Conheça o Matchá, seus benefícios e várias formas de consumi-lo

O matchá é um pó verde extraído da mesma planta que o tradicional chá verde, porém com muito mais benefícios para a saúde.

Você muito provavelmente conhece o chá verde, mas já ouviu falar sobre o matchá? Então, esse é outro chá, que é obtido a partir da mesma erva que origina o chá verde. Porém, em um processo distinto que garante ao matchá muito mais benefícios para a saúde. Sendo assim  é um dos chás verdes mais populares do Japão, muito devido as suas propriedades antioxidantes e relaxantes. E agora tem sido cada vez mais usado nas dietas ocidentais.

Ele é extraído das folhas de Camellia Sinensis, porém a partir de um cultivo especial, que protege as folhas dos raios solares. Dessa forma, faz com que as propriedades naturais da planta sejam preservadas, fazendo dele um chá muito mais poderoso do que o tradicional chá verde que conhecemos.

Além disso, um dos benefícios que mais chamam a atenção do matchá, é que ele auxilia no emagrecimento. Isso porque conta com altas concentrações de cafeína, teanina e catequinas, substâncias que aceleram o metabolismo. E também ajuda na prevenção de doenças, na redução da retenção de líquidos no organismo e aumenta a energia.

Sendo assim, vamos conhecer tudo sobre o matchá, desde os seus benefícios até formas de consumi-lo.

Matchá

"<yoastmark

O matchá nada mais é do que um pó, especial para chá, obtido das folhas secas de Camellia Sinensis. O processo de obtenção desse chá é feito a partir das folhas mais jovens da planta, que são desidratadas e transformadas em pó.

Durante a produção, as folhas da planta devem ser protegidas do sol, pelo menos um mês antes de serem colhidas. Em seguida, as folhas são expostas ao vapor de água e secam naturalmente, em um longo processo. Mas isso é necessário para a sua oxidação e preservação dos polifenóis naturais. Por fim, são moídas e transformadas no pó verde.

Portanto, todo esse processo faz com que o chá mantenha todas as propriedades da planta em alta concentração. E é justamente isso que o diferencia do tradicional chá verde, já que ele mantém uma quantidade maior de antioxidantes.

Sendo assim, é considerado um alimento com alto poder nutritivo e antioxidante. E comparado ao chá verde comum, tem muito mais catequinas, que ajudam na ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular e desenvolvimento de várias doenças. Além disso, tem ação anti-inflamatória que garante vários outros benefícios.

Benefícios do matchá

"<yoastmark

O consumo de matchá pode trazer diversos benefícios para à saúde. Vários estudos científicos já associaram o consumo desse chá com melhoras no funcionamento do cérebro e no emagrecimento. Sendo assim, vamos conhecer todos os seus benefícios.

Previne o envelhecimento precoce

O matchá é rico em antioxidantes, o que faz dele um poderoso alimento. Então, devido a grande quantidade de antioxidantes e catequinas, ele tem ação bactericida e anti-inflamatória, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

Ação desintoxicante

As folhas de Camellia Sinensis contém grandes quantidades de clorofila, que são mantidas no processo especial de obtenção do matchá. Sendo assim, ele ajuda a eliminar as toxinas presentes no organismo. E sua ação desintoxicante é tão eficaz, que ajuda a eliminar até compostos químicos, como a nicotina e o álcool.

Controla o colesterol ruim

O consumo regular desse chá aumenta o nível de HDL (colesterol bom) e consequentemente regula os níveis de LDL (colesterol ruim). Dessa forma, evita o acumulo de colesterol ruim nas artérias, evitando o seu entupimento e prevenindo a aterosclerose.

Aumenta a imunidade

Rico em vitaminas C, A, K e do complexo B, o matchá ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, protege o organismo de agentes infecciosos e de infecções comuns. Então, ao aumentar a imunidade, o chá combate ainda o desenvolvimento de microrganismo como o vírus da hepatite, da grupe, da herpes entre vários outros.

Melhora a função cerebral

Devido a presença de L-teanina, galato de epigalocatequina, e cafeína em sua composição, o matchá pode melhorar consideravelmente o funcionamento do cérebro. Dessa forma, o consumo regular de dessa bebida aumenta a atenção, o tempo de reação e até a memória.

