Lábios ressecados – Por que acontece e como mantê-los hidratados

É horrível quando estamos com os lábios ressecados. A boca seca causa desconfortos que podem ser evitados no dia a dia.

São poucas as pessoas que se lembram de cuidar da saúde dos lábios. Os lábios ressecados podem ser uma das sensações mais desconfortáveis quando nos deparamos com a boca seca e desidratada. Esse fenômeno não acontece do nada. Vários fatores influenciam a perda de nutrientes da região labial e elas podem ser tanto exteriores quantos interiores.

No entanto, os motivos que mais influenciam no ressecamento dos lábios é de fato o exterior. Sol, chuva, frio, vento, baixa umidade são os maiores vilões que ocasionam a perda de líquidos do local. Portanto o cuidado para manter saudável e com aspecto macios e avermelhado é sustentar hábitos diários de proteção e prevenção contra esse males.

Motivos para que os lábios ressequem

Blastingnews

A princípio, precisamos pensar que os lábios possuem tecidos bem fininhos e mais sensíveis do que o restante do corpo. Tendo em vista essa observação, podemos tirar de base o quanto é fácil que haja algum tipo de problema na região. O ressecamento é sobretudo um dos principais incômodos que afetam a boca, portanto todo o cuidado é pouco.

Há outros motivos que podem levar aos lábios ressecados. Às vezes até mesmo algumas reações alérgicas fazem com que surja o problema. Os batons também, quando não feitos com qualidade e tecnologia para atender a saúde dos lábios, podem fazer com haja rachaduras, descamação da pele, secura e sensação de secura.

Até mesmo a pasta de dente pode afetar o tecido, sem sabermos o porquê. Normalmente há produtos químicos envolvidos da fabricação e isso prejudica a pele do lábio e a água necessária para a hidratação é perdida do local. Com o uso diário para manter os dentes limpinhos e a boca com hálito fresco a consequência é o ressecamento dos lábios. Vamos entender um pouco mais sobre os motivos que levam a esse fenômeno e aprender a nos cuidar.

Friagem

Best

A friagem é um dos fenômenos que afeta primeiramente os lábios. A pele, sobretudo da região da boca, não produz a quantidade de sebo necessária para eu protegê-la. Portanto o tecido fica extremamente exposto a friagem e isso provoca rachaduras doloridas que ás vezes podem até mesmo sangrar.

Ou seja, sem as barreiras labiais é impossível manter todas as substâncias que os lábios precisam para não deixar a boca seca. É por isso que existem opções de tratamentos disponíveis para cuidar e evitar esse tipo de constrangimento e manter a saúde labial durante a estação mais fria.

Sol

Dourocabe

Já ouviu falar sobre lábios escuros? Então, esse é um indicativo que a sua boca tem sofrido com a exposição solar. Sempre estamos em uma rotina caótica e cheia de correrias. Consequentemente deixamos de lado os protetores solares e muitas vezes nem lembramos dos produtos exclusivos para a região labial.

O resultado disso é o ressecamento dos lábios. Portanto, quando o verão apontar, não se esquece destes cuidados básicos ou logo logo você vai se deparar com descamações e rachaduras. Assim como o restante do corpo há passo a passos específicos para manter tudo corretamente hidratado e pronto para enfrentar qualquer contra tempo.

Respirar pela boca

Folha Vitória

Primeiramente é bom saber que a ação de respirar pela boa não é nada normal. Isso pode acarretar diversos problemas de deformação do rosto, inclusive o ressecamento dos lábios. Mas, por que acontece? Simples, quando não estamos respirando bem pelo nariz nós mantemos os lábios afastados ocasionando a entrada e saída do ar.

Esse movimento é por fim o maior vilão da história, pois ele promove a desidratação. Os motivos são variados como: obstrução nasal, desvios de septo ou até mesmo sinusite. No geral, ajudar com a hidratação do local é uma boa ideia, mas o melhor mesmo é procurar um médio para ir na raiz do problema e dar um fim no desconforto.

Terapias intensivas

Dr. Rafael Onuki Sato

Este não é um motivo muito comum para todas as pessoas, mas quem passar por tratamentos de quimioterapia ou radioterapia com certeza sofrem com o ressecamento dos lábios. Além de todas as substância fortes que atingem principalmente o tecido labial existe outra possibilidade que prejudica a saúde do local.

Com a imunidade baixa devido os procedimentos químicos, a boca se torna via fácil para entrada de micro-organismos. Esse pequenos bichinhos se multiplicam rapidamente e podem causar doenças mais sérias na boca. Os lábios não ficam de fora deste processo e o ressecamento é um dos primeiros a se manifestar.

Portanto se você estiver passando por esse tempo mais complicado da saúde o importante é redobrar a atenção e os cuidados com os lábios. A partir de um acompanhamento médico é possível que estes métodos de tratamento já sejam inclusos durante o processo.

Batom de longa duração

Pausa para Feminices

Quem diria que até mesmo a maquiagem se tornaria a princípio uma inimiga da hidratação labial. O batom matte costumam produzir esse efeito na mulher que tem sobretudo o hábito de usá-lo diariamente. Isso não quer dizer que você deve nunca mais fazer uso, mas que deve haver um maior cuidado com para não ocasionar a boca seca.

Os elementos usados para prolongar a duração são muito fortes e ao contrário do que espera o cosmético vai deixar a textura mais opaca e nada macia. Se isso ocorrer fique atenta, porque significa que está na hora de pausar o uso.

