Leite de amêndoas – O que é, benefícios e receita para fazer em casa

O leite de amêndoas é uma bebida alternativa vegetal, sem lactose e que é extremamente benéfica à saúde. E ainda pode ser produzida em casa.

Além de ser delicioso e um ótimo ingrediente para diversas receitas, o leite de amêndoas tem como principal benefício a ausência de lactose. Mesmo para aqueles que não possuem intolerância, de acordo com os médicos, a lactose não traz nenhuma vantagem para o organismo humano.

Infelizmente aqui no Brasil, o leite de amêndoas é vendido por um preço bem acima do leite de vaca. Por isso, muitas pessoas acabam nem considerando-o como opção para consumo diário. No entanto, o que poucos sabem é que ele pode ser facilmente produzido em casa e sai muito mais em conta. Sendo assim, nós, do Área de Mulher, trouxemos tudo o que você precisa saber para que essa bebida deliciosa possa fazer parte da sua rotina.

Benefícios do leite de amêndoas

Fonte: superclubfit

O leite de amêndoas possui diversos compostos extremamente nutritivos. Sendo assim, serve para uma infinidade de razões que influenciam na nossa saúde. Sendo eles:

1- Prevenção de doenças cardiovasculares por ter pouca gordura;

2- Facilita a digestão;

3- Combate a prisão de ventre;

4- Ajuda a emagrecer porque tem apenas 66 calorias por 100 ml;

5- Favorece a absorção de açúcares e gorduras dos intestinos.

6- Melhora os níveis de colesterol bom (HDL) e reduz os níveis de colesterol mau (LDL);

7- Melhora a saúde cardiovascular;

8- Melhora a condição dos músculos;

9- Ajuda na saúde da pele;

10- Fortalece os ossos;

11- Fortifica o sistema imunológico;

12- Baixo nível de carboidrato.

Aliás, além disso, o leite de amêndoas, por ser inteiramente vegetal é muito mais sustentável e menos agressivo ao meio ambiente. Ou seja, além de beneficiar a sua saúde também estará beneficiando o planeta Terra.

Valor nutricional e componentes do leite de amêndoas

Fonte: Plantte

Além das poucas calorias, o leite de amêndoas inclusive, conta com muitos componentes que auxiliam no bom funcionamento da nossa saúde. Entre eles estão proteínas, lipídios e fibras (que auxiliam no intestino e abaixa o colesterol). Por outro lado, contém minerais como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco. Dessa forma, também tem vitaminas como a C, B6, Tiamina, Riboflavina, Niacina, ácido fólico e Vitamina E (que melhora a pele).

Tabela de valor nutricional do leite de amêndoas

Componentes – Quantidade em um copo de leite de amêndoas

Energia – 166 calorias

Proteínas – 1,6 g

Gorduras – 5 g

Carboidratos – 28,6 g

Fibras – 1,2 g

Sendo assim, concluímos que o leite de amêndoas é uma das melhores opções de leite. Aliás, bem melhor que o de vaca, por exemplo. Entretanto, nos supermercados comuns, um litro dele chega a custar 10 reais. Dessa forma, muitas pessoas desistem do consumo, devido ao preço elevado.

Contudo, a produção caseira do mesmo é muito simples e fácil, e até mesmo mais saudável que a industrializada.

Receita do leite de amêndoas

Leite de amêndoas - o que é, benefícios e como fazer em casa
Fonte: melskitchen

Mesmo que você nunca tenha tentado fazer qualquer tipo de leite vegetal, não precisa se preocupar pois a receita é muito simples. Você precisará apenas de:

  • 2 xícara de amêndoas cruas e sem sal
  • 6 a 8 xícaras de água

Para preparar a bebida, você deverá deixar as amêndoas de molho por no mínimo 12 horas. Sendo assim, o mais indicado é que você coloque-as em um recipiente com água durante a noite e deixe lá até a manhã do outro dia.

O segundo passo é jogar a agua fora e secar as castanhas levemente com um pano de prato. Em seguida coloque as amêndoas no liquidificador ou processador e bata com a água.

Agora é só coar com um pano fininho e já está pronto para beber. Caso você queira usa-lo em receitas e substituir o leite de vaca, o indicado é que se use apenas 4 xícaras água. Dessa forma a bebida fica mais espessa e pronta para ser usada.

Afinal, gostou dessa matéria? Sendo assim, leia também: Leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas.

Fontes: Tuasaude, belezaesaude, plantte.

Imagem de destaque: Mundoboaforma

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.