Máscara de abacate – Benefícios da fruta + receitas

Você conhece as propriedades do abacate para a pele e o cabelo? Então conheça mais sobre e aprenda algumas receitas de máscara de abacate.

Máscara de abacate

O abacate é um fruta muito saborosa que é facilmente encontrada no Brasil. É rico em proteínas, vitaminas, fibras e gorduras boas e pode ser ingrediente tanto de receitas doces como salgadas. Além disso, a versatilidade desse alimento também está presente na área da beleza. Isso porque a máscara de abacate é ótima para o cuidado com a pele e com os cabelos.

As vitaminas A e E do abacate, aliadas às suas substâncias antioxidantes, auxiliam no rejuvenescimento da pele e no combate a rugas. Além disso, o abacate também consegue proporcionar uma ótima hidratação para os cabelos. Ademais, o consumo da fruta também gera resultados à beleza e à saúde. Isso porque a gordura monoinsaturada presente no abacate ajudam a controlar o colesterol. Como resultado disso, suas propriedades trabalham ainda na melhora da digestão e da saúde dos olhos.

Portanto, existem algumas receitas que utilizam a polpa do abacate para produzir máscaras capilares e para a pele que podem ser incorporada à rotina de cuidados. Por isso, trouxemos uma lista com algumas receitas que você pode conferir a seguir.

Máscaras para a pele

Máscara de abacate - benefícios da fruta + receitas
Fonte: Claudia

Existem diversas receitas de máscaras caseiras para a pele que utilizam o abacate. Dentre essas receitas estão aquelas que irão auxiliar mais no combate às manchas, no efeito anti-olheiras, contra queimaduras e por aí segue a lista. Por isso, trouxemos algumas dessas principais receitas.

Máscara facial

Essa receita de máscara facial tem como principal ingrediente o abacate e é muito simples de fazer. Você irá precisar também de iogurte natural, mas esse ingrediente pode ser substituído por mel ou azeite. Basicamente, você deve fazer uma mistura da polpa do abacate amassada com o iogurte natural até formar uma pasta. Antes de aplicar, lave bem o rosto com um sabonete neutro. Depois disso, é só aplicar a máscara por 20 minutos e enxaguar com água corrente.

Essa receita caseira tem o poder de remover as células mortas e hidratar a pele. Além disso, quando combinado com o mel, o abacate consegue agir fechando os poros.

Máscara de abacate esfoliante

Máscara de abacate - benefícios da fruta + receitas
Fonte: Terra

A esfoliação é muito importante para a saúde da pele, pois ajuda a remover as impurezas acumuladas na região. Além disso, a esfoliação da pele promove a redução celular da mesma, por isso você pode utilizar a receita seguir para aproveitar também as propriedades do abacate nesse processo.

Você irá precisar da polpa do abacate amassada, duas colheres de sopa de farinha de aveia e uma colher de chá de suco de limão. Misture esses ingredientes e, se quiser, adicione também um pouco de açúcar. Depois é só utilizar a pasta que irá se formar para esfoliar o rosto.

Contra queimaduras de sol

O abacate consegue aliviar a dor e diminuir a aparência das queimaduras de sol. Para isso, basta amassar a polpa da fruta, aplicar na região queimada e deixar a máscara de abacate agir por alguns minutos. Depois é só remover e repetir esse processo diariamente.

Creme anti-olheiras

Máscara de abacate - benefícios da fruta + receitas
Fonte: Folha Vitória

As olheiras podem ser causadas por diversos motivos, mas de qualquer forma gera bastante incômodo. No entanto, é possível retardar seu aparecimento utilizando abacate, mas também amenizar sua aparência quando elas já são um problema. Isso porque o abacate consegue descongestionar os vasos sanguíneos, o que diminui essas marcas na região dos olhos.

Para preparar a máscara anti-olheiras você irá precisar de meio abacate amassado e três colheres de aveia. Depois é só misturar bem esses ingredientes até que se forme uma pasta. Aplique nas olheiras e deixe agir por 30 minutos. Por fim, lave o rosto com água corrente para retirar a mistura.

Máscara para fechar os poros

Máscara de abacate - benefícios da fruta + receitas
Fonte: Glamour

Para fechar os poros abertos, a máscara de abacate com mel é a solução ideal. Por isso, misture a polpa de meio abacate amassado com uma colher de sopa de mel. Depois é só aplicar no rosto e deixar por 30 minutos. Depois basta lavar o rosto com água morna.

As propriedades presentes no mel também irão auxiliar no combate ao envelhecimento precoce, às rugas, manchas e flacidez.

Abacate combate manchas e cicatrizes

O abacate também pode ajudar a diminuir manchas e cicatrizes na pele. Para isso, amassar bem a polpa e aplicar no rosto, deixando agir por 10 minutos. Seu poder de nutrição irá auxiliar na diminuição da manchas. Depois dos 10 minutos, é só enxaguar o rosto com água fria. Repita essa aplicação diariamente para um melhor resultado.

