Naked hair, o que é? Como aderir ao movimento de autoaceitação

O naked hair é um movimento que vem se espalhando pelas redes sociais, incentivando mulheres a assumirem e valorizarem seus cabelos naturais.

Naked hair

Cremes, sprays, óleos e etc. São diversas opções para finalizar os cachos e deixá-los super definidos e modelados. No entanto, às vezes são tantos produtos aplicados nos fios que é fácil esquecer a aparência original do cabelo. Pensando nisso, a youtuber Jade Kendle-Godbolt deu início ao movimento chamado naked hair, que tem se espalhado pela internet e redes sociais.

Antes de mais nada, o movimento é uma forma de oposição à pressão dos padrões de beleza que mulheres com cabelos crespos e cacheados sofrem. Cachos sempre perfeitamente modelados e controlados é um modelo estético irreal. Além disso, esse modelo requer uso constante de diversos produtos para finalizar os fios, o que por sua vez mascaram a aparência real do cabelo em vez de hidratar.

O movimento naked hair foi pensado com o intuito de incentivar as cacheadas de todo o mundo a exibirem seus cabelos em sua forma mais natural. Reconhecendo assim sua beleza original, sem se sentirem pressionadas a alterá-los.

O que é o naked hair?

Naked hair
Fonte: Tudo Sobre Cabelos

Sobretudo, o naked hair, traduzido literalmente para o Português como “cabelo nu”, é uma prática que sugere apenas a lavagem simples do cabelo. Basicamente, lavar e enxaguar os fios, sem finalizá-los com produtos e deixando secar naturalmente. O intuito dessa prática é obter o efeito e aparência integralmente natural do cabelo.

O naked hair teve seu início quando a youtuber Jade Kendle-Godbolt lançou a proposta de cabelos mais livres e naturais no dia a dia utilizando a hashtag #nakedhair em um post no Instagram. Jade chegou à conclusão que não se lembrava mais de como seu cabelo era sem a interferência de produtos para modelá-lo. A partir daí, ela passou a postar em suas mídias sociais fotos que mostram a realidade de seus cachos no dia a dia, acompanhadas da hashtag #nakedhair.

Primordialmente, a intenção dos posts era incentivar mulheres com cabelos crespos e cacheados a reduzir e repensar o seu uso de produtos capilares. Dessa forma, levando-as a valorizar seu cabelo original, libertando-se assim dos modelos estéticos impostos sobre elas.

No entanto, os posts resultaram em um movimento aderido por várias mulheres, que passaram a postar seus cabelos naturais nas redes sociais, levantando questões sobre autoestima e autoaceitação.

Porque e como aderir a esse movimento

Naked hair
Fonte: Shape

A princípio, o naked hair é uma prática saudável para o cabelo, que às vezes precisa estar natural, sem a interferência de produtos, para que possamos notar suas reais necessidades. Não obstante, também é um bom exercício de auto aceitação, sendo saudável para a nossa autoestima, independente se o seu cabelo é cacheado, crespo, liso ou ondulado. Afinal, a aparência e beleza original do nosso cabelo deve ser motivo de orgulho.

Por fim, o naked hair também é uma forma de se libertar dos padrões estéticos que envolvem cabelo. Padrões irreais que proíbem a existência de imperfeições, frizz, cachos desiguais e etc. Como resultado, cria-se a ideia de que cabelos só serão bonitos se aperfeiçoados com produtos. Consequentemente, as mulheres sentem-se pressionadas a incluí-los em sua rotina diária para se sentirem belas e aceitas.

Aderir ao naked hair pode ser desafiador no início, porém, vale a pena. Além disso, não é necessário parar imediatamente de usar todos os seus produtos capilares. Reduzi-los gradativamente, abrindo mão aos poucos e de um por vez, já será um bom começo para esse processo de libertação para o seu cabelo.

O que você achou dessa matéria sobre o movimento naked hair? Aproveite para conferir também sobre cabelos loiros.

Fonte: Vix, Tudo Sobre Cabelos, UOL.

Imagens: Dicas de Mulher, Tudo Sobre Cabelos, Shape.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.