Mulheres inspiradoras – 20 figuras femininas para se identificar

Os verdadeiros exemplos de mulheres, mulheres inspiradoras mesmo, existem e não são poucas. Elas estão em todos os lugares de atuação.

É sempre bom dar uma conferida nas mulheres inspiradoras, para impulsionar nossos sonhos. A lista a seguir é feita de verdadeiros exemplos de mulheres, que não devem ser lembradas somente no mês de março, porque suas conquistas são partilhadas conosco até hoje, e a todo momento.

Cada mulher possui uma personalidade única e talentos a serem explorados e colocados em prática na sociedade. Foi exatamente isso que as figuras abaixo fizerem em prol de si mesmas e das mulheres do mundo inteiro. Ambas romperam barreiras, se empoderaram, deram a cara a tapa e inspiraram meninas a se expressarem.

Todo esse movimento é, acima de tudo, muito importante para a história. No entanto, será por que é tão importante estar sempre lembrando de suas existências no dias de hoje? Simples! Elas estão em destaque, porque produzem o efeito da representatividade.

Por que lembrar de mulheres inspiradoras?

O Globo

Estivemos a princípio sempre escondidas por trás dos paradigmas inventados para a mulher. Não era possível se destacar ou desempenhar papéis que não fossem já premeditados pela sociedade machista e conservadora. Mas, a realidade opressiva começou a se modificar a partir da primeira mulher inspiradora que resolveu não se calar.

Essa mulher é símbolo até hoje de representatividade. Em consequência da sua ousadia e de sua coragem várias outras mulheres inspiradoras puderam se manifesta diante do mundo e expor suas vontades. Sejam elas negras, brancas, ruivas, altas, baixas, de países variados, traços diferentes, seja qual for a diversidade cada uma cumpre o papel de tocar e fazer com que milhares se sintam identificadas e encorajadas a dar o próximo passo.

Portanto não deixe de navegar na vida de cada exemplo de mulher abaixo para saber um pouquinho da sua própria história. Elas são sobretudo sinônimos de liberdade feminina e trazem conhecimentos e histórias de vida e de luta impossíveis de esquecer.

Conheça 20 exemplo de mulheres inspiradoras

Progic

Ciência, artes plásticas, música, poesia, política, teatro dentre, seja qual for a área de atuação, é possível encontrar uma dessas mulheres inspiradoras. Algumas delas já foram tão mundialmente reconhecidas que ganharam homenagens belíssimas a partir de filmes, canções e são comemoradas até hoje em todos os anos.

1 – Exemplo de mulheres: Frida Kahlo

Super Interessante

Começamos primeiramente com uma verdadeira artista. Frida Kahlo é umm das mulheres inspiradoras mais importantes de todos os tempos. Nascida no México não se importou com os comentários e padrões de comportamentos da sua época. Sua imagem é de uma menina cheia de energia e vontade de viver.

Claro que sua trajetória também revela muito sofrimento, pois um acidente de trânsito a fez passar pelos piores momentos de sua vida. Para não desistir de sua vida Frida passou a se dedicar a pintura como uma forma de relatar as suas vivências, dores e angustias. Além das obras, esse exemplo de mulher trouxe para nós uma grande lição de coragem.

Ao lado de suas produções ela participou ativamente de manifestações políticas revolucionárias. Sua primeira atuação foi na infância quando se juntou a “Revolução Mexicana”. A vida conturbada de conflitos internos e externos também se manifestou em suas relações, mas a sua figura iluminada e acolhedora ganhava os corações de quem a conhecia. Isto é, era impossível deixar-se esquecer de Frida Kahlo e toda a sua presença amiga, profissional e artística.

2 – Exemplo de mulheres: Nina Simone

Jornal Online Tornado

Se há a princípio duas palavras que podem definir Nina Simone, essa palavras são: luta e superação. Ela foi e ainda é um verdadeiro ícone das lutas pelos direitos civis e uma grande e reconhecida cantora e pianista no universo do jazz. Ou seja, uma das mulheres inspiradoras mais reconhecidas do mundo.