Máscara para rugas

Máscara de abacate - benefícios da fruta + receitas
Fonte: Control Body

As vitaminas do abacate conseguem auxiliar a pele na produção de colágeno. Por isso, a máscara de abacate consegue reduzir as rugas e linhas de expressão, dando um aspecto mais jovem à pele. Desse modo, trouxemos duas receitas caseiras muito simples que você pode utilizar para combater os sinais de idade.

Na primeira receita você irá precisar de meio abacate e soro fisiológico. Amasse a polpa do abacate e acrescente um pouco de soro, misture até formar um creme homogêneo, mas cuidado para não ficar muito líquido. Aplique a máscara no rosto e deixe agir durante 20 minutos. Depois é só lavar com água morna.

Nesta segunda receita você precisará de meio abacate, meia banana e a clara de um ovo. Amasse bem a polpa do abacate e da banana e, em seguida, adicione a clara de ovo batida. Misture bem esses três ingredientes até ficar com a textura de um creme. Depois é só aplicar na pele e deixar agir por 30 minutos. Remova com água corrente.

Máscara de abacate para acne

Para amenizar a acne e as manchas de espinhas, combine as propriedades do abacate com o suco de limão. Essa mistura irá nutrir a pele enquanto diminui a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, deixando a pele hidratada e menos oleosa.

Para preparar a máscara, misture à polpa do abacate amassada duas colheres de chá de limão. Depois é só aplicar na pele limpa e deixar agir por 15 minutos. Remova a mistura com água fria.

Hidratante corporal

Fonte: Claudia

Além dos benefícios das máscaras de abacate para o rosto, essa fruta também pode ser utilizada em receitas caseiras de hidrantes corporais. A propósito, trouxemos uma receita muito simples que irá te ajudar a hidratar a pele ressecada.

Basicamente, você deve amassar bem a polpa do abacate até formar uma mistura homogênea. Em seguida, aplique na região que precisa de hidratação e deixe agir por 15 minutos. Depois é só remover com água corrente e repetir sempre que necessário.

Creme de abacate para estrias

As propriedades cicatrizantes do abacate conseguem amenizar as marcas de estrias. Por isso, trouxemos uma receita que utilizará também os benefícios do óleo de amêndoas e da babosa. Para isso, misture bem a geleia de uma folha de babosa, meio abacate amassado e uma colher de sopa de óleo de amêndoas. Depois que obtiver uma mistura homogênea, aplique o creme nas regiões que desejar, massageie e deixe agir por 20 minutos. Por fim, remova bem com água.

Máscaras de abacate para o cabelo

Máscara capilar

Fonte: Pinterest

Para criar um máscara capilar seladora de fios e hidratante, você irá precisar de 1/4 de abacate, meia banana e uma colher de sopa de iogurte natural. Misture bem esses três ingredientes e, em seguida, aplique nos cabelos limpos e úmidos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria.

Outra receita utiliza a polpa do abacate com soro fisiológico. Para isso, misture bem o abacate amassado com o soro e aplique nos cabelos úmidos, deixando agir por 15 minutos. Em seguida, é só remover com água fria.

Máscara de abacate contra caspas

As caspas são um problema capilar que pode ser gerado pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo e sua descamação. Mas, para isso, existe uma receita o caroço do abacate e óleo de mamona ou óleo de rícino. Para preparar, basta ralar o caroço do abacate e adicionar duas colheres de sopa de uma dos óleos escolhidos. Em seguida, aplique a máscara no cabelo seco e limpo, massageando bem o couro cabeludo. Por fim, deixe a mistura agir por alguns minutos e lave normalmente.

Máscara contra piolho e lêndeas

Fonte: Ao Vivo de Brasília

Os piolhos e as lêndeas são um problema que afeta, principalmente, a saúde capilar das crianças. Mas não se preocupe, essa receita irá ajudar a combater esses parasitas. Você irá precisar de cinco caroços de abacate, dois ramo de arruda e uma xícara de água.

Para preparar a máscara, cozinhe os dois ramos de arruda com os cinco caroços de abacate moído em uma xícara de água. Depois que a mistura atingir uma textura de creme, espere esfriar e aplique nos cabelos, do couro cabeludo ao comprimento. Misture bem com o auxílio de um pente e, em seguida, deixe descansar com uma touca por 20 minutos. Por fim, remova a máscara lavando normalmente.

Gostou das dicas para a pele? Então conheça mais alguns produtos para a pele na loja online Pele de Pêssego.

Fontes: Dicas de Mulher Ana Maria Braga

Imagens: RG UOL Claudia Terra Folha Vitória Glamour Control Body Claudia Pinterest Ao Vivo de Brasília

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.