Mamadeira – Origem, atual função e cuidados básicos

A mamadeira está na história da humanidade há mais tempo que imaginamos. Sua existência hoje em dia é motivo de várias discussões entre os papais e a mamães.

Já parau para imaginar a vida das mães e dos filhos na antiguidade? Será que a mamadeira sempre existiu? Este utensílio tem sido tão usado ultimamente que nunca nos perguntamos sobre a sua origem. É muito comum a amamentação com mamadeira. As crianças adoram e, convenhamos, facilita a vida.

Mas, muitas polêmicas são levantadas em relação ao hábito de usar as mamadeiras. Alguns pais se negam a manter as chuquinhas na hora de dar leite, ou água. Já os especialistas têm um posicionamento bem concreto. O mundo está em constante mudança e o dia a dia das famílias vem sofrendo ressignificações constantes.

No entanto, independente de qual época estejamos, ser pai e mãe é tarefa árdua. O desafio vale principalmente para as transições da criança, e tirar ou não tirar as mamadeiras é uma delas. Aliás, não é preciso se culpar no processo, basta parar e pensar que tomar essa decisão é ir de encontro à longos anos de costume. Vá com calma, porque tudo tem o seu tempo.

História da mamadeira

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Correio do Povo

Não dá nem para imaginar como seria alimentar o bebê sem as mamadeira. Este utensílio é tão importante que está na história desde o século I. Seus primeiros formatos foram feitos a partir da matéria prima argila. Demorou uma pouco para os arqueólogos suspeitarem que os objetos descobertos eram feitos com essa finalidade.

As ilustrações acima nos dão um panorama melhor de como a maternidade funcionava nessa época. Esses objetos foram encontrados em Avaricum, nos anos 1970, antigo local de dominação do Imperador César. Ou seja, nesse período, as mamadeiras já eram usadas pela população. Após algumas pesquisas mais profundas, uma equipe de arqueólogos alemães detectaram a presença de substâncias no interior do pote, vindas do leite materno e animal.

O mais interessante é que os recipientes eram utilizados como “tira leite”. Quando os seios se enchiam demasiadamente, as mulheres costumavam depositar o líquido nos potes. Posteriormente, os bebês sugavam o leite pelas pontinhas atrofiadas e matavam a fome de forma extremamente saudável, já que o leite da mãe é a melhor escolha para um bebê.

Mamadeiras de argila

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Asharq

A princípio, a descoberta das mamadeiras de argila tem um pouco mais de 20 anos, portanto, é uma descoberta recente. Nadine Rouquet é o nome da cientista que se interessou por esse universo da infância, na antiguidade. Muito se falava em Deusas Mães, mas a criança em si tem sido bastante ignoradas no mundo das pesquisas relacionadas ao passado.

Para suprir essa lacuna da história, a pesquisadora alemã resolveu reunir uma boa quantidade de mamadeiras e fazer uma exposição. Não foram somente os utensílios o carro chefe das descobertas. Um fato curioso é que, antigamente, as crianças que morriam precocemente eram enterradas juntas com os seus brinquedos, inclusive suas mamadeiras.

O ritual só nos mostra o quanto os pequenos ocupavam um lugar muito importante na sociedade. Havia sobretudo um zelo em relação a eles, portanto não podemos esquecer que a evolução cultural também influencia nos cuidados de hoje em dia. Com isso, dos barros bem modelados, partimos em direção a novos designs de mamadeira.

Mamadeira de estanho

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Scielo

Embora a argila tenha sido o material da vez nos artesanatos da época, outras habilidades foram desenvolvidas pela humanidade. Prova disso é a mamadeira de estanho conhecida como “pap boats”. Esta é outra evolução da forma de alimentar as crianças que está registrada em nossa história.

Do século XVII a XIX, possuir esse recipiente era sinônimo de poder aquisitivo. A ideia se estabeleceu tanto que com o tempo a matéria prima passou a ser a prata e as mamadeiras ganharam, além da função de amamentar, o significado de status. Salvo o leite, outro alimento que era colocado na mamadeira eram as papinhas.

Bem como as crianças, o benefício da invenção alcançou não só o universo infantil, pois passou a ser utilizado nos hospitais para alimentar os enfermos. O método facilitou e muito a vida dos médicos e das enfermeiras quando os pacientes não conseguiam comer devido algum tipo de doença.