Nina viveu em um período da sociedade onde os negros eram sobretudo tratados como marginais. Sua primeira apresentação em um recital foi marcada pela injustiça. Os pais que tentaram então presenciá-la na primeira fileira foram expulsos para abrirem espaço para os homens e mulheres de pele branca. Esse episódio marcou a vida da cantora para sempre.

Após muito estudo e dedicação Nina Simone conquistou os palcos e o respeito de todas as classes e cores de pele na sociedade. No geral, ela não deixou essa oportunidade passar de graça em sua vida. A maioria de suas composições e shows eram frequentemente carregados de palavras de protesto e músicas sobre sua cultura e todo preconceito sofrido por ela e por seu povo.

3 – Exemplo de mulheres: Simone de Beauvoir

O Globo

No geral, quando falamos sobre a luta das mulheres e mulheres inspiradoras é quase um crime deixar Simone de Beauvoir de fora. E nós não vamos cometer este delito, porque a nossa querida Castor merece estar no pódio da lista de exemplos de mulheres. Suas teorias são usadas até hoje para embasar e emponderar meninas do mundo inteiro.

Francesa, nascida em Paris, esse exemplo de mulher soma um currículos extenso de pesquisas e publicações. Professora, intelectual, filósofa e ativista Simone é dina de obras como “Os Tempos Modernos” e “Segundo Sexo”. Ambas as publicações são sobretudo polêmicas, pois tratam de temas que vão de encontro aos padrões sociais impostos sobre as mulheres.

O feminismo e as lutas pela igualdade de gênero têm e muito a agradecer a incrível contribuição de Beauvoir. Uma mulher, em plenos anos 80, questionar o casamento e ainda dizer que este modelo é um modo falido de se viver gerou muitas discussões e rompeu, por fim, com um pensamento engessado sobre as escolhas e desejos femininos.

4 – Clarice Lispector

El País

Agora é hora de  mergulhar no mundo da literatura e da poesia e falar de uma das mulheres inspiradoras do mundo da escrita. Lispector tem sido o sobrenome mais comentado, estudo e disseminado nas redes sociais. Os trechos e escritos da autora são opções consideráveis na hora de expressar profundamente uma ideia ou ação.

O modernismo só teve a a ganhar com as obras escritas por Clarice Lispector. Ela veio para mostrar a todas as mulheres que é possível sim ter sonhos pessoais e profissionais em conjunto. Apesar de toda a sua inteligência e sucesso no mundo literário o maior desejo da escritora era ter seus filhos e cuidar de sua casa.

Mas, esse fator nunca a impediu de escrever e se tornar referência para milhares de pessoas. Ou seja, um dos maiores exemplos de mulheres. Como estudiosa aprendeu mais de 4 línguas e atravessou o mundo fugindo da Guerra Civil da Rússia, seu país de origem.

5 – Dandara

Plenarinho

Muitos aqui já ouviram falar a priori de Zumbi dos Palmares, mas não sabem quem é Dandara. Essa mulher preferiu escolher a morte do que se tornar escrava e lutou ao lado do líder do Quilombo para proteger o local. Foram muitas as guerras enfrentadas em busca da liberdade do seu povo.

Suas técnicas na capoeira ajudaram muito nos combates, mas esse não era só a sua qualidade. A princípio ela também marcava presença nas elaborações de estratégias de preservação do quilombo. O Brasil ganhou e muito com a presença de uma das mulheres inspiradoras mais fortes a favor da luta pelo fim da escravidão.

6 – Marielle Franco

Veja

Marielle Franco. Presente! Quando o assunto é exemplos de mulheres na atualidade, Marielle não pode ficar de fora da lista de pessoas extraordinárias. Política e defensora das mulheres negras de periferia e do público LGBTQI+. Ela criou uma série de projetos voltados para as minorias e desempenha um papel muito forte nos ambientes mais fragilizados.

