Menstruação borra de café, o que é? Possíveis causas e tratamentos

A menstruação borra de café é caracterizada por um leve sangramento de coloração marrom e normalmente não se trata de um problema grave.

Durante a fase reprodutiva da mulher, várias alterações no seu corpo podem influenciar no seu ciclo menstrual, e também sua menstruação. Sendo assim, é normal que a menstruação da mulher sofra alterações, no fluxo e coloração durante a vida. Um exemplo disso é a chamada menstruação borra de café. Ela leva esse nome devido à coloração amarronzada do corrimento, que vem em pequenas quantidades.

A menstruação borra de café, ou menstruação marrom ou escura pode ocorrer por diversas causas. Apesar de precisar de um pouco mais de atenção, muitas vezes não configura um problema grave. Inclusive, uma das principais causas desses escapes amarronzados é a baixa de progesterona, hormônio que está relacionado à fertilidade.

Portanto, hoje iremos entender melhor o que é a menstruação borra de café, as possíveis causas e tratamentos quando for o caso.

O que é menstruação borra de café

Vix

Como se sabe, a menstruação é algo natural que ocorre com todas as mulheres mensalmente, desde a puberdade até a chegada da menopausa. No entanto, apesar de ser algo normal, durante a vida da mulher ela passa por alterações de acordo com o organismo e mudanças sofridas por ele. Sendo assim, algumas mulheres podem apresentar um fluxo mais intenso, mediano e até irregular. E isso não é necessariamente um problema.

Contudo, a menstruação e o ciclo menstrual pode ser um indicativo dos aspectos da saúde da mulher. Portanto, quando a menstruação apresenta alguma irregularidade, seja no fluxo ou na coloração, isso pode ser um indício de alguma disfunção. Podendo ela ser hormonal de origem ovariana, de tireoide, da hipófise ou glândula suprarrenal ou até mesmo sintoma de gravidez.

Nesse sentido, a menstruação borra de café, como é chamada, é caracterizada por um sangramento de coloração marrom. Ela normalmente ocorre nos primeiros ou últimos dias do ciclo menstrual. Quando ela ocorre fora do período menstrual, o sangramento costuma vir em pouca quantidade, ao contrário da menstruação, quando o fluxo de sangue é maior e contínuo.

Então, por conta da permanência do sangue no canal vaginal, ele acaba se misturando com as demais secreções fisiológicas da região. Assim,  ocorre uma deterioração natural do sangue. Por isso ele tem a cor amarronzada, que parece mesmo com uma borra de café.

A menstruação borra de café

Viva Bem

Um dos principais motivos desse tipo de menstruação está relacionado a questões hormonais da mulher. Na maioria dos casos, a menstruação borra de café acontece devido o organismo está com falta de progesterona. Isso é muito comum quando o organismo produz uma quantidade desse hormônio e de repente essa quantidade diminui.

A produção de progesterona pode diminuir por vários motivos internos da mulher, mas também pode estar relacionada a questões externas, como o uso da pílula anticoncepcional ou uso frequente da pílula do dia seguinte.

Esse tipo de medicamento normalmente é composto por progesterona. Nesse caso, ela é sintética, que é diferente da que é produzida nos ovários e tem como principal função controlar a puberdade e preparar o corpo para uma gestação. Então, a progesterona sintética tem como principal função inibir o funcionamento dos ovários e da ovulação. Portanto, após o uso desse medicamento é comum ocorrer os escapes de cor marrom, especialmente na troca de anticoncepcional.

Possíveis causas da menstruação borra de café

menstruação borra de café
Laboratório Unidos

Então, quando a mulher não toma anticoncepcional a causa ainda pode ser a baixa de progesterona. Nesse caso, ela será causada por motivos do organismo. Mas quando não se trata disso, a menstruação borra de café pode ser um dos primeiros sintomas de gravidez.

Desse modo, a menstruação marrom pode ser resultado da nidação, que é quando o óvulo se prende a parede uterina. Quando isso acontece, é normal ocorrer um pequeno sangramento. Mas isso não é uma regra absoluta, portanto antes de comemorar ou se desesperar o recomendado é esperar alguns dias para fazer o teste de gravidez para ter certeza.

Agora se a menstruação borra de café for constante no dia a dia e nos ciclos menstruais, é um indicativo para procurar um médico para investigar a fundo as possíveis causas. Entre as causas mais mais comuns estão:

Endometriose

Isso ocorre quando o endométrio, ou seja, a a parede interna do útero cresce em outras parte do corpo. São eles pélvis, ovários, intestino, bexiga, reto e peritônio. Se for esse o caso, o diagnóstico só é possível por meio de uma ultrassom endovaginal e exames de laboratório.

Baixa hormonal

Quando há uma baixa em algum dos três hormônios fundamentais para o ciclo menstrual, o problema pode acontecer. Ou seja a progesterona, o estrogênio ou o  LH os outros podem ser afetados e isso pode gerar vários problemas da saúde.

Ciclo anovulatório

Quando o ciclo menstrual não acontece devido a falta de ovulação e nem há espessamento do endométrio é comum ocorrer o sangramento mais escuro. Isso ocorre quando a mulher não menstruou e não acumulou sangue de menstruação. Então, na falta de sangue acaba saindo apenas uma borra.

Inflamações uterinas

No caso de problemas causados pela entrada de bactérias e infecções nos órgãos internos, como trompas, útero e ovários pode ocorrer o sangramento escuro. Nesse caso, o diagnóstico é feito através do exame Papanicolau.

Contudo, embora esse sangramento possa ter causas naturais, é sempre bom ter um diagnóstico seguro da real causa dessa alteração. Assim, se for preciso, inicia-se o tratamento o quanto antes.

Tratamentos

menstruação borra de café
Women’s Health

Então, como visto até aqui, a menstruação borra de café pode ocorrer por vários motivos, as vezes sendo algo normal e as vezes não. Quando se tratar de um problema é preciso obter um diagnóstico preciso para então fazer o tratamento quando necessário. O tratamento por sua vez é específico de acordo com cada causa.

Por exemplo, caso devido à uma falha no anticoncepcional, o recomendado é procurar um médico. Ele irá lhe receitar o remédio que melhor se adapta ao seu organismo. Agora, se a causa for uma infecção, será necessário o uso de remédios específicos.

Quando o problema ocorrer por uma falta hormonal, pode ser necessário fazer uma reposição de acordo com o caso. O mesmo acontece para a pílula do dia seguinte, onde um acompanhamento precisa acontecer até a saúde íntima voltar aos eixos. Lembrando que esse tipo de medicamento só deve ser usado em último caso.

Mas, independentemente do caso é muito importante procurar um ginecologista, nem que seja apenas para tirar as dúvidas sobre a menstruação borra de café.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Menstruar duas vezes – Possíveis causas para acontecer no mesmo mês.

Fontes: Origen Trocando Fraldas Mil Dicas de Mãe

Imagens: Da Pimenta Vix Viva Bem Women’s Health Laboratório Unidos

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.