Konjac, o que é? Quais seus benefícios e como consumir

O konjac é um tipo raro de macarrão produzido a partir de uma planta. Sua origem oriental ganhou o mundo e hoje faz parte de várias tipos de dietas.

Quem está no mundo dos alimentos com baixa calorias conhece bem o que é o Konjac. O macarrão se destaca por sua coloração branca, quase alva. Sua fama ganhou o mundo da estética e das dietas através do termo “zero carb”, ou seja, “zero carboidrato”. O mais interessante é que este tipo de massa antes era encontrado em farmácias, mas hoje tomou conta das prateleiras dos supermercados.

Nem sempre as massas podem ser inclusas no prato quando se está com certas restrições, mas neste caso é possível sim incrementá-la na rotina alimentar. Basta suavizar o modo de preparo e saber variar bem as refeições semanais para não haver perda de nutrientes.

O que é konjac?

Purepeople

A princípio este macarrão é originado do Japão, mas também é bastante usado na região da Indonésia. O engraçado mesmo em relação a este alimento oriental é que na verdade ele é um tipo de planta que recebe o nome científico de Amorphophallus. A parte usada para produzi-lo é a raiz e isso é sinônimos de muita saúde em uma só refeição.

O seu nome popular foi trazido a partir de uma substância fibrosa denominada glucomanan. Quando tiver uma oportunidade de cozinhar e experimentar essa plantinha pare um momento para reparar no quanto ela é branquinha. Seus aspecto quase transparente é fruto de sua alta absorção de água.

Guarde sobretudo essa última informação, porque é desta característica que os adeptos a dietas adoram o macarrão zero card. Por ser quase que completamente aquosa a digestão deste alimento é diferenciada, porque ao chegar dentro do aparelho digestivo ela se dissolve e vira no máximo uma gelatina.

Aí está porém o seu ponto forte. Esse líquido mais espesso é fundamental para produzir a sensação de saciedade. Isto é, além de ser mal contabilizada como caloria ela também diminui a frequência da fome. Não há refeição para melhor para os “dieteiros” de plantão.

Como o konjac é feito?

Viver Bem

Agora que sabemos de onde vem e do que se trata do Konjac precisamos entender como ele recebe essa forma de macarrão. O primeiro passo do procedimento é realizar um desidratação para que se transforme literalmente em pó. A princípio quando a raiz perde completamente a sua água interior ela fica mais fácil de ser manipular para outros fins.

Posteriormente, este pózinho é acrescido novamente de água, mas a reação não a de diluir. O objetivo do líquido é fazer com a junção resulte afinal na massa. Logo depois dessa etapa tudo fica mais tranquilo, porque é simplesmente seguir o passo a passo comum de fazer os filamentos de macarrão.

É possível colocar outros ingredientes para alcançar o modo ideal de cada prato. Trigo e soja estão no topo das misturinhas básicas para preparação de novas massas. Mas, quando for adicionar novos ingredientes saiba que os valores calóricos com certeza irão aumentar.

Benefícios do Konjac

Receitas de Resistência à Insulina

Como mencionado anteriormente, o konjac é fundamental para misturar associar as rotinas de dietas. Ele absorve quase que toda a água e gera a priori a sensação de saciedade. Sua composição é rica nas chamadas fibras solúveis, por isso tem o diferencial do trabalho com o líquido.

Tirando essa propriedade que já temos conhecimento até aqui, o macarrão branco é rico em aminoácidos. São essa pequenas partículas que contribuem com a formação proteínas e pode até mesmo afetar positivamente o nosso humor. Portanto não se prive do seu uso somente para dietas, pois sua ação é fundamental para a saúde de qualquer pessoa.

Onde encontrar?

Food Additives

Por incrível que pareça o konjac é um tipo de alimento recorrentes em farmácias, mas hoje já pode ser encontrado nas prateleiras dos supermercados e das lojinhas naturais. Outra maneira de encontrar sua substância é no formato de capsulas. Sua ingestão diária auxilia e muito na diminuição de alimentos e consequentemente emagrece.

O macarrão como vemos nas imagens é mais um dos vários modelos de konjac. Dessa forma fica muito mais fácil de criar receitas, dar novos gostinhos e servir de maneira diferenciada durantes o dia. É possível até colocar variados tipo de verduras e legumes para dar outra cara a receita.

No geral, a dieta a partir desse macarrão branco e simpática é muito fácil de ser aderida. Mas, nos casos dietas, não se esqueça de consultar uma nutricionista para conversar um pouco mais sobre suas propriedades. Enfim, tudo na vida precisa de conhecimento e equilíbrio e somente um profissional poderá proporcionar essa experiência.

Contraindicações

Endeavour

Por se tratar de fibras temos uma outra peculiaridade do alimento que deve ser leva em consideração. O intestino é o maior beneficiado da história, mas na medida errada pode ser bastante prejudicado. Seu consumo em excesso pode gerar crises de diarreia e ocasionar desidratação. Com isso pode acarretar também dores abdominais intensas.

Aos diabéticos também levantamos o sinal de alerta, porque é bem provável que haverá o aumento de açúcar no sangue. Por fim, não deixe de seguir uma dieta normal, no fim das contas cada alimento possui sua propriedade de falar e atua em algum lugar do organismo. Saiba usar com consciência os benefícios que a natureza nos dá.

No mais, leia sobre dicas de saúde em Suco para emagrecer – Benefícios e receitas caseiras para a dieta

Fontes: Viva Bem, Cuidaí, Encontro, NC Nutre, eCycle

Fontes de imagens: Jane Dummer, Purepeople, Viver Bem, Receitas de Resistência à Insulina, Food Additives, Endeavour

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.