Suas ações incomodaram sobretudo aos grandes poderosos. Sua morte registrada do dia 14 de março de 2018 é até hoje um mistério mal resolvido. As dúvidas a respeito do ocorrido estão completamente voltadas para a sua atuação política. Sua existência é fator que clama por justiça e é sim motivo de inspiração para milhares de mulheres que não desistiram da luta por um mundo melhor.

7 – Lina Bo Bardi

Live

Estamos falando agora da arquiteta e ativista política Lina Bo Bardi. Sua história de vida é trilhada por um período bastante violento da Segunda Guerra Mundial. O fato mudou os caminhos dessa mulher que fundou uma revista sobre arquitetura e entrou para o Partido Comunista da época. Seu objetivo era combater a entrada alemã na Itália.

Seus trabalhos são sobretudo um marco para as pessoas que decidirem estudar sobre arquitetura. Todas as suas obras foram feitas a mão e são frutos de um processo de observação intensa da cidade. O ato de desenhar não era somente um tempo de colocar para fora um ideia. Desenhar para ela era o resultado de ideias acumuladas.

A princípio o seu principal objetivo nas artes era romper com os padrões e trazer um novo modo livre de produção. E foi assim que levou a sua vida até o fim. No geral, as adversidades eram somente motivações para soluções e superações para si. Não é à toa que ela está aqui compondo essa lista de mulheres inspiradoras.

8 – Marilyn Monroe 

E Online

A beleza e a sensualidade de Marilyn Monroe marcou uma geração. Apesar de todos os contratempos de sua vida em relação sua família, o sucesso estava prescrito no seu futuro brilhante. Logo após muita luta e migração de casas ela se encontrou ao posar para uma revista e explodir diante da mídia.

O resultado de seu talento e ousadia foi as diversas atuações em importantes filmes. Claro que depois de provar da liberdade em um período carregado de preconceitos, nenhuma relação a fez dobrar os joelhos diante da prisão do seu tempo. Consequentemente vários parceiros não suportaram a sua autonomia e acabaram indo embora de sua vida.

O mais interessante é que sua atitude incomodou tantas pessoas que ela acabou sozinha. Sua morte icônica veio a tona após uma de suas apresentações. Encontrada já sem vida ao lado do telefone e com remédios próximos. A casa estava completamente do avesso indicando uma série de investigações que ligavam o fato a uma possível relação com o presidente Kennedy.

9 – Halle Berry

TNM

Já imaginou o quanto o posto de primeira competido negra a disputar o pódio como “Miss Universo” pode representar e muito para a vida de várias mulheres? Pois é, então é exatamente disso que se trata a história de Halle Berry. Sua carreira iniciou aos 17 anos, onde teve o seu insight com o sucesso e enxergou possibilidades de fama no seu futuro.

Apesar da estética e da beleza fazerem parte da sua história profissional, não são só passarelas que compuseram a sua trajetória. Ela aproveitou a oportunidade para se dedicar inteiramente a mulheres que já haviam sofrido abusos sexuais e a crianças carentes. Mas, isso também não foi seu o único feito.

Em um teste, graças ao seu talento, ela conseguiu guiar a sua carreira para as telinhas do cinema. Uma das suas atuações mais relevantes foi em X-Men atuando como Tempestade. Além disso, outro papel marcante em sua vida foi a atuação como Mulher Gato. Enfim, nada do que sua beleza e seu talento não suprisse diante do desafio.

10 – Carolina Maria de Jesus

Cult

Pausa para essa escritora negra e que ocupa o número 10 da lista de mulheres inspiradoras. Nem a miséria e a fome puderam impedir que Carolina de Jesus se colocasse diante do mundo com todos os seus questionamentos. Curiosa como era narrou toda sua vida de sofrimento e de experiências duras em meio tanta pobreza.

Acidentalmente um jornalista descobriu o talento no meio do caos. Logo após a sua aparição diante da mídia ela lançou o seu primeiro livro intitulado “Quarto de Despejo”. Este foi o ponta pé inicial para a história que afinal ela merecia mais do que ninguém. Depois disso, a escritora ressurgiu das cinzas e deu a luz mais livros extraordinários.

