Lavar o cabelo a noite – Dicas e cuidados para não danificar as madeixas

Lavar o cabelo a noite não é um erro, dormir com o cabelo molhado sim. Confira dicas para evitar danificar os fios com a lavagem noturna.

Todo mundo sabe que dormir com o cabelo molhado é um dos maiores erros que alguém pode cometer com os fios. No entanto, com a correria do dia a dia, trabalho, estudos e outras tarefas, nem sempre sobra tempo para lavar as madeixas durante o dia. Preferencialmente seria melhor lavar pela manhã, mas e quem só pode lavar o cabelo a noite? Nesse caso é preciso tomar alguns cuidados para não danificar os fios.

Lavar o cabelo a noite não é necessariamente um problema, o que não pode é dormir com o cabelo úmido. Isso porque o cabelo molhado fica mais sensível, e devido ao atrito com o travesseiro durante o sono acaba enfraquecendo os fios, deixando-os opacos, quebradiços e com o temido frizz. Mas, felizmente é possível contornar isso com algumas dicas e cuidados especiais.

Então, hoje iremos conhecer  quais são esses cuidados cuidados e entender porque eles são tão importantes para quando for lavar o cabelo a noite.

Pode lavar o cabelo a noite?

Lavar o cabelo a noite - Dicas e cuidados para não danificar as madeixas
All Things Hair

Claro que pode. Como dito anteriormente, o problema não está em lavar as madeixas no período da noite, mas sim deitar com os fios úmidos. Portanto, independentemente do horário que lavar o cabelo, o importante é que ele esteja completamente seco até na hora de dormir.

Mas, quem nunca dormiu com o cabelo molhado que atire a primeira pedra, não é mesmo? Uma vez ou outra isso acontece, seja pelo cansaço ou pelo sono. Contudo, isso não é o ideal e é muito importante para a saúde do seu cabelo que isso não se torne um hábito. Isso porque além da oleosidade e opacidade, dormir com o cabelo úmido aumenta as chances de proliferação de fungos no couro cabeludo, o que não é nada bom para o seu cabelo.

Portanto, se você não tem tempo para fazer uma rotina de cuidados com o cabelo durante o dia, e só resta a noite para isso, siga as dicas e cuidados a seguir e está tudo bem. Fazendo isso, não tem problema algum lavar o cabelo a noite.

Dicas e cuidados para lavar o cabelo a noite

In Comun

Então, se a melhor saída é lavar o cabelo a noite, seja pela falta de tempo ou simplesmente para garantir algumas horas de sono a mais no outro dia, essas dicas vão te ajudar nessa missão. Seguindo essas dicas, não haverá nenhum um prejuízo as suas madeixas devido ao horário da lavagem.

1 – Evite shampoos pesados

O shampoo é parte essencial de lavar o cabelo e faz toda a diferença. Para quem tem o hábito de lavar as madeixas a noite, o ideal é optar por shampoos com fórmulas mais leves e com ação adstringente. Isso porque esses shampoos tendem a agredir menos os fios evitam que eles fiquem com um aspecto pesado e oleoso na manhã seguinte.

2 – Pule a etapa de hidratação e leave-in

Máscaras de hidratação e leave-in tendem a pesar mais nos fios, por isso quando for lavar o cabelo a noite evite usá-los. Não que esses produtos façam mal ao cabelo, pelo contrário, eles são muito importantes para a saúde capilar. Contudo, quando lavar o cabelo a noite é melhor pular essa etapa para evitar que eles deixem os fios mais pesados no dia seguinte.

3 –  Use uma toalha de microfibra

Travel Spring

Após a lavagem noturna, envolva os fios em uma toalha, preferencialmente de microfibra por alguns minutos. Isso porque além de absorver melhor a água do cabelo, esse tipo de tecido gera menos atrito com as fibras capilares e minimiza o frizz dos fios. Desse modo, quando for se deitar os fios não estarão tão encharcados.

4 – Sempre penteie os fios após a lavagem

Dormir com o cabelo molhado é um erro. Dormir com o cabelo úmido e embaraço é um erro duplo, que além de danificar os fios, ainda vai te dar um trabalhão para desembaraçar na manhã seguinte. Portanto, é muito importante que antes de dormir você penteie o seu cabelo, seja com uma escova ou pente, contando que seja o mais indicado para o tipo de cabelo. No dia seguinte você ficará grata por ter feito.

5 – Invista em uma fronha de seda ou cetim

Já falamos aqui sobre os benefícios da fronha de seda para o cabelo. E ela realmente faz uma diferença danada, ainda mais para quem tem o costume de lavar o cabelo a noite. Isso porque tanto a seda quanto o cetim causam menos atrito com o cabelo, e assim diminui o efeito do frizz. Além disso, diminui o risco de quebra e embaraço dos fios. É uma ótima opção para deixar os fios mais alinhados pela manhã.

Lavar o cabelo a noite e secar o cabelo antes de dormir

Folha de Londrina

Isso é imprescindível para quando for lavar o cabelo a noite. Então a dica é: por mais cansada que esteja, o quanto antes você lavar o cabelo melhor. Porque assim terá mais tempo para os fios secarem até a hora de dormir. Mas se de todo jeito tá em cima da hora de dormir, a melhor solução é recorrer ao secador, mas nesse caso deve-se tomar alguns cuidados.

Primeiramente, retire o excesso de água dos fios com uma toalha de microfibra, e se possível deixe os fios secarem naturalmente por algum tempo. Desse modo, você só precisará usar o secador na raiz e em algumas áreas específicas.

É muito importante aplicar uma camada fina de protetor térmico em toda a extensão das madeixas ainda úmidas para blindá-las do calor do secador. E então ajuste a temperatura do secador, evitando muito calor. Opte pelo jato frio ou morno para secar o cabelo e evitar de queimar os fios e couro cabeludo.

Por fim, direcione o jato de ar de cima para baixo e mantenha uma distância segura dos fios, aproximadamente 20 centímetros, movimentando por todo o cabelo até que esteja completamente seco.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como lavar o cabelo sem shampoo? Técnicas e benefícios.

Fontes: Beleza Extraordinária Boa Forma Fique Diva All Things Hair

Imagens: Lifestyele ao Minuto All Things Hair In Comun Folha de Londrina Travel Spring 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.