Ausência de vitamina B

Sorria Bem

Você sabia que o ressecamento dos lábios é um ótimo indicativo para das sinais de que o corpo não vai bem? Pois é, a boca seca é um sintoma importante para dizer que vocês está com falta de nutrientes e dentre essas substâncias a vitamina B se destaca, porque ela é fundamental para resistência natural da pele.

Isto é, com o seu sistema de proteção lá embaixo, o seus lábios com certeza sentiram e muito com qualquer que seja a estação ou outro motivo. Portanto o melhor mesmo é trata de prevenir com uma alimentação saudável e hábitos rotineiros que atendam todas as necessidade de nutrientes do seu organismo.

Pasta de dente com sódio

Química no banheiro

Sabe esses produtos comuns de escovar os dentes? Então, fique de olho neles, porque os que possuem sódio vai piorar o estado dos seus lábios. O produto vai direto na mucosa dos lábios e provoca o ressecamento fazendo com que agrave ainda mais o desconforto na boca.

É preferível portanto que não haja esse elemento para que tudo permanece da mesma forma. O sódio em si é usado principalmente para produzir espuma e nós nos apegamos muito a isso para realmente se sentir limpo. Mas, não é isso que define o fato limpeza. Portanto a hora de quebrar com esses preceitos e hábitos é agora.

Remédio de acne causa boca seca

Karen Bachini

Com certeza vocês já ouvir falar do rocutan. Esse remédio foi feito especialmente para acabar afinal com o aparecimento das espinhas. O problema é que o medicamento age para acabar sobretudo com a oleosidade da pele. No geral, sua atuação faz com o líquido se esvaia e os efeitos colaterais sempre são relacionados a desidratação.

Os lábios ressecados podem ser provenientes do seu uso, já que ocorre a desidratação da pele. É por isso que antes de começar a rotina de uso há uma série de prescrições médica como: beber muitas água, evitar o sol, usar hidratantes labiais específicos, usar protetores solares, enfim, manter sempre em cuidado durante a medicação.

Desidratação para boca seca

Emagrecer com Saúde

A falta de líquido no geral já é um fator decisivo para os lábios ressecados. A boca seca é sinal que a sua ingestão diária de água não está o suficiente e você anda tendo uma desidratação. O corpo todo e principalmente a região labial sente e muito essa ausência de hidratação.

Portanto, a secura dos lábios é uma ótima observação para dizer que você está completamente carente de líquidos. Não basta hidratar por fora com cremes, óleos, batons específicos, a hidratação também deve vir de fora para dentro. Beber água é o segredo para a saúde dos lábios e de toda a pele.

Como tratar os lábios ressecados?

Boa Forma

Bom, agora que sabemos as causas do ressecamento dos lábios, vamos para parte que mais interessa: como tratar? Além, é claro, da alimentação saudável e dos cuidados com a exposição labial as temperaturas extremas e prejudiciais para a pele, temos algumas dicas a mais para usar nos momentos mais críticos.

Bepantol para lábios ressecados

Dicas de Mulher

Quando os lábios estão literalmente pedindo socorro e as feridas já começam a incomodar o segredo de revitalização se “bepantol”. O seu maior benefício é o combate contra os radicais livres e sua potência de regeneração da pele natural da região labial.

Os horários mais indicados para uso é sempre que sentir necessidade e estiver com os lábios ressecados. Tirando isso para manter a saúde do tecido você pode usá-lo a noite, antes de dormir, e sempre antes de aplicar algum batom que possa vir a deixar a sua boca seca.

Esfoliação para lábios ressecados

Guia 55

Quase nunca se ouve falar de “esfoliação labial”. Normalmente o foco está nos pés ou no restante do corpo, mas a boca sempre fica para quando, infelizmente, já está descamando e cheia de feridas. Pois é, os lábios ressecados também podem ser tratados a partir da esfoliação.

A princípio o hábito é importante porque ajuda a retirar as peles soltas e dar espaço para que as novas células nasçam mais fortes e mais vivas. Dessa forma você verá o quanto o tecido do lábio vai agradecer a limpeza e ficar vermelhinho como uma maçã.

Depois da esfoliação, uma boa dica, aliás, são as máscaras hidratantes para os lábios!

Usar batons hidratantes para lábios ressecados

Beaty Você

Por fim e não menos relevante são os batons. Priorize produtos cosméticos para maquiagem que tenham a presença de hidratantes em sua composição. Desconfie sempre dos tipos prolongados, porque normalmente esse acabam com a oleosidade saudável dos lábios. Existem outra maneiras com mais nutrientes para ficar bonita no dia a dia sem prejudicar a sua boca.

Enfim, leia mais sobre batons em Batons vermelhos – 10 tonalidades de vermelhos mais bonitos e marcantes

Fontes: IOS, Viva Bem, Minha Vida, Derma Club, Meu Dentista Indica, Não me Mande Flores, Minha Saúde Hapvida, Tua Saúde, Tua Saúde 2, Derma Club 2

Fontes de imagens: Blastingnews, Best, Dourocabe, Dr. Rafael Onuki Sato, Pausa para Feminices, Sorria Bem, Química no Banheiro, Karen Bachini, Emagrecer com Saúde, Boa Farma, Guia 55, Beaty Você, Dicas de Mulher, Revenir

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.