Garrafas com tubo de borrachas

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Hype Science

A princípio, muitas das invenções surgidas no século XIX são desfrutadas hoje em dia pela humanidade. A mamadeira de vidro com tubos de borracha e bico foi sobretudo um dos passos para evolução do objeto. O Reino Unido, por sua vez, proporcionou este avanço em plena era vitoriana e a ideia foi muito bem recebida pela população.

Claro que um bom trabalho de marketing impulsionou a chegada do produto e a mamadeira foi tão requisitada que a demanda mal conseguia ser suprida.  No entanto, após alguns anos de uso, uma terrível descoberta extinguiu a venda das mamadeiras para as crianças. Várias famílias perderam seus filhos devido o erro de design do produto.

Como os tubos eram presos as tampas de copo, se tornou quase impossível higienizar os objetos. Alguns resíduos de alimentos se tornam fontes de bactérias e as mulheres na época não tinham a cultura de lavar as mamadeiras. Consequentemente muitos bebês faleceram, pois o leite depositado no recipiente acabava se contaminando pelos micro-organismos. Resultado: esse tipo de mamadeira foi proibida.

3 modelos vintages de mamadeiras de 1950

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Pinterest

Assim como esperado, a mamadeira continuou ganhando novos designs e se tornou item importante na vida das famílias. Antes de tudo, a partir de 1950, os modelos de vidro eram os mais usados na época e vieram antes de surgir as mamadeiras de plástico. Com certeza o cuidado era redobrado com esse tipo de material, já o material apresentava um certo risco.

O aperfeiçoamento do antigo modelo veio com as tampas de plástico e os bicos de silicone. Este novo modo de manusear a mamadeira tornou bem mais fácil a higienização e trouxe novamente segurança as mamães. As crianças podiam mamar sentadas e o leite se mantinha conservado e fresquinho por mais tempo. Contudo, ainda não era o modelo ideal para o conforto da criança e a tranquilidade para os pais.

Mamadeiras de plástico

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Kinedu

Com efeito, a indústria não desistiu de alcançar o ideal para a amamentação das crianças. Esse utensílio básico na vida das mamães e de seus filhos a séculos vem se mostrando a melhor alternativa para substituir a amamentação natural. Na sociedade moderna, não é sempre que as matriarcas estão disponíveis e a mamadeira é a melhor opção.

O modelo de plástico agora é sucesso no mercado e se caso queria apelar para um modelo de vidro, vai ser meio impossível encontrar. A mamadeira de plástico se aperfeiçoou e está no topo de comprar. No mercados, farmácias, ou qualquer outro ponto de venda, este vai ser o cenário de opções das prateleiras. Diversos modelos, tamanhos e cores se adequaram a nova invenção.

Apesar dos boatos sobre o mal causado pelo material, há de convir que este item é bem mais confiável para uma criança. Por se tratar de um material leve, o próprio bebê pode ir facilmente aprendendo a segurar a mamadeira. E esta independência dos pequeninos só se tornou realidade graças a leveza dos recipientes de plástico.

Higienização da mamadeira

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Manual de uma mamãe

A história em si já nos mostra a importância do hábito de lavar sempre as mamadeiras. Portando, saiba bem como lavar e garantir a saúde do seu bebê. Sabe aquele conselho, sobretudo vindo da sua mãe, que se deve ferver a mamadeira em água quente para matar as bactérias? Ela está absolutamente correta, pode acreditar.

O erro, na verdade, está nas mães e nos pais acreditarem que após o crescimento da criança essa rotina não seja mais necessária. Da mesma forma que é feita nos primeiro meses, ou anos, ferver as mamadeiras em água quente tem que ser hábito até a criança deixar de mamar.

Dicas de higienização

Sabe aquele cheirinho desagradável do leite quando é armazenado por muito tempo na mamadeira? Isso pode sim ter um fim. Uma dica para acabar com o mal cheiro e também com outros tipos de bactérias é usar bicarbonato de sódio, ou deixar por um tempo de molho com água sanitária.

Portanto, basta pegar uma grande bacia e colocar as mamadeiras até que a água cubra completamente os objetos. Coloque uma das opções acima, espere ficar de molho por uma hora e lave, até sair todo o líquido da bacia. Não deixe de repetir essa dica sempre que notar o cheiro do leite na mamadeira.

Tirando a mamadeira dos filhos

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
gnt

Antes de tudo, há um equilíbrio nas discussões sobre tirar, ou não tirar a mamadeira das crianças. O médicos dizem que ambos as decisões, na hora errada, causa problemas para as crianças. Portanto, antes de se posicionar saiba que tudo tem o seu tempo e a postura dos pais é muito importante para o crescimento da criança.

