Moda para baixinhas: 6 dicas para valorizar o seu corpo

Confira nossa seleção de dicas e truques de moda para mulheres baixinhas que querem parecer mais altas sem precisar de saltos.

Moda para baixinhas: dicas para valorizar o seu corpo

A moda é democrática e não existem regras que te impeçam de se expressar por meio dela. O biotipo de modelos super altas e magras, como Bella Hadid e Kendall Jenner, é um padrão somente nas passarelas. Fora delas, a realidade é bem diferente. No Brasil, por exemplo, a média de tamanho feminina é de 1,60m. Mesmo assim, uma grande pergunta ainda paira sobre nós: o que fazer quando o imaginário estatural beira os 1,80m, mas a vida real é outra? Quais as opções de moda para baixinhas?

Bom, o cenário apresentado pela mídia pode até ser o das supermodelos, mas a representatividade também tem seus minutos de fama. Só para você ter uma ideia, inspirações de mulheres poderosas de baixa estatura não faltam: Larissa Manoela, Manu Gavassi, Sandy, Ariana Grande, Lady Gaga e Emília Clarke são exemplos de famosas abaixo dos medianos 1,60, porém, mundialmente aclamadas pelo senso estético.

Mas, os elogios não precisam ficar restritos às famosas. Aliás, para quem não nasceu com a altura da Gisele Bündchen e tem o desejo de alongar a silhueta (tronco e pernas), técnicas, como o visagismo, foram desenvolvidas. Existem várias dicas de moda para baixinhas que facilitam a vida na hora de escolher o melhor look e, de quebra, passar a impressão de uns centímetros a mais sem precisar subir no salto.

Visagismo na moda: O que é?

O termo visagisme foi criado por Fernand Aubry, em 1973, e é derivado de uma palavra francesa, visage, que significa rosto. O visagismo é o uso da imagem pessoal como meio de resgate da expressão de si. Com ele é possível harmonizar a imagem de uma pessoa ou produto, de maneira a otimizá-la.

Em relação à moda, com a junção das características físicas e os princípios e técnicas de maquiagem, vestuário, corte e penteados de cabelo, coloração pessoal e acessórios, o visagismo auxilia a atingir o desejo de aperfeiçoamento da aparência. Torna-se possível lidar com a inconstância do dia a dia sem abrir mão do que mais combina com suas individualidades.

Sendo assim, ele pode te ajudar na maneira como se vestir para aparentar mais autoridade em uma reunião de negócios, o look ideal para um encontro descontraído com os amigos ou para um date em um fim de tarde chuvoso. Serve, ainda, para disfarçar ou realçar traços ou particularidades, como no caso de mulheres com baixa estatura, que desejam aparentar ser um pouco mais altas por meio de vestimentas.

Dicas e truques de moda para mulheres baixinhas

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a passar uma imagem elegante e esbelta, sem deixar de lado a valorização da sua estatura única. E então, vamos lá?

1. Calça e sapatos da mesma cor e material

Moda para baixinhas: dicas para valorizar o seu corpo

Dá impressão de continuidade e não há interrupção no look, com isso, dá a sensação de que as pernas são mais longas. Além disso, são peças mais fáceis e rápidas de combinar, o que minimiza o tempo gasto na produção.

2. Decote em “V” em mulheres baixinhas

Além de valorizar o colo das mulheres, o decote em “V” também é capaz de alongar o pescoço, sendo um ótimo aliado das baixinhas que querem parecer mais altas.

3. Monocromáticos

Moda para baixinhas: dicas para valorizar o seu corpo

Montar looks monocromáticos ou em tons próximos também é um truque certeiro. Isso porque, assim como no caso da calça e sapatos de mesma cor, dão a impressão de continuidade. Eles mantêm o contorno mais proporcional e não separam o corpo no meio. O macacão é a peça coringa para mulheres dessa categoria.

4. Maxi acessórios

Brincos e colares longos têm o poder de criar uma linha vertical no corpo das mulheres e, assim, são uma ótima pedida para alongar a silhueta. Cabe destacar, também, que são extremamente versáteis e sempre em alta na moda.

5. Vestidos acima do joelho para mulheres baixinhas

Moda para baixinhas: dicas para valorizar o seu corpo

Os “minivestidos” são uma dica moderna e fofa para mulheres baixinhas, ao mesmo tempo. Assim, como mais pernas estarão à mostra, mais alta parecerá quem usar. A impressão de aumento do comprimento das pernas causada pelos vestidos acima do joelho pode ser potencializada com o uso de sapatos da cor da pele, já que causam ilusão de continuidade também.

6. Linhas verticais

O maior e mais clássico truque das mulheres baixinhas são as linhas verticais. Já que, ao contrário das linhas horizontais, elas direcionam o olhar de cima para baixo, o que causa a sensação de alongamento. Elas podem ser acompanhadas de zíperes, botões ou detalhes, também na vertical, que possuem o mesmo poder de ilusão de ótica de uns centímetros a mais na estatura.

Então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Looks monocromáticos. 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.