Máscara Capilar, o que é e qual a ideal para o seu tipo de cabelo?

Máscara capilar é um produto para hidratação dos cabelos que promove regeneração da fibra capilar e reconstrução de todo o cabelo.

O uso de máscara capilar contínuo é um forte aliado aos fios para promover a hidratação do cabelo. Seja como for: um cabelo lindo e hidratado nunca sai de moda. Aliás, além de deixar a pessoa mais bonita, um cabelo limpo e sedoso atrai qualquer olhar e promove bem-estar.

Em suma, as máscaras de hidratação contêm em sua composição ingredientes que tratam os fios literalmente de dentro para fora. Em outras palavras, ela tem o intuito de manter a umidade (água) dos fios, evitando assim o ressecamento das madeixas, pontas duplas e frizz. Como resultado, ele fica mais macio e brilhoso.

A princípio, as máscaras de hidratação são indicadas para aquelas pessoas que deixam o cabelo exposto muito tempo ao sol, chapinha, secador, procedimentos químicos, entre outros que denificam severamente toda a estrutura capilar.

No entanto, para um melhor resultado, é necessário escolher o produto certo para o seu cabelo, dentre as inúmeras opções existentes no mercado.

Se o que você quer é deixar os seus fios saudáveis, bonitos e hidratados, continue lendo este conteúdo que você vai entender tim tim por tim tim de máscaras capilares e como utilizá-las da melhor forma!

cabelo crespo hidratado
Área da Mulher

Tudo o que você precisa saber sobre máscara capilar

Antes de mais nada, é importante entender os aspectos principais das máscaras capilares para poder escolher o melhor produto para o seu cabelo.

O que é de fato uma máscara capilar?

A máscara capilar é um cosmético para cabelos que tem dentre suas principais funções, hidratação e proteção, atuando no córtex do fio (parte mais interna dele).

Após utilizar shampoo e condicionador, você passa a máscara no cabelo úmido e deixe agir por pelo menos 3 minutinhos. Lembre-se de não passar na raiz. Depois de lavar, você terá um cabelo saudável, nutrido e deslumbrante.

creme de cabelo
Jack Cosméticos

Do que é composta a máscara capilar?

Geralmente, uma máscara capilar vai água, compostos hidratantes, proteínas vegetais e agentes solidificantes para que ela possa ter a consistência que ela tem.

Todavia, existem alguns componentes que auxiliam o tratamento dos fios, chamados de umectantes (óleos, manteigas, etc), sendo eles:

  • Óleo de Argán — Hidrata profundamente o cabelo, pois é rico em vitaminas, ácidos graxos e minerais;
  • Mel — Possui poder antimicrobiano, vitaminas, minerais e agentes antioxidantes;
  • Chá verde — Este componente é rico em minerais, vitaminas, aminioácidos, ácido fólico, vitamina B e tem poder antioxidante;
  • Óleo de coco — Agente hidratante muito potente com diversos nutrientes, hidratando o cabelo com profundidade;
  • Água de coco — Assim como o óleo de coco, ela possui diversos componentes, dentre eles destacam-se vitamina C, ômega 3 e propriedades antioxidantes;
  • Manteiga de karité — Minerais essenciais, ácidos, hidratante e óleos;
  • Óleo de abacate — Rico em vitamina E, Lecitina, potássio, ácidos graxos e clorofila, o óleo de abacate traz muito brilho e força para os cabelos.
óleo de coco cabelo
Uol Viva Bem

Vantagens e desvantagens de usar máscara capilar

Os seus fios são expostos todos os dias nas mais variadas situações, fazendo com que assim, eles absorvam múltiplos agentes externos que causam vários danos ao cabelo. Sendo assim, as máscaras são ricas em agentes reparadores, hidratantes e regenerativos que atuam para nutrir os cabelos.

Antes de tudo, após o uso da máscara capilar, é notável a força de cada mecha. Além da força extra, um brilho intenso toma de conta do cabelo, com uma textura suave e sedosa.

aplicando máscara no cabelo
Tua Saúde

Do mesmo modo que a máscara capilar hidrata, ela também protege, por exemplo, contra os efeitos da luz solar.

Apesar de inúmeras vantagens, a máscara capilar também possui algumas desvantagens, como por exemplo, ela pode deixar o cabelo oleoso se for utilizada demais e é possível também uma reação alérgica acontecer, visto que os cabelos e as máscaras são super sensíveis.

