Decote ombro a ombro: como usar essa nova “velha” tendência

O decote ombro-a-ombro, ou para os mais íntimos, decote ciganinha, é uma peça chave para looks incríveis do verão!

O decote ombro a ombro vira e mexe está de volta para as tendências de moda. Além disso, esse tipo de decote é um clássico, que traz consigo leveza e elegância. O decote pode ser usado de diversas formas diferentes. Seja em saídas com amigos ou até mesmo em uma festa que o traje seja mais formal. Com jeans, em um vestido ou até mesmo com texturas frias. Esse decote certamente pode ser considerado um coringa!

Este tipo de estilo também é conhecido como decote ciganinha. Isso porque sua ascensão aconteceu entre os anos 1960 e 1970. Dessa forma, o decote ascendeu junto do movimento hippie e das ciganas. Ciganas essas que caracteristicamente usam esse tipo de decote. Contudo, para a alta costura europeia, o seu nome é decote Bardot. Além disso, o nome é em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, que foi quem popularizou a peça por lá.

Essa peça coringa combina com diversos outros elementos da moda e você vai conhece-los agora! Contudo, vale lembrar que, como ele evidencia o colo e dá um ar de frescor para o look, essa peça é essencial nessa época do ano! Antes de irmos para os looks, vamos conhecer um pouco mais da história da peça. Bora lá!

História e influência do ombro a ombro

A atriz Olivia Newton-John usando o decote em 1978, no filme Grease

A moda mundial, ditada principalmente pela Europa aqui no Ocidente, começou a mudar significativamente durante a era vitoriana. Essa era aconteceu durante o final do século XIX e início do século XX, quando todos os âmbitos de nossa vida estavam mudando. A vida da mulher também estava mudando, ao adquirir cada vez mais direitos. Sendo assim, nada mais natural que a moda e a forma que as mulheres se expressam evolua junto, não é mesmo?

Cada vez mais as mulheres puderam ser mais confiantes com seus corpos. Dessa forma, os decotes começaram a surgir, aqui e ali. O decote ombro-a-ombro, que aqui no Brasil é conhecido como “ciganinha”, teve seu nascimento através dos anos 1960 e 1970, quando os hippies estavam no auge. Os hippies, junto das ciganas, acabaram popularizando esse estilo. Além disso, a atriz francesa Brigitte Bardot terminou de cimentar a popularidade do look. A peça é nomeada em sua homenagem na Europa, sendo referido como “decote Bardot”.

Kate Middleton usando decote Bardot no BAFTA de 2017

Atualmente, a peça é favorita de uma outra personalidade europeia: a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Por ser uma peça considerada ousada, já que mostra os ombros e o colo, a Duquesa causou um rebuliço quando começou usar esse estilo. Antes de Kate, a última realeza que havia mostrado ambos os braços em um vestido havia sido nossa princesa favorita: Diana, Princesa de Gales. Sendo assim, é possível perceber como uma boa peça coringa nunca sai de moda, persistindo em sua influência em tempos atuais.

Como usar o decote ombro a ombro?

Essa peça mostra sua versatilidade quando é possível usá-la em diversos tecidos. Seda, couro, malha, cetim, veludo, entre outros, podem contemplar essa peça. Além disso, as combinações e ocasiões para uso também são diversas. Ademais, a implementação no dia a dia também é possível, montando looks com jeans e jaquetas leves para saídas rápidas com amigos. Vamos conhecer alguns looks?

Blusas

Com calças

Vestidos

O look também combina com noivas

Versão com alças

Para conhecer outra peça chave: Saias da moda – Modelos e como combinar cada saia

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.