Lenço de papel – Como escolher o melhor, como usar + utilidades extras

O lenço de papel tem como principal utilidade limpar o nariz, mas esse produto simples e prático pode ter muitas outras utilidades.

O lenço de papel pode ser um verdadeiro aliado para as pessoas no inverno, especialmente quando se trata de gripe e resfriado. Isso porque, o lenço de papel é uma opção prática e descartável de remover a secreção e muco do nariz.

Muita gente ainda usa o famoso lenço de pano. Contudo, essa opção não é tão interessante, por não ser muito higiênica e nenhum pouco prática, já que precisa ser lavado e a reutilização pode implicar no contanto como microrganismos que você queria se livrar.

Sendo assim, o lenço de papel, além de muito barato é mais higiênico e muito melhor, já que existem diversas versões no mercado com finalidades distintas. Por isso é sempre bom ter um pacote sempre a disposição para todas as ocasiões. E pode parecer algo simples, mas a escolha e a forma de usar o lenço de papel é muito importante.

Portanto, hoje iremos aprender como usar o lenço de papel, como escolher o melhor de acordo com as suas necessidades e de bônus algumas utilidades especiais que você talvez não saiba.

O lenço de papel

Lenço de papel - Como usar e escolher o melhor + utilidades extras
Elo7

O lenço de papel se trata de um meio de limpeza muito prático e acessível, feito com um papel especial, com uma textura macia, diferente do papel tradicional. Inclusive, é muito semelhante ao papel higiênico.

Hoje em dia, existem diversos tipos de lenços de papel no mercado. Desde os mais simples até os mais elaborados, que contam com elementos especiais que ajudam na limpeza da pele, sem agredi-la. No entanto, o diferencial desse produto, independentemente da marca, é a sua alta capacidade de absorção e principalmente a higiene.

Enquanto o lenço de pano ainda é a escolha de muita gente, ele está longe de ser a melhor opção para limpar o nariz. Isso porque ao utilizar o lenço de pano, a coriza que sai do nariz vai para o lenço, no entanto, por ser reutilizável, os microrganismos podem voltar para as vias respiratórias. Sem contar que o tecido do lenço de pano pode ter uma textura áspera, que pode agredir a pele e ressecar o nariz.

Portanto, o lenço de papel é a melhor opção para essa finalidade, uma vez que ele não irrita ou agride a pele do nariz, e também por ser descartável. Ou seja, você não irá utilizá-lo mais de uma vez. Desse modo, evitando que as bactérias liberadas junto com a coriza retornem para a o organismo. Sem contar que eles vem em embalagens especiais, que cabem em no bolso ou na bolsa, para você ter o lenço de papel sempre a disposição quando necessitar.

Como escolher o melhor lenço de papel

Viva Bem

Hoje em dia existem uma enorme variedade de marcas e tipos de lenços de papel, cada uma com uma finalidade específica. Inclusive, tem opções que contam com componentes naturais que oferecem mais conforto na hora de utilizar. Exemplo disso é a camomila, presente em muitos lenços com o intuito de acalmar a pele durante o uso.

Então, sabendo das vantagens de optar pelo lenço de papel e da variedade de opções no mercado, na hora de escolher o melhor lenço de papel você deve levar consideração as suas necessidades específica para o produto.

Por exemplo, se você está gripado, tenha em mente que a coriza terá um fluxo maior, portanto você precisará de um lenço de papel mais grosso, porém macio. Nesse caso, o ideal é optar por um lenço que contenha Aloe vera ou alguma outra substância hidratante para evitar o ressecamento do nariz.

Já se a sua necessidade é para alergias comuns do dia a dica, com um corrimento ocasional, você pode optar por uma opção mais barata. Nesse caso não há a necessidade de escolher um lenço com substância em especial. Mas, lembre-se que a forma como você utiliza o lenço de papel afeta diretamente a sua eficácia.

Como usar o lenço de papel

Lifestyle ao Minuto

Pode parecer algo simples, afinal usar o lenço não parece algo tão difícil. E de fato não é, mas o uso correto é essencial para a eficácia da higienização e segurança da pessoa.

No caso de uma gripe ou resfriado muito forte, o ideal é dobrar o lenço ao meio ou utilizar duas folhas para assoar o nariz. Desse modo, você limpa o nariz e mantém as mãos protegidos do contato direto com a secreção. Agora se você for utilizar o lenço apenas para secar o nariz ou as mãos faça movimentos suaves, sem esfregar com força.

Após o uso do produto, se for necessário utilize outro lenço e quantos forem necessários para limpar o nariz ou as mãos.

Além da higienização, uma das principais utilidades do lenço de papel é prevenir a disseminação de bactérias e vírus. Sendo assim, a utilização correta é essencial para diminuir o risco de contaminação, especialmente em tempos de pandemia. Utilize o lenço sempre que for espirrar ou tossir em meio a outras pessoas para cobrir o nariz e a boca.

Sendo assim, o ideal é sempre ter um lenço de papel a disposição, especialmente quando estiver gripado ou resfriado.

Utilidades extras do lenço de papel

Vix

Obviamente que a principal utilidade do lenço de papel é limpar e assoar o nariz, mas ele pode ser usado para muitas outras finalidades. Tantas que você vai querer ter um lencinho sempre por perto.

Limpar a lente dos óculos

Sabemos como é fácil sujar e embaçar a lente do óculos, seja o de grau ou o de sol. Nesse caso, o lenço de papel pode ser muito útil para remover todas as marcas e sujeiras da lente sem muita dificuldade.

Remover a oleosidade da pele

Quem tem pele naturalmente oleosa sofre para manter a pele limpa, mesmo após lavar o rosto a pele pode ficar com um aspecto oleoso rapidamente. Contudo, nem sempre dá para lavar com água e sabão, então ter um lencinho a disposição pode ser uma salvação para deixar a pele limpa e seca.

Sapato machucando

Está na rua e o sapato começou a machucar? Não precisa sofrer se tiver um lencinho em mãos. Basta dobrar uma folha e colocar dentro do sapato onde está machucando e pronto.

Sapato largo

Comprou um sapato e ficou sobrando um pouquinho? É fácil de resolver, coloque alguns lenços de papel na parte da frente do sapato para preencher o espaço.

Aliviar as olheiras

Uma ótima forma de amenizar as terríveis olheiras é utilizar um lenço de papel umedecido. Para isso, coloque o lenço úmido no congelador por uma hora e depois aplique em baixo dos olhos como uma compressa por alguns minutos. Só isso já é suficiente para diminuir o inchaço abaixo dos olhos.

Limpar a maquiagem

Erros na hora de se maquiar são muito comuns, então se sujou com a sombra ou borrou a máscara ou o batom, use o lenço de papel para corrigir o erro.

Higienizar as mãos

Nem sempre a gente tem em mãos guardanapos para limpar as mãos depois de comer, nessas ocasiões o lenço de papel é a melhor solução. É uma forma de limpar as mãos e não fazer bagunça.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Lenços demaquilantes: você está usando do jeito errado.

Fontes: Clique Farma Wikihow Vix 

Imagens: Elo7 Lifestyle ao Minuto Galileu Viva Bem Vix 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.