Aumenta a energia

A presença de cafeína e L-teanina também tem ação prolongando a energia e proporcionando um maior impulso estável do organismo. E diferentemente do café, que gera picos de energia e grandes baixas, o matchá não provoca esses efeitos colaterais. Portanto, ajuda o corpo a se manter desperto e com mais energia.

Ajuda no emagrecimento

Devido as grandes quantidades de catequinas presente no matchá, ele aumenta a atividade termogênica que gera a queima de gordura. Ou seja, acelerando o emagrecimento corporal. Além disso, as epilocatequinas juntamente com a cafeína ajudam no funcionamento do metabolismo, acelerando a perda de peso.

E mais do que isso, rico em fibras, ele também ajuda a regular o intestino e melhora a retenção de líquidos. Tudo isso contribui para o emagrecimento. É ideal para ser consumido antes da prática de exercícios físicos, uma vez que aumenta em até 25% o gasto calórico durante a atividade.

Efeito calmante

As propriedades ativas do matchá são bastante conhecidas por combater o estresse mental e psicológico. Provavelmente é por isso, que esse chá é muito consumido por monges budistas.

Promove saciedade

Devido aos antioxidantes presente em sua composição, o matchá ajuda a liberar um hormônio chamado colecistocinina, que envia informações ao cérebro de que o estômago está cheio. E assim liberar a sensação de saciedade.

Como consumir matchá

"<yoastmark

Como o matchá é encontrado em pó, ele pode ser usado em várias bebidas e receitas. No entanto, a forma mais comum de se consumi-lo é no chá. Mas pode ser incluído também em sucos e pratos especiais. Sendo assim, vamos conferir as formas mais comuns de se preparar e consumir o matchá.

Chá de matchá

"<yoastmark

Ingredientes 

  • 1 colher de chá de matchá;
  • 100 ml de água

Modo de preparo 

Aqueça a água e desligue o fogo antes de começar a ferver. Então espere esfriar um pouco e coloque a água morna em uma xícara com o pó de matchá. Misture bem até que o pó se dissolva completamente. Se preferir o sabor mais leve, pode aumentar a quantidade de água ou adicionar canela e raspas de gengibre.

Shake de matchá

"<yoastmark

Ingredientes 

  • 1/2 copo de iogurte natural
  • 2 colheres de mel
  • 1 colher de matchá
  • Cubos de gelo

Modo de preparo

Coloque todos ingredientes no liquidificador e bata até ficar com uma textura cremosa de shake. Essa versão é ideal para ser consumida antes da prática de exercícios físicos.

Suco de matchá

"<yoastmark

Ingredientes

  • 1/2 xícara de suco de laranja;
  • 1/2 xícara de leite de soja;
  • 1 colher de pó de matchá

Modo de preparo 

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata tudo. Contudo, o ideal é servir o suco gelado e sem açúcar.

Muffins com matchá

"<yoastmark

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de aveia ou de amêndoas;
  • 4 colheres de fermento em pó;
  • 2 colheres de sal;
  • 2 colheres de pó de matchá;
  • 1/2 xícara de mel;
  • 360 ml de leite de coco ou de amêndoas;
  • 160 ml de óleo de coco

Modo de preparo 

Em um recipiente, misture a farinha de aveia com o fermento, o sal e o pó do chá. Em outro recipiente, misture o mel, o leite e o óleo. Então, depois incorpore a mistura líquida à farinha aos poucos até formar uma massa homogênea. Por fim, coloque a massa em forminhas para muffins e leve ao formo pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.

Contraindicações

"<yoastmark

Então embora tenha uma enorme variedade de benefícios, assim como outros chás o matchá também tem algumas contraindicações. Portanto, o consumo desse chá não é indicado para mulheres gravidas e lactantes, salvo em casos com prescrição médica.

Além disso, pessoas com hipertensão ou hipertireoidismo também devem evitar o consumo do chá. Isso porque esse chá acelera o metabolismo e consequentemente a frequência cardíaca. Contudo, no caso de pessoas que sofrem com insônia, devem tomar cuidado com o consumo em excesso desse chá, especialmente à noite.

Enfim, o que achou dessa matéria? Já conhecia esse chá ? Aliás, aproveite para conferir também a dieta do chá de hibisco que emagrece 4 quilos em 15 dias.

Fontes: Tea Shop M de Mulher Ocean Drop Tua Saúde

Imagem destacada: Gshow

Imagens: Rodrigo e Roberta Lifestyle ao Minuto Claudia Claudia Americana Digital Zaffari Pinterest Tua Saúde

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.