11 – Maria da Penha

É Tempo de Resistência

Mais um grande presente para nós mulheres no mundo da política. A existência de Maria da Penha nesse universo resultou em uma das conquistas mais importantes para o sexo feminino. Essa incrível ativista brasileira é precursora do projeto de lei que hoje declara crime a violência contra a mulher.

Imagine sobretudo a importância dessa lei para todas as mulheres brasileiras e como ela proporcionou-nos um grande avança para a liberdade. Graças a sua ousadia temos o auxílio e a proteção das autoridades para deixar para trás relacionamentos abusivos de forma assistida e protegida.

Seus estudos são a princípio na área de Farmácia, mas a Economia também ganhou espaço em sua vida. Apesar de todo o estudo ela não tinha uma vida plena em seu casamento e sofria agressões violente pelo marido. Esse foi também um dos motivos para abraçar a causa e buscar enfim mudanças reais para as mulheres.

12 – Fernanda Montenegro

Veja

Quem disse que mulher não pode estar nos palcos e nas telas de cinema. Fernando Montenegro é a rainha do teatro e sua obras levam a todas para outro universo de possibilidades e sentimentos impossíveis. Tudo isso é fruto de muita concentração, estudo e dedicação diária. São décadas de prática, sendo, a princípio, a primeira atuação lá nos seus 15 anos de idade.

A rádio também marcou a vida da atriz e trouxe uma bagagem imensa possibilitando até a contratação na TV Tupi. Desde então sua carreira só evolui e hoje ela é uma das mais renomadas da sua área. Diversos filmes, novelas, minisséries, espetáculos fazem parte do seu currículo e ela se tornou umas das mulheres inspiradoras mais almejadas na área.

14 – Elis Regina

Medium

É impossível passar ileso pela voz de Elis Regina. A mulher que conquistou com muita audácia e coragem o respeito dos homens e mulheres da MPB. Sua personalidade única foi diferencial de suas interpretações no mundo musical. O amor e a paixão por sua profissão a fez sair detrás das barreiras do preconceito para se impor com todo o seu talento diante do mundo.

Hoje em dia Elis é ouvida em vários lugares do mundo. O resultado de sua presença na musica brasileira também inspirou profundamente sua filha que atualmente é uma cantora de sucesso no país. Ou seja, tal mãe tal filha. Mas, cada uma na sua particularidade e no seu tom. É ou não de inspirar qualquer um?

15 – Erykah Badu

Vanity Fair

Mais uma incrível artista para a lista de mulheres inspiradoras, mas dessa vez diretamente do mundo do hip-hop. Essa mulher é considera rainha em seu segmento musical. Está para nascer sensibilidade e talento que supere esse grande achado da história da música. Além de se dedicar imensamente a produção musical, Erykah Badu também se arrisca no mundo da atuação e ainda tem tempo para deixar em dias a sua vida de ativista.

A princípio o maior dos resultados de sua dedicação foi o lançamento do novo gênero musical conhecido como neo-soul. Basta navegar nos seus mais de 7 álbuns para ver o quanto a sua musicalidade impõe respeito e inspira milhares de mulheres dos quatro cantos do mundo.

16 – Exemplo de mulheres: Ellen Johnson Sirleaf

BBC News

A então dama de ferro da África, Ellen Johnson, é umas das mulher mais respeitadas de todos os tempos. Quem nunca imaginou que uma mulher participaria ativamente da política não conhece a história dessa mulher inspiradora. Eleita a presidente da Libéria no período de 2006 a 2018 ela marcou a história do seu país.

Antes disso, a sua carreira já havia começado há tempos. Resultado de sua grande atuação ela chegou a ocupar o cargo de Ministra da Finanças já em 1972 e daí adiante não parou. Sua capacitação para ocupar o cargo começou cedo resultando em diversas publicações de livros e no Prêmio Nobel da Paz.

