Melhorar a circulação sanguínea com alimentação e hábitos saudáveis

Apesar da má circulação ser um problema que implica em vários sintomas prejudiciais à saúde, é muito fácil melhorar a circulação sanguínea.

Uma má circulação sanguínea implica em vários sintomas prejudiciais à saúde, como dores no corpo, inchaço, cansaço respiratório entre outros. Geralmente, a causa está ligada ao sedentarismo e hábitos nada saudáveis. Sendo assim, a solução para melhorar a circulação sanguínea não é tão difícil, aliás, é muito mais simples do que se imagina.

Para ajudar a melhorar a circulação sanguínea, algumas mudanças de hábitos podem solucionar de vez o problema. E com isso, aliviar todos os sintomas e melhorar a qualidade de vida. A começar pela alimentação. Ingerir alimentos ricos em vitamina C, água e antioxidantes, tais como frutas, legumes e peixes ajudam e muito. Bem como a prática de uma atividade física prazerosa.

Fazendo isso, é possível aliviar consideravelmente todos os incômodos causados pela má circulação sanguínea. Caso essas mudanças não apresentem o resultado esperado, o problema pode ser mais sério, sendo um indicativo de uma doença cardíaca ou renal. Nesse caso,  pode ser necessário consultar um médico para obter um diagnostico preciso do problema.

Sendo assim, hoje iremos conhecer dicas do que fazer para melhorar a circulação sanguínea e acabar de vez com os seus sintomas.

Alimentos para melhorar a circulação sanguínea

Première

Como dito anteriormente, a alimentação é o primeiro passo para melhorar a circulação sanguínea. Sendo assim, alguns alimentos são essenciais em uma dieta que visa melhorar a circulação sanguínea:

  • Frutas como laranja, limão, kiwi, morango são ótimas para melhorar a circulação sanguínea. Isso porque essas frutas são ricas em vitamina C, que ajuda a fortalecer a parede dos vasos sanguíneos.
  • Peixes como salmão, atum, sardinha, bem como sementes de chia também são indispensáveis em uma dieta saudável. Estamos falando de alimentos ricos em ômega 3, que ajuda a deixar o sangue muito mais fluído, o que facilita a circulação.
  • O alho e a cebola são alimentos ricos em alicina, uma substância que ajuda a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos.
  • Tomate, castanha-do-pará, amêndoas e manga são fontes de antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos.
  • Abacate, iogurte e folhas de beterraba também entram nessa lista por serem ricos em potássio, uma substância essencial para a saúde do sistema cardiovascular. Isso porque o potássio ajuda a eliminar e regular a água nas células do corpo, consequentemente diminuindo o inchaço causado pela retenção de líquidos.
  • O melaço além de muito saboroso, é rico em ferro e outros minerais que favorecem a produção de glóbulos vermelhos e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, possui ação anti-inflamatória. Contudo, o seu consumo deve ser equilibrado, de duas a três colheres por dia já são suficiente.
  • Pimentas, especialmente as mais picantes, como a pimenta-caiena, por exemplo são ótimas para a saúde. Isso porque possuem capsaicina, uma substância que tem alta propriedade vasodilatadora, que estimula o fluxo sanguíneo. Além disso, elas ajudam a equilibrar os níveis de colesterol e pressão arterial, ao mesmo tempo que impedem a formação de coágulos.
  • Gengibre e açafrão também possuem propriedades anti-inflamatório e antioxidantes, consequentemente, são ótimo aliados da circulação sanguínea.

Dicas alimentares para melhorar a circulação sanguínea

Dr. Daniel Stellin

Sabendo quais são os alimentos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, você pode começar incluindo eles aos poucos se não tiver o costume de ingerir regularmente.

Por exemplo, trocando o refrigerante por sucos naturais, optando por temperos e molhos feitos a base de alho e azeite, e substituindo as carnes por peixes. Também é imprescindível diminuir o consumo de alimentos ricos em sal e gordura, tais como embutidos, frituras, e alimentos industrializados que tendem a dificultar a circulação sanguínea.

Além disso, algumas dicas simples podem te ajudar a melhorar a sua alimentação, confira a seguir:

  • Ingerir suco de laranja e morango pela manhã.
  • Optar por peixes no jantar.
  • Usar alho e cebola em suas receitas, especialmente os cozidos.
  • Legumes no almoço e no jantar são indispensáveis. Desse modo, você pode variar entre saladas e legumes cozidos.
  • Tomar suco de beterraba diariamente, ao menos um copo.

Hábitos que contribuem para melhorar a circulação sanguínea

Tilt

Além de uma alimentação saudável e balanceada, rica em vitaminas e minerais, alguns hábitos podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea.

Caminhada

Caminhar é preciso e faz muito bem para a saúde. Se o intuito é melhorar a circulação sanguínea, a caminhada é o primeiro passo. Faça caminhadas regulares e sinta a diferença instantânea, já que o coração começa a trabalhar mais de imediato. Além de contribuir com o emagrecimento, caminhar também aumenta o fluxo sanguíneo, consequentemente expandindo os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão. Tudo isso facilita o transporte de oxigênio por todo o organismo.

Relaxar

O estresse é inevitável, e faz muito mal à saúde, inclusive a circulação sanguínea. Tendo em vista que é muito difícil não se estressar com nada a dica é procurar formas de relaxar durante ao dia. Cada um tem uma forma de relaxar, encontre o que melhor funciona para você e inclua isso na sua rotina diária. Pode ser a prática de exercícios de respiração, meditação, dormir bem, fazer algo prazeroso e assim por diante. Tudo isso ajuda a diminuir o estresse e ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Se movimentar

Nada melhor para a circulação do que se movimentar, nesse sentido um hábito que pode ser incluído na sua rotina é usar as escadas. Mesmo que tenha um elevador disponível, experimente subir alguns degraus diariamente. É uma forma de incluir uma atividade física para quem não tem tempo para se dedicar somente a isso. Ao subir as escadas, o sangue flui melhor pelo corpo, começando pelo interior dos pés.

Fazer alongamento

Ficar parado na mesma posição por muito tempo não é bom para o corpo. Sendo assim, se você costuma ficar parado por muito tempo, seja pelo trabalho ou outro motivo, inclua o alongamento na sua rotina. Levante e caminhe um pouco, estique as pernas e os braços. Além de aliviar a tensão, isso irá ajudar a melhorar a circulação e evitar dores no corpo.

Parar de fumar

Não é novidade para ninguém que o tabagismo faz muito mal à saúde, incluindo a circulação sanguínea. Sendo assim, por mais difícil que seja parar de fumar, esse é um hábito que deve ser extinto da sua vida. Isso porque a nicotina presente no cigarro, afeta as paredes das artérias e favorece o surgimento de varizes. Ao fumar, os vasos sanguíneos são contraídos e isso aumenta o risco de doenças pulmonares. Portanto, parar de fumar é essencial para melhorar a circulação sanguínea.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como melhorar a TPM – 8 dicas para ajudar e receitas.

Fontes: Tuasaude Ecycle

Imagem destacada: Campinas Café

Imagens: Première Dr. Daniel Stellin Tilt

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.