Qual a funcionalidade da máscara nos cabelos?

mulher passando máscara
Pinterest

Assim como outros produtos, a máscara capilar promove hidratação dos fios. Por outro lado, ela também auxilia na regeneração da fibra capilar e na reconstrução de todo o cabelo. Contudo, ela pode ainda levar outros benefícios, dependendo do tipo de máscara que você escolher para o seu cabelo, respeito também o tipo do seu fio.

Ao passo que ela tem se tornado tão importante dentre os produtos de cabelos femininos, as marcas vão no mesmo sentido e fornecem produtos em conta para a população. O custo-benefício se encontra em potes grandes que chegam a 1kg de produtos.

Diferença entre máscara capilar e condicionador

Enquanto os condicionares trazem brilho para os cabelos, os deixando mais suaves, a máscara capilar reconstrói os fios, sendo um tratamento mais profundo e completo.

Como aplicar uma máscara capilar?

Antes de mais nada, bom lembrar que as máscaras são utilizadas para tratamento. Portanto, não se pode aplicar em todas as lavagens, é recomendável que você utilize-as 2 vezes na semana, ou de acordo com o seu cronograma capilar. Se você não sabe o que é um, clique aqui e já faça o seu!

Primeiramente, lave o cabelo com shampoo e logo depois retire toda a água do cabelo para poder passar para o próximo passo. Feito isso, aplique a máscara capilar com as mãos de forma uniformemente pelo comprimento dos cabelos, evitando o contato com o couro cabeludo (a não ser que a máscara seja própria para cuidar do couro).

como aplicar máscara capilar
Vix

Enquanto o produto penetra em seus fios, utilize uma escova ou pente para desembaraçar as partes rebeldes.

Deixe agir no cabelo de acordo com o que o produto pede, normalmente entre 3 a 15 minutos. Indicamos colocar uma touca térmica para potencializar a hidratação.

Feito isso, enxágue seu cabelo de uma forma que retire todo o produto do cabelo.

O tipo de máscara capilar ideal para cada tipo de cabelo

Para cabelos ressecados e danificados

Óleos, manteigas e antioxidantes ricos em agentes nutrivitos reparadores, nutrindo e protegendo o cabelo.

Para cabelos tingidos

Este tipo de máscara contém agentes ativos que favorecem a durabilidade da cor.

aplicando máscara nos cabelos
Beleza e Saúde

Para cabelos finos e frágeis

Enquanto nutrem e hidratam o cabelo, também fortalecem os fios, reduzindo o encrespamento.

Para cabelos grossos

Estas máscaras hidratam profundamente os fios e combatme o encrespamento do cabelo.

Para cabelos cacheados

Estes definem os cachos, dando brilho e a forma mais bonita para os fios.

hidratando cabelo crespo
Coisas de Preta

Para cabelos oleosos

Máscaras que regulam o excesso de sebo do couro cabeludo.

Para cabelos lisos

Trazem em suas composições, componentes alisadores, deixando o cabelo mais leve e sedoso.

3 erros que você não pode cometer ao passar máscara nos cabelos

jeito certo de lavar o cabelo
Tua Saúde

1. Não passe a máscara no couro cabeludo

Como já foi dito acima, como qualquer outro creme, não é bom passar no couro cabeludo, a não ser que a máscara seja própria para isso. Colocar produtos de hidratação diretamente na raiz pode ajudar na ploriferação de caspas e aumenta a oleosidade.

2. Pegar o produto com as mãos

Ao usar os dedos para pegar diretamente do pote o produto, pode fazer com que o creme perca sua eficácia. Acontece que nossas mãos possuem bactérias e fungos que podem se espalhar por todo o pote e contaminar o seu creme. O ideal é utilizar uma colher ou espátula para aplicação.

3. Deixar de massagear os fios durante a aplicação

Apenas aplicar o produto no cabelo não garante absorção nos fios. É necessário massagear mecha por mecha para um bom resultado.

Curtiu esse conteúdo? Então você vai aprender ainda mais com esse aqui: Crescimento do cabelo – 10 dicas para fortificar e fazer crescer mais rápido.

Fonte: Drogaria Santo Remédio, Catálogo de Cosméticos, Guia 55.

Imagem destacada: Mulher

Imagens: Área da Mulher, Jack Cosméticos, Uol Viva Bem, Tua Saúde, Tua Saúde, Vix, Beleza e Saúde, Coisas de PretaPinterest.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.