Orelha furada – Dicas de como cuidar da cicatrização + furo em bebês

Ter mais de um brinco na orelha virou moda, e por isso é muito importante tomar certos cuidados com a orelha furada recentemente.

Por muito tempo, ter a orelha furada era algo exclusivo das mulheres. Contudo, com o tempo os homens também começaram a usar brincos nas orelhas e tornou essa tendência ainda mais popular. No caso das mulheres, desde muito pequenas elas já são submetidas ao procedimento para furar a orelha. Sendo assim, é muito difícil encontrar hoje uma mulher que não tenha ao menos um furo na orelha.

Antigamente, a moda era um único furo, hoje em dia quanto mais melhor, seja no lóbulo ou na cartilagem da orelha. Brincos e piercings enfeitam as orelhas de homens e mulheres em todos os lugares, como símbolo de estilo e personalidade. Apesar de ser considerado algo bastante comum, ter a orelha furada não deixa de ser uma modificação corporal, porém muito mais aceita do que a tatuagem, por exemplo.

O furo na orelha não é tão doloroso nem complicado, mas ainda assim não deixa de ser uma intervenção no corpo, e por isso requer alguns cuidados básicos. Afinal, ninguém quer sofrer duas vezes, primeiro com o furo e depois para remover o brinco porque inflamou por falta de cuidados.

Portanto, hoje iremos conhecer dicas básicas para cuidar da orelha furada e evitar problemas na cicatrização e até a remoção do acessório. Além disso, vamos falar também sobre o furo na orelha de bebês.

Cuidados com a orelha furada

Waufen

Então, decidiu entrar na mora e furar a orelha novamente, mas ainda tem um certo receio? Já adiantamos que não precisa ter, é um procedimento simples e se comparado as outras modificações corporais, nada dolorido.

Contudo, mesmo sendo uma pequena intervenção, é preciso tomar precauções antes e depois de furar a orelha para não ter um problema doloroso depois. Por isso, vamos conferir as dicas de como cuidar da orelha furada recentemente a seguir:

Escolha uma joia de boa qualidade

Essa dica é básica e faz toda a diferença no resultado final. Escolher uma joia de qualidade é o primeiro passo, seja um brinco ou um piercing, escolha um que seja feito de metal nobre, como ouro ou prata. Se por acaso você busca por uma opção mais barata, procure por peças feitas de aço cirúrgico que são antialérgicas, e jamais use uma joia feita de níquel. Isso porque apesar do metal ser muito usado nesse tipo de acessório, ele pode causar alergias. Portanto, procure uma joia com certificação “níquel free”.

Faça o procedimento com um profissional

Apesar de parecer bem simples furar a orelha, o procedimento não está livre de riscos. Portanto, é preciso que o procedimento seja feito por um profissional, para garantir o melhor resultado, segurança, e assepsia para evitar infecções.

Espere o furo na orelha se consolidar

Após furar a orelha, a dica fundamental é ter paciência. Por mais ansiosa que esteja para trocar a joia, é preciso dar um tempo para o furo se consolidar. Então, durante o processo de cicatrização você não pode