Mamar é muito saudável e a mamadeira facilita essa ingestão do leite no momento mais importante da vida da criança. Seria realmente sensacional se todas as crianças fossem amamentadas pelas mães durante todo o tempo da primeira infância. Mas, não é assim que acontece e os 3 mil anos de história da mamadeira é a maior prova disso.

Os prols em relação a dar a mamadeira é que o hábito evita o aparecimento de caries. Desse modo, retirar tão cedo pode causar alguns probleminhas imaturos e indesejáveis. Por fim, o mais aconselhável, segundo os especialistas, é tirar o mama a partir do 2 anos de idade. Calma que isso tem uma explicação.

Contraindicações da mamadeira para a criança

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Terra

Em outras palavras, não é de todo errado tirar a mamadeira da criança. Este ato está associado a um processo psicológico do crescimento da criança. O símbolo mais forte em relação a mamadeira para o pequeno é que ele ainda é um bebê. É provável, portanto, que deixar o mama por mais tempo vai prejudicar no seu amadurecimento.

Além disso, exagerar no tempo da mamadeira pode prejudicar no desenvolvimento da fala. Não se prive na hora de começar a trabalhar a ideia da transição para o copo. Nessa idade, o seu filho já tem coordenação motora o suficiente para manusear os copinhos. Seja firme na hora de fazer essa mudança, abuse do diálogo, pois é o período onde a criança mais aprende, e não deixe de dar essa segurança para o resto da vida dos seus pequeninos.

Como escolher a melhor mamadeira?

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Guia de Bem Estar

A princípio, cada idade é importante para decidir qual a melhor mamadeira comprar. De antemão, saiba que se você está com um recém-nascido em casa e não tem ideia de qual seja a melhor opção, aposte nas de 120 a 240 ml. Este tamanho é ideal para bebês de até 6 meses de idade. Não se preocupe, pois ele não vai passar fome com a medida.

Agora, se passou os primeiro 6 meses e já está quase chegando aos 12 meses de vida do seu neném, é bom já ir a caça da mamadeira de 300 ml. No entanto, não importa qual seja a sua escolha, lembre-se que o bico deve ser menor do que a largura do resto do objeto. Essa parte é muito importante na hora de escolher o melhor para o seu filho.

Outra dica de ouro vai para a duração dos bicos. O melhor é fazer a troca a cada 6 semanas. Dê a devida atenção ao bico, porque é a partir dele que o bebê começa os seus primeiro estímulos. Por fim, o último conselho vai para várias mamães que tem o hábito de furar mais o biquinho. A espessura que vem do mercado é a ideal para o seu neném, não aumente o tamanho, pois ele pode acabar de engasgando.

Melhores mamadeiras para escolher

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Review Box

Ao mesmo tempo que a história nos ofereceu a genial invenção das mamadeiras, ela também tratou de inovar e melhor os modelos. Atualmente existem diversas opções para os pais escolherem e verem com qual utensilio o filho mais se adapta. Grandes, pequenas, largas ou estreitas, coloridas ou não a variedade é enorme. É só dar uma olhada para saber um pouco mais sobre este universo e fazer a melhor escolha.

Mamadeira Pétala Anticólica

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Mercado Livre

A princípio, por incrível que pareça até mamadeira anticólica já existe no mercado. O design deste produto é diferenciado dos outros modelos pelo simples fato do bico ter sido pensado de uma forma semelhantes ao seio da mãe. O formato “pétala” traz a mesma sensação para o bebê de quando ele está mamando na mamãe. Isso portanto facilita muito a assimilação e a adaptação da criança.

Em segundo lugar, outro sistema desenvolvido é que na hora de mamar, não há muita entrada de ar durante a sucção. O resultado disso é a diminuição das cólicas do neném. Portanto, com menos ar na barriguinha, menos cólica a criança irá sentir.

Mamadeira Easy Active Fashion Bottle

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Thimalu

Com o intuito de ganhar o coração da criançada, a mamadeira easy active fashion bottle foi feita com todo cuidado e maciez para não machucar e nem dificultar a vida dos pequenos. A tecnologia aceita por 94% dos bebês é também um método anticólica que evita a entrada excessiva de ar nas barriguinhas dos nenéns.

No entanto, o que agrega mais valor a criação desse produto é a auto-esterilização da mamadeira que pode ser feita no microondas. Este diferencial garante o sossego das mamães na hora de sair e levar o leite da criança, podendo amamentá-lo sem nenhuma preocupação.

Mamadeira Step Up Rosa

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Casas Bahia

De fato, a maior peculiaridade da linha é o bico meio entortado. Desenvolvido para similar a textura do seios da mãe, a mamadeira Step Up Rosa é ideal para que o bebê mame, mas ao mesmo tempo não deixe de lado a amamentação das mamães. Dessa forma o bebê consegue transitar entre uma opção e outra se mantendo muito mais saudável.

Mamadeira Options Boca Larga

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Alô Bebê

As mamadeiras de boca larga com certeza chocaram a sociedade após o seu lançamento. Várias marcas desenvolveram essa técnica, mas a Opitions trouxe o design associado ao método “sem cólicas” para o neném. O ar que entra nas barriguinhas dos bebês não chegam nem a tocar o leite, dando adeus as dores desconfortáveis para os bebês.

Mamadeira Lilo Super Magia

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Extra

Primeiramente, falou de diversão falou da linha de mamadeira da Lillo. São diversas opções para as mamães somarem a diversão na hora da amamentação. Além do mais, a tampa protetora do produto vai garantir a segurança do bebê na hora de  se admirar com as figurinhas coloridas do objeto. Portanto, mamar e estimular os sentido das crianças é a especialidade dessa marca.

Mamadeira First Bottle

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Alô Bebê

O seu ponto forte da First Bottle é que além de ter o sistema de ventilação anticólica, o seu bico é adaptado para o fluxo ideal aos recém-nascidos. Se der bem uma olhada em sua base, vai notar que há um local onde o ar se armazena de forma a não produzir bolhas no alimento, prejudicando o bebê. Este fato é o tão importante que até os médicos indicam este modelo de mamadeira para os pais.

Mamadeira My First Nuk Girl

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Alô Bebê

De cara já vemos a ousadia da estética do bico. E não foi à toa que criaram este design diferenciado. O Air System está, acima de tudo, associado a este modelo também prevenindo as cólicas dos bebês. Enfim, o leve entortadinho no bico é super indicado pelos ortodônticos.

Mamadeira de Vidro Baby

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Dispatch Brasil

Se achou que essas belezinhas de vidro já tinham sido extintas, achou errado. O modelo de vidro ainda está disponível no mercado, resgatando este modelo vintage, porém adaptado ao novo modo de vida. A maior vantagem do produto é que o leite no seu interior jamais irá deixar aquele cheirinho desagradável para os bebês. Além disso, o bico macio é feito de silicone portanto muito mais confortável para as crianças.

Mamadeira First Choice

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Mercado Livre

Este modelo também resolveu investir nos bicos ortodônticos e ganhou o coração das mamães. Disponíveis em várias cores e com figurinhas diferentes, as mamadeiras First Choice são indicadíssimas para crianças a partir de 6 meses. Portanto, o maior lema da marca é “sem cólicas, sem desconfortos e mais saúde para o bebê”.

Mamadeira Miniform Chuquinha

Mamadeira - história de origem, atual função e cuidados básicos
Alô Bebê

Ao contrário de todas as opções acima este modelo é feito com bico de látex. De origem natural, a chuquinha é umas das preferidas na hora de amamentar os bebês. Indicada para recém-nascidos, o furinho é perfeito para que o fluxo seja bem lento, dando tempo para o desenvolvimento do bebê e sem riscos de sufocamento com o leite.

Por fim, saiba mais curiosidade sobre bebês em Recém-nascido – Cuidados e curiosidades sobre os primeiros dias do bebê

Fontes: Scielo, Diário de Bio, Aleitamento, gnt, Laboratório Oswaldo Cruz, Poupa Farma, My Best, Casa Prática Qualitá, Boutique Baby, Gravidicas Store, Magalu, Farma Agora, Magazine Luiza, Mundo Ri Happy, Magazine Luiza 2, Extra,

Fonte de imagens: Asharq, Casa do Velho, Pinterest, gnt, Manua de Uma Mamãe, Reproducion Asistida, Guia de Bem Estar, Kinedu, Terra, Review Box, Mercado Livre, Thimalu, Casas Bahia, Alô Bebê, Extra, Alô Bebê 2, Alô Bebê 3, Dispatch Brasil, Mercado Livre 2, Alô Bebê 4,  Review Box

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.