encanamento. Além dos trabalhos de manutenção de um jardim, os quais também podem precisar de uma renda extra.

Diante disso, a dica do Área de Mulher é você não tentar ir por atalhos. Pois os caminhos mais fáceis podem se tornarem os mais difíceis a médio ou a longo prazo.

Para você entender ainda mais sobre como são os jardins de inverno, separamos alguns exemplos para você.

Exemplos de jardim de inverno

Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa

Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa Conheça agora tudo sobre jardim de inverno, para você usar na sua casa

Jardins de inverno por Planet G
ZAAV-Casa-Interiores-1342: Jardins de inverno por ZAAV Arquitetura
Detalhe Varanda Gourmert: Terraços por Haruf Arquitetura + Design
Casa | LM |: Jardins de inverno por Marcos Bertoldi
Casa Damha: Banheiros por Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris
Casa Villa Lobos: Corredores e halls de entrada por Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris
Loja Nexo - Vista da Espera: Espaços comerciais por Mímesis Arquitetura e Interiores
SALA DE ESTAR E JANTAR: Salas de jantar por TRÍADE ARQUITETURA
RECEPÇÃO COM JARDIM DE INVERNO: Edifícios comerciais por Studio Karla Oliveira
JARDIM INVERNO: Jardins de inverno por TRÍADE ARQUITETURA
Mostra de Ambientes de Sete Lagoas - Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer: Jardins por Lider Interiores
Mostra Alpha Decor 2016: Banheiros por RMS arquitetura e interiores
E agora está pronta para montar o seu jardim de inverno na sua casa?

Não vá embora, ainda temos muitas outras novidades para você: Decoração com fotos, 65 inspirações para você espalhar fotos pela casa

Fontes: Blog Santa Cruz acabamentos, Homify

Imagens: Homify, Viva decora

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.