Mancha de pasta de dente – Dicas para salvar as roupas das manchas

Pasta de dente na roupa é ruim, mas fácil de tirar mesmo em casa. Veja como remover mancha de pasta de dente dos tecidos de forma simples.

Mancha de pasta de dente – Dicas para salvar as roupas

Manchou sua roupa com pasta de dente na horas da escovação? Então não se preocupe, porque quase sempre existe salvação para os tecidos. O mais importante na hora dessas situações é agir o mais rápido possível para a mancha de pasta de dente não se tornar permanente no tecido.

Listamos algumas dicas de como remover mancha de pasta de dente das roupas para não se desesperar. Contudo, a primeira sugestão é evitar escovar os dentes com roupas escuras como preto, cinza escuro, azul marinho ou marrom. Resumidamente, essas cores podem ser manchadas e desbotadas mais facilmente pelas pastas de dente, principalmente as clareadoras.

Como tirar mancha de pasta de dente das roupas?

O primeiro passo para remover uma mancha de pasta de dente de um tecido é tirar o excesso do produto. Assim, com o dedo, uma faca, uma espátula ou qualquer objeto afiado você pode fazer isso. Em suma, tome cuidado para não rasgar o tecido. Raspe de forma gentil para tirar a camada superficial de pasta de dente. Por fim, você também pode retirar esse excesso com um papel absorvente.

Além disso, é importante também ler as etiquetas das roupas antes de tentar qualquer método a seguir. Resumindo, algumas roupas possuem certas limitações de lavagem e secagem que precisam ser seguidas. Caso contrário, você pode danificar a roupa. Se não houver tempo de levar a roupa manchada para a lavanderia, veja as dicas de como tirar mancha de pasta de dente a seguir.

Pano e água quente

Essa dica é fácil, pois usa adereços do dia a dia. Primeiro, molhe um pano macio em água quente. Para que a mancha de pasta de dente saia mais rápido, coloque detergente na água.

Para facilitar, você pode despejar a água com detergente em cima da manche e então começar a esfregar com o pano. Dessa forma, quando o detergente penetrar a mancha, ela irá descolar e você pode molhar a área com água para enxaguar. Por último, deixe a roupa secar longe do sol. Isso evita que a roupa esquente e fixe mais a mancha no tecido.

Álcool e escova de dentes

Com o creme dental ainda está molhado, você pode usar uma escova de dentes velha e álcool para salvar o tecido. Após retirar o excesso do produto, pegue uma escova de dentes e mergulhe ela em álcool. Em seguida, aperte sobre a área da mancha e faça movimentos para frente e para trás, de “ida e volta”, até que toda a mancha de pasta de dente saia.

Caso necessário, você pode repetir o processo quantas vezes precisar. As propriedades químicas do álcool fazem com que ele evapore rápido. Desse modo, a roupa não precisa ser colocada para secar e já pode ser usada.

Tirando mancha de pasta de dente na máquina

Fonte: Resumo da Moda

Se você quer acabar com a mancha de pasta de dente simplesmente lavando a peça na máquina, saiba que esse é o método mais eficiente. Para isso, basta lavá-la com detergente normal.

Caso a peça seja clara, você pode aplicar um removedor de manchas na área danificada antes de colocar na máquina. Dessa forma, a lavagem pode ser mais eficiente.

Lavagem à mão

Caso prefira tirar a mancha de pasta de dente com a mão e utilizando água, basta esquentar essa água e colocar a roupa dentro. Certifique-se que a água penetre a roupa de trás para frente também.

Feito isso, passe o dedo sobre a mancha e fique esfregando cuidadosamente. Em suma, é importante relembrar o processo de tirar o excesso de creme dental antes desse processo, pois ao esfregar pode piorar a mancha.

Detergente

Caso queira agir imediatamente após tirar o excesso de pasta de dente, utilize detergente neutro e esfregue o local da mancha. Deixe o detergente agir em cima dela por aproximadamente 10 muitos.

Caso prefira, você também pode misturar uma colher de chá de detergente neutro em um copo de água e jogar em cima da mancha. Assim, esfregue com o dedo ou um pano limpo e depois enxágue.

Fonte: Pão de Açúcar

Azeite de oliva

Caso queria usar outros produtos para retirar a mancha de pasta de dente, essa é uma dica. Utilize um guardanapo, detergente, azeite de oliva e água.

Misture o detergente com a água em um copo. Em seguida, coloque um pouco de azeite de oliva em cima da mancha na roupa. No entanto, tome cuidado para não colocar em excesso.

Por último, despeje a água com detergente em cima e esfregue com os dedos. A seguir, enxague. Pode ser preciso lavar a roupa na máquina ou em um balde depois desse método, mas ele pode ajudar a remover a mancha.

Limão

Esse método é parecido com o anterior, mas você vai precisar da metade de um limão e sabão em pó. Pingue toda a metade do limão na mancha e também esfregue sobre ela durante 1 minuto. Em seguida, lave com sabão em pó e deixe secar normalmente.

Limão e bicarbonato de sódio

Além do limão puro, também pode-se fazer uma mistura de limão espremido com bicarbonato de sódio. Use duas colheres de chá de suco dos limão espremido para uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

Depois de misturar os dois ingredientes, espere que a efervescência termine. Depois, continue a misturar até que a mistura fique pastosa e aplica sobre a mancha, esfregando sempre.

Vinagre

O vinagre pode ser aplicado diretamente na mancha ou acrescentado na máquina ou em um balde junto com a peça. Para isso, prefira utilizar o vinagre branco. Sempre que lavar a roupa com vinagre em um balde ou na mão, lembre-se de enxaguar.

Quando a macha de pasta de dente já está seca

Se você deixou a pasta de dente por muito tempo no tecido, você pode repetir o processo de remoção escolhido várias vezes, pois a mancha pode estar mais forte. No entanto, é necessário cuidado para não danificar o tecido com o contato e atrito excessivo (no caso da escova com álcool, por exemplo).

Gostou das dicas nesse texto? Então você também pode se interessar por: Dentes brancos – Características, tratamentos estéticos e caseiros, Como tirar mancha de caneta da roupa sem estragar o tecido,

Fontes: Vix, WikiHow

Imagens: Resumo da Moda, Pixabay, Pão de Açúcar

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.