17 – Exemplo de mulheres: Angela Davis

Época

Primeiramente é impossível falar de mulheres inspiradoras sem citar Angela Davis. Desde sempre essa mulher doou a sua vida pelas lutas pelos direitos das pessoas negras e das mulheres. A igualdade tem sido a bandeira mais levantada durante a sua carreira de militância.

Professora, filósofa e escritora, Angela gerou um montante significativo de conteúdos científicos sobre o feminismo. A vivência com as lutas contra a segregação racial começou muito cedo, sobretudo na comunidade onde vivia. A polícia agredia livremente os habitantes negros do local e isso gerou grande revolta na população na estudiosa.

Neste tempo ela articulou diversas ações e principalmente grupos com o intuito de aprofundar nos assuntos raciais. Com apenas 19 anos ela já estava nos Estados Unidos em busca de mais conhecimento. Angela Davis se tornou referencia no assunto é hoje aclamada por suas conquistas e por todas as lutas travadas em sua vida.

18 – Exemplo de mulheres: Chimamanda Adichie

Dayli

Diretamente da Nigéria para todas as potenciais mulheres inspiradoras do mundo. Chimamanda carrega uma sede enorme por conhecimento que a levou para longe para conquistar tudo o que almejava para o seu futuro. A princípio se aventurou aos 19 anos de idade a estudar nos Estados Unidos.

Ainda jovem chegou até a cursar Medicina, mas largou tudo pela Comunicação. A atuação na edição de revistas e escritas de artigos para jornais a renderam um currículos de sucesso. Portando, sua jornada de estudos lhe rendeu a publicação de mais de 5 livros. Sua presença como mulher negra a alcançar tamanha patente na vida é por fim motivo de aplausos e inspirações para outras meninas do mundo inteiro.

19 – Exemplo de mulheres: Fabiana Alvim

TV Foco

Vamos falar de mulheres inspiradoras no esporte? Um ambiente sobretudo predominantemente masculino foi invadido quadra adentro por vários exemplos de mulheres e a Fabi é um desses prodígios. A líbero mais aclamada de todos os tempos na seleção brasileira é exemplo de força e superação.

Está para nascer o torcedor que não vibrou junto com cada jogada da Fabizinha. Apesar de baixinha a sua desenvoltura no volei rendeu 6 prêmios importantes como melhor jogadora em sua posição. É de fato um currículo invejável para muitos marmanjos que tentam construir carreira no esporte.

20 –  Exemplo de mulheres: Marta Vieira da Silva

The Equalizer

Se um dia você pensou que as mulheres não iam conquista o mundo do futebol, pensou errado! Temos aqui a história de uma das mulheres mais aclamadas no mundo dos esportes e que tem total bola no pé. Marta Vieira conquistou diversos títulos superando até mesmo o nosso querido rei Pelé na quantidade de gols com a camiseta da seleção.

Tudo isso é afinal fruto da sua paixão pelo futebol. Aliás, desde pequena ela deu uma escapadinha das aulas para bater uma bolinha na praça coma molecada. Foi dessa forma que sua mãe descobriu o seu talento e começou a investir no sonho da jogadora. Por fim, o resultado: se tornou a melhor futebolista por 6 vezes, quase todas seguidas.

Enfim, leia mais curiosidade como está em Feminismo: diferentes visões na luta pela igualdade de direitos

Fontes: Mundo e Educação, Prefácio, Toda Matéria, Toda Matéria 2, Observatório do Terceiro Setor, Politize!, Viva Decora Pro, Uol, Adoro Cinema, Mundo e Educação 2, eBiografia, Vavel, eBiografia 2, Brasil Escola, Casa África, Erykah Badu, eBiografia 3, Colab, M de M,

Fontes de imagens: O Globo, Progic,  Super Interessante, Jornal Online Tornando, O Globo 2, El País , Plenarinho, Veja, Live, E Online, TNM, Cult, É Tempo de Resistência, Veja 2, Medium, Vanity Fair, BBC News, Época, Daily, TV Foco, The Equalizer, Usina de Valores, Op

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.