Mau cheiro no ralo – Causas, como eliminar e prevenir + receita caseira

O mau cheiro no ralo pode ocorrer por conta de sujeiras e gases presentes nas tubulações. Aprenda como eliminar esse problema!

O mau cheiro no ralo, pias e vasos sanitários geralmente estão sinalizando problemas como, por exemplo, entupimento ou excesso de gases nas tubulações. Além disso, um outro motivo para o mau cheiro é a presença de matéria orgânica dentro do encanamento que formam uma camada de gordura com odor desagradável.

Por ser um problema muito comum e simples de ser identificado, é muito fácil eliminar o mau cheiro no ralo. No entanto, vale ressaltar primeiramente que, para evitar que isso aconteça, é preciso estar atento em realizar uma boa instalação, utilizar produtos de qualidade durante a limpeza e não jogar nenhum tipo de resíduo, como papel higiênico, cabelos e restos de comida no ralo.

Então, para te ajudar a se livrar de uma vez por todas do mau cheiro no ralo, nós, da Área de Mulher, separamos um guia com algumas dicas super fáceis e eficientes. Continue por aqui e confira!

Causas

Mau cheiro no ralo: saiba como eliminar e evitar que aconteça
Ymaa

Primeiramente, antes de saber como acabar com o mau cheiro no ralo, é necessário entender o motivo deste problema. A resposta é muito simples pois existem poucas causas que podem gerar odores ruins, como, por exemplo, ralo entupido, ralo seco, ou ralos instalados incorretamente, sem o fecho hídrico.

Para identificar se o ralo está propício ao entupimento, preste atenção se a água está correndo rapidamente ou lentamente pelos tubos. Objetos como alimentos, cabelos, papel higiênico e até mesmo a espuma do shampoo é capaz de bloquear o ralo e causar o mau cheiro.

Já quando o ralo está seco, o mau cheiro acontece por não haver a barreira de água que evita que os gases voltem pelo encanamento. Esse é o pior e mais forte tipo de mau cheiro no ralo, já que o odor do esgoto passa a exalar pela casa.

Como eliminar mau cheiro no ralo

CMO

Ralo entupido

Se o seu ralo estiver entupido, primeiramente, é necessário livrar-se dos elementos que ficam na tampa , liberando a passagem de água. No entanto, se você perceber que o entupimento não pode ser visto a olho nu, é preciso realizar uma limpeza dos canos e utilizar produtos específicos para desentupimento.

Além disso, vale lembrar que os ralos de banheiro são um pouco mais difíceis de serem desentupidos. Portanto, conte com ajuda profissional para evitar danos à tubulação.

Ralo seco

Quando há a percepção do ralo seco, o mau cheiro pode ser resolvido com o abastecimento da água e, caso isso não seja o suficiente, é preciso a substituição da tubulação danificada.

Instalação inadequada

Por fim, quando o mau cheiro no ralo é devido a má instalação não há outra opção a não ser a troca da peça por completo.

Receita caseira para tirar mau cheiro no ralo

Mau cheiro no ralo: saiba como eliminar e evitar que aconteça
Bonanza

Ingredientes:

  • ½ Xícara de bicarbonato de sódio;
  • 3, 5 Litros de água morna;
  • 1 Xícara de vinagre branco.

Modo de preparo (aplicação)

Misture todos os ingredientes em um recipiente e depois despeje a mistura no ralo. Então, deixe agir por cerca de 30 minutos e retire com água.

Este procedimento deixa um cheiro mais agradável no ambiente, no entanto, é apenas uma solução simples e que pode não resolver 100% o mau cheiro no ralo.

Como evitar mau cheiro no ralo

Decor Fácil
  1. Primeiramente, o principal fator para manter os ralos sempre cheirosos e longes de odores ruins é manter uma rotina de limpeza frequente. Lembre-se de lavar bem o vaso sanitário e as pias também, pois são os principais responsáveis pelo cheiro de esgoto.
  2. Pias muito utilizadas podem ter a água do sifão (fecho hídrico) evaporada, então, para evitar que isso aconteça, deixe a água correr por alguns minutos diariamente.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Como tirar cheiro de mofo dos cômodos, objetos e paredes.

Fontes: Casa Prática, Fossa Trat, Desentupidora, Krona.

Fontes das imagens: Desentupidora, Ymaa, CMO, Desentupidora Bonanza, Decor Fácil.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.