Menstruação chegando – Como interpretar os sinais corretamente

Período menstrual próximo? É possível sim saber quando é sintoma da menstruação chegando. Basta ficar de olho nos sinais do corpo.

A mulher que nunca sentiu o período menstrual próximo, é de fato uma grande sortuda. A menstruação chegando é um dos momentos mais instáveis para a vida da mulherada. Inconstância no humor, falta de ânimo e uma montanha russa de sensações compõe esse tempo vermelho, e pode ser bastante perturbador. Bom mesmo é o fim do ciclo menstrual se aproximando.

Mas, ainda bem que o corpo fala, não é? É muito difícil passar despercebido o final do ciclo, porque alguns sinais básicos são dados pelo organismo para dizer que o sangramento vem vindo por aí. Aos poucos vamos pegando intimidade e notando mais claramente estes sinais.

Menstruação chegando, como saber?

Clue

Às vezes perdemos um pouco a noção do tempo e esquecemos de dar aquela conferida no calendário para ver se há sinal da menstruação chegando. O fim do ciclo menstrual se aproximando quando não é interpretado antecipadamente pode acabar levando a mulher a loucura.

O início do período é assustador e antes da menstruação descer passamos por uma sessão de provas no dia a dia. Em geral, a sensação mesmo é que tudo está dando completamente errado. O clássico dos sinais é aquela vontade de chorar inesperada e a vontade de comer insaciável nos momentos mais estranhos possíveis.

Sintomas da menstruação chegando

Bacana

Enfim, agora que citamos alguns dos sintomas da menstruação chegando, vamos abrir mais o leque de sinais para você saber de primeira quando o ciclo menstrual está próximo. Não se assuste, pois apesar de dolorosos e angustiantes tudo isso passa. Menstruar é necessário para a saúde do organismo feminino, pior mesmo seria a sua ausência.

Alteração de humor

Vecteezy

Quando o fim do ciclo está se aproximando nós mulheres começamos com uma oscilação de humor quase difícil de aguentar. Aliás, a loucura hormonal dentro do corpo é tão grande que um hora estamos chorando, outra rindo para as paredes ou então com muita raiva. Ao contrário do que pensam os desavisados, esse sintoma é natural antes do fim do ciclo.

Espinha no rosto

Super Interessante

O desequilíbrio hormonal é sobretudo o maior vilão de todos e dá vem para mostrar bem a menstruação chegando. O período menstrual próximo desencadeia uma séria de acnes no rosto. Durante esse tempo o estrogênio e progesterona ficam intensos e afeta diretamente na pele, principalmente da região da face.

Por fim, uma dica para perceber sinal de alerta para os dias vermelhos para quem tem pele oleosa é o aumento da oleosidade da pele. Ou seja, notou essa diferença inexplicável é só aguardar alguns dias que a surpresinha está por vir. Portanto, sem desespero! Os sintomas presentes não são premonições para o fim do mundo.

Insônia

Vix

Este talvez seja o pior dos piores quando falamos de sintomas. A insônia é característica que também envolve a lista de aviso da menstruação chegando. Não dormir também traz consequência para outras sensações como irritabilidade, ansiedade. Com os hormônios loucos, sem uma boa noite de sono, e zilhões de coisas para fazer é quase impossível não ficar irritada.

Aumento dos seios

Universa

Para a mulherada que, no geral, não sente nada, nadica de nada, de sintomas e tem os seios maiores no período menstrual próximo é ótimo. Contudo para as mulheres que sentem tudo, isso pode ser um grande desconforto. Além de grandes os peitos se tornam bem doloridos a qualquer contato devido a quantidade de hormônios no corpo.

Inchaço

Universa

Uma informação que, acima de tudo, deve ser levada em consideração é o inchaço quando a menstruação está chegando. O corpo feminino retém muito mais líquido do que o comum durante esse tempo. Portanto, não subestime o quanto isso pode ser desconfortável e avassalador, pois acaba de princípio com autoestima da mulher.

Além disso é muito ruim ficar se sentindo enorme e a pressão feita na barriga é de tirar do sério. O problema é que apesar das mil receitas para desinchar, o remédio mesmo é sentar, respirar e esperar passar o fim do ciclo menstrual se aproximando.

Dor de cabeça

Go Outside

Atualmente qualquer coisinha pode nos dar dor de cabeça. Mas, não se engane, uma dessas dores pode ser o sinal da menstruação chegando. Essa é só para quem realmente conhece o próprio organismo ou não tem recorrências frequentes de dores dessa categoria. Portanto, não descarte essa possibilidade caso não encontre justificativa plausível para a sua dor.

Dor nas pernas

Incrível

Outro sintoma muito certeiro quando o período menstrual próximo está chegando é as incômodas dores nas pernas. O pico de hormônios chamado de estrogênio é o maior causador deste desconforto. Ele atua no corpo neste tempo dilatando as os vasos sanguíneos e isso pode ser bem dolorido dependendo no organismo da mulher.

Dor de barriga no período menstrual próximo

M de Mulher

A princípio, raramente conseguimos identificar este sinal, mas a dor de barriga é outro importante sintoma para avisar o fim do ciclo menstrual aproximando. A região da barriga, principalmente do útero, fica muito sensibilizado com toda a preparação para a menstruação. O movimento de contração pode acabar confundindo cólica com vontade de ir ao banheiro.

Fome insaciável no período menstrual próximo

Freepik

Cortisol é o nome desse vilão da fome insaciável. Com o aumento dos hormônios no corpo este danadinho causa muito mais estresse e consequentemente aumenta bastante a vontade de comer. Quando estamos assim, a necessidade de sentir prazer ingerindo algo é muito forte, portanto é mais um sintoma para a menstruação chegando.

Indisposição e cansaço no período menstrual próximo

Pinterest

Realmente não é fácil menstruar. O útero da mulher trabalha tanto neste tempo expulsando todas a preparação não utilizada para engravidar que elas acabam ficando extremamente cansadas. O fim do ciclo menstrual aproximando é realmente esgotante quando há uma movimentação infinita de hormônio pelo corpo.

Ansiedade no período menstrual próximo

Exame

Por fim, a junção sufocante da falta de sono, fome insaciável, estresse, dor de cabeça e todas as outras associadas afinal a um mundo que não para é a chave para gerar a ansiedade. São tantas coisas para resolver e lidar durante o dia que acabamos nos entregando ao desespero e as janelas fechadas.

Mas, não se desespere, o segredo mesmo é saber lidar com o próprio corpo e tomar conhecimentos desses sinais. Lidar sobretudo com o desconhecido é muito mais difícil do que estar ciente de algo palpável e que podemos dar nome. Portanto não se abstenha de parar, respirar, tomar conhecimento do seu calendário e deixar o tempo passar.

Enfim, gostou dessa matéria? Então também leia mais curiosidades como essa em Realmente existe sincronização de ciclo menstrual?

Fontes: Tua Saúde,  Metrópolis, Só Delas, Clue, Só Delas 2, Drauzio,

Fontes de imagens: Clue, Bacana, Vecteezy, Super Interessante, Vix, Universa, Universa 2, Go Outside, Incrível, M de Mulher, Freepik, Pinterest, Exame

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.