O que comer na gravidez? Alimentos que nutrem a mãe e o bebê

Saber o que comer na gravidez é fundamental para que o bebê cresça de forma saudável, nutrido em vitaminas e sem complicações futuras.

O que comer na gravidez? – Alimentos que nutrem você e o bebê, mãe

A gestação é uma fase muito importante na vida da maioria das mulheres, sobretudo porque é a geração de uma nova vida dentro do corpo feminino. Portanto, é necessário que a mulher cuide bem de sua saúde para que o bebê também tenha uma boa saúde, sabendo o que comer na gravidez para que o bebê se desenvolva de forma saudável.

Sendo assim, a alimentação da mãe se torna parte vital do desenvolvimento do bebê, pois o corpo dela nutre o dele. Com isso, é necessário saber o que comer na gravidez para que a mulher não tenha complicações sérias no parto e para que a criança não nasça com baixa imunidade e propícia a deficiências.

O que comer na gravidez

O que comer na gravidez? – Alimentos que nutrem você e o bebê
Fonte: Tudo Gostoso

A alimentação na gravidez deve ser diversa, com ingestão de cereais integrais, frutas, legumes, leite, peixes e carnes magras como frango. Além disso, lembre-se que o médico sempre deve acompanhar a gravidez e tirar as dúvidas quanto à alimentação e suplementos.

Ainda assim, o ideal é evitar preparar esses alimentos utilizando muita gordura. Portanto, o preparo utilizando o vapor ou o modo grelhado é o melhor, passando longe de alimentos ultraprocessados, congelados e refeições prontas.

Uma curiosidade interessante é saber que a alimentação na gravidez fornece a primeira memória de paladar para o bebê. Então, isso significa que quanto mais a mãe comer alimentos saudáveis e ingerir vitaminas, menor a chance do bebê nascer com predisposição para a obesidade ou outras doenças como diabetes, pois ele terá mais defesas devido à boa nutrição que teve desde o útero.

Alimentação na gravidez: fases

O que comer na gravidez? – Alimentos que nutrem você e o bebê
Fonte:: Sou Mamãe

Agora, vamos ver o que comer na gravidez segundo cada fase da gestação, pois o bebê possui fases de crescimento que precisam ser bem desenvolvidas para que ele nasça com saúde e forte, além de evitar sintomas incomuns.

1º trimestre (1º ao 3º mês)

Ácido fólico

Essa é a vitamina amis essencial para quem quer engravidar ou está no início da gravidez, pois o ácido fólico ajuda a formar o tubo neural no feto, que dará origem à medula espinhal do bebê.

  • Alimentos: pão integral, arroz, vegetais de folha, feijões, lentilha, carnes.

Vitamina A

Fonte: Bebê Abril

Essa vitamina é muito importante durante a alimentação na gravidez para formação da visão do feto, além dos tecidos. Ainda, preserva a saúde da visão da gestante.

  • Alimentos: vegetais amarelos e alaranjados, miúdos, gema de ovo.

Probióticos

Com a alteração hormonal na mulher provocada pela gravidez, é normal que o intestino fique mais lento. Sendo assim, os probióticos são ótimos para ajudar a regular a flora intestinal da gestante, além de diminuírem o risco de diabetes gestacional e infecção urinária.

  • Alimentos: iogurtes, kefir.

Iodo

O iodo é fundamental na formação cerebral do bebê, futura capacidade de aprendizado da criança e, além disso, diminui a chance de abortos.

  • Alimentos: laticínios, agrião, vagem, frutos do mar (para as não-alérgicas).

2º trimestre (4º ao 6º mês)

Magnésio

Fonte: Tudo Gostoso

O magnésio é um mineral que relaxa nosso corpo. Em suma, a alimentação na gravidez rica em magnésio é ótima para evitar pré-eclâmpsia, diabetes e hipertensão gestacional, e paralisia cerebral caso o bebê nasça prematuro.

  • Alimentos: amêndoas, castanhas, arroz integral, espinafre, couve, abacate, iogurte natural, chocolate amargo, salmão.

Ácido docosahexaenoico (DHA)

Durante a gestação, a mãe consegue passar grandes quantidades dessa substância para o bebê, pois ela é da mesma família do ômega 3. É uma das melhores na alimentação na gestação, pois ajuda no crescimento do bebê ainda na gestação, melhora a qualidade da visão da criança e desenvolvimento cerebral a longo prazo.

  • Alimentos: sementes de chia e linhaça, óleo de soja e canola, peixes como atum, sardinha, salmão e bacalhau
O que comer na gravidez? – Alimentos que nutrem você e o bebê
Fonte: Dr. Consulta

3º trimestre (7º e 9º mês)

Ácido docosahexaenoico (DHA)

Ainda no final da gestação, o consumo de alimentos ricos nessa substância previnem a depressão pós-parto e diminuem o estresse gestacional.

Vitamina D

Fonte: VIX

O papel dessa vitamina na alimentação na gravidez previne o diabetes gestacional, além disso, diminui os riscos do parto e baixo peso do bebê.

  • Alimentos: gema de ovo, leite, manteiga, iogurte, salmão, sardinha, atum, óleo de fígado de bacalhau, cogumelo shitake, além de banhos de sol.

Proteínas

Por fim, no último trimestre da gravidez, o bebê cresce muito. Sendo assim, o consumo de proteínas pela mãe auxilia nesse crescimento, mas é necessário cuidado para não se ganhar muito peso comendo açúcares e gorduras.

  • Alimentos ricos em proteínas: carnes vermelhas, carnes brancas, peixes, frutos do mar e laticínios.

Fontes: Cedav, Tua Saúde, Conquiste Sua Vida

Imagens: Boa Forma, Tudo Gostoso, Bebê Abril, Tudo Gostoso, VIX, Dr. Consulta

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.