Menstruação causa anemia? Entenda melhor o assunto e as causas

Essa é uma questão que causa dúvida em muitas pessoas, afinal, a menstruação causa anemia? Pode causar, mas não é a única razão.

Como sabemos, a menstruação é algo completamente normal e natural que faz parte do ciclo de vida da mulher. No entanto, cada mulher lida de forma diferente com o ciclo menstrual, até porque cada organismo é único e reage de uma forma, com sintomas e reações distintas. No entanto, algo que ainda é pouco discutido e causa muitas dúvidas é se a menstruação causa anemia.

Não que seja algo como um “efeito colateral” da menstruação, mas em alguns casos, ela pode sim causar anemia. Isso porque a perda mensal de sangue, especialmente quem tem um fluxo menstrual muito intenso pode tornar a mulher mais suscetível a anemia, devido a deficiência de ferro. Entre os sintomas mais comuns da anemia causada pela menstruação estão o cansaço, a fraqueza e falta de fôlego.

Por isso, hoje iremos esclarecer melhor porque a menstruação causa anemia, os primeiros sinais, e como lidar com o problema.

O que é anemia?

Viva Bem

Antes de estabelecer entender porque a menstruação causa anemia, precisamos entender o que é a anemia em si. Se trata de um problema de saúde pública que afeta toda a população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a anemia é a doença nutricional mais impactante do mundo, atingindo cerca de 20% a 30% da população mundial.

A anemia é caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos ou hemoglobina no organismo. A hemoglobina é uma proteína muito importante, que contém ferro dentro dos seus glóbulos vermelhos. Ela é a responsável por transportar as moléculas de oxigênio para as células do corpo. Então, com a redução dos glóbulos vermelhos, o corpo pode acabar não recebendo o oxigênio suficiente para funcionar corretamente.

Sendo assim, essa condição também pode estar relacionada ao ciclo menstrual, ou seja a menstruação.

Menstruação causa anemia?

Vida 1000

Então, sim, a menstruação causa anemia. Mas ela não é a única causa dessa condição. Ela pode ser uma das causas, entre muitas outras.

Qualquer mudança no ciclo de vida de um glóbulo vermelho pode resultar na anemia. Entre as causas mais comuns podemos citar a perda de sangue, infecções por parasitas, deficiências nutricionais, dieta pobre em ferro, problemas de absorção de nutrientes e até doenças crônicas. Então, entre tantas causas, nessa matéria vamos focar apenas na anemia por deficiência de ferro, que é um tipo específico de anemia que pode estar relacionada com a menstruação.

Nesse caso, ela acontece devido a perda de sangue durante a menstruação, quando os glóbulos vermelhos diminuem naturalmente. Portanto, ela é mais comum quando uma mulher tem um fluxo menstrual muito intenso, tão intenso que os níveis de hemoglobina ficam muito baixos, beirando a anemia.

Então, quando o ferro perdido não é reposto, pode sim causar a anemia. Por esse motivo, é tão importante que as mulheres que ainda menstruam tenha uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, especialmente o ferro, para evitar que isso aconteça.

Menstruação e anemia

Korui

No entanto, apesar de que qualquer pessoa pode ser suscetível a ter anemia, no caso do quadro relacionado à menstruação, algumas características são determinantes. Por isso é importante estar atento a alguns fatores.

A começar pelo fluxo menstrual, pessoas com fluxo mais intenso são mais propícias a desenvolver anemia por deficiência de ferro. Então, para que o fluxo menstrual seja considerado intenso, é preciso que a pessoa tenha um sangramento acima dos típicos 80 ml por ciclo. Mas há algumas variáveis que podem estar por trás do fluxo muito intenso, tais como desequilíbrio hormonal, miomas uterinos, adenomiose, pólipo, ou até mesmo disfunções sanguíneas.

Mas é importante frisar que a menstruação não é a única razão ginecológica para a anemia. Durante a gravidez e amamentação, bem como qualquer outro período de crescimento intenso e desenvolvimento, há uma perda considerável de ferro pelo organismo. Então, nesses períodos, a mulher precisa de duas a três vezes mais a quantidade normal de ferro que precisaria sem estar grávida.

Além disso, a perda de sangue durante o parto também pode contribuir para acentuar o quadro de anemia.

Sintomas da anemia

Viva Bem

A anemia, especialmente a por deficiência por ferro pode demorar a demonstrar sintomas. Ela pode acontecer de forma lenta, ao longo dos anos, sendo difícil reparar nas mudanças. Ela é caracterizada principalmente por um cansaço inexplicável, onde falta disposição e força para realizar tarefas simples. Além disso, pode aparecer em mudanças nos cabelo, unhas e pele. Então, os principais sintomas da anemia causada por menstruação são:

  • Cansaço constante;
  • Fraqueza;
  • Falta de fôlego;
  • Apatia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Palpitações no coração;
  • Intolerância ao frio;
  • Palidez;
  • Tontura;
  • Unhas fracas e quebradiças;
  • Pele amarelada;
  • Queda de cabelo;
  • Rachaduras no canto da boca.

O que fazer?

Hapvida

Então menstruação causa anemia, e você suspeita que tenha desenvolvido a condição, então a primeira coisa a se fazer é ir ao médico. Seja clara e específica sobre o seu histórico de saúde, o seu ciclo menstrual e hábitos alimentares. A partir disso um hemograma completo pode ser feito para identificar se a paciente tem ou não anemia.

Os exames confirmaram a anemia, que fazer então? A primeira coisa que vem a cabeça devido ser uma anemia por deficiência de ferro é: comas mais alimentos com ferro. O que não está errado, isso pode ser um primeiro passo, mas não é só isso.

Quando uma pessoa está com anemia por deficiência de ferro, muitas vezes apenas o consumo diário de alimentos com o nutriente não são suficientes para corrigir a deficiência. Então, recorre-se comprimidos de ferro e suplementação de ferro como o tratamento mais comum.

No entanto, não basta simplesmente começar a fazer a suplementação. O médico é quem deve indicar o melhor tratamento, dependendo do tipo de anemia e a origem do problema. Existem vários tratamentos diferentes para tratar a anemia, por isso é tão importante se certificar do tipo e causas do problema para obter a melhor solução.

Por fim, é importante salientar que a menstruação não é o único fator responsável pelo maior risco de anemia em mulheres. O fato é que a anemia por deficiência de ferro ocorre devido a um desequilíbrio no organismo, e que pode ter várias causas, e a menstruação é apenas uma forma de evidenciar isso.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Menstruação irregular – Causas, sintomas e tratamentos.

Fontes: Clue Minha Vida Korui Pantys 

Imagens: Viva Bem Viva Bem Vida 1000 Korui Viva Bem Hapvida

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.