Verdade! Começamos com a principal e mais comum dúvida de quem deseja colorir o cabelo. De fato, a coloração tende a agredir a saúde dos fios, até porque estamos falando de um processo químico que muda a estrutura do cabelo. Mas calma, isso não é um fator determinante para você desistir.

1. Coloração agride os fios?

Verdade! Seguindo a lógica da primeira pergunta, por mais que seja usado um produto de qualidade e o procedimento seja feito com um profissional qualificado, as alterações químicas acabam danificando o cabelo. Portanto é preciso reparar o cabelo, com máscaras hidratantes e reconstrutoras no dia a dia.

2. É preciso reparar o cabelo depois? 

Depende! No caso de quem quer apenas cobrir poucos fios brancos, mantendo um visual mais natural, o tonalizante pode ser a melhor opção. Contudo, se a pessoa tem mais de 40% dos cabelos brancos e deseja cobrir 100%, o mais indicado é usar a tinta permanente que oferece uma cobertura completa.

3. Qualquer tinta cobre os fios brancos?

Verdade! Até porque coloração não clareia coloração. Então, no caso de um cabelo que já foi colorido, só será possível clarear caso faça uma decapagem, que é a remoção dos pigmentos colocados pela coloração existente no cabelo.

4. Cabelo virgem é mais fácil de colorir?

Verdade! No caso, a tinta de cabelo só consegue clarear até três tons. Então, dependendo da cor dos fios, para chegar a um tom muito mais claro será necessário passar por uma descoloração para remover os pigmentos naturais do cabelo.

5. Clarear é mais difícil que escurecer?

Verdade. Sim, é muito indicado deixar os cabelos sem lavar alguns dias antes da coloração. Isso porque os óleos naturais do couro cabeludo agem protegendo os fios durante a coloração. Aliás, eles reduzem consideravelmente a sensação de irritação no couro cabeludo durante o procedimento de coloração.

6. Deixar o cabelo sem lavar antes de pintar?

Quem tem os cabelos coloridos, usar shampoos e outros produtos próprios para fios tingidos é fundamental para manter a cor do cabelo. Isso porque esses shampoos específicos para cabelos coloridos ajudam que os pigmentos se mantenham por mais tempo nos fios, além é claro de ajudar nos cuidados com os fios tingidos.

7. Shampoo para cabelos tingidos?

Verdade! Quem tem o cabelo loiro claro, deve tomar muito cuidado, especialmente no verão. O sulfato de cobre, que é usado no tratamento da água, pode fazer com que os fios loiros fiquem com um tom esverdeado.

8. Banho de piscina pode deixar o cabelo verde?

Depende! O fato é que até as primeiras 16 semanas de gestação, os médicos não recomendam que a mulher pinte o cabelo. No entanto, depois dos 3 meses já é mais tranquilo fazer isso.

9. Não pode pintar o cabelo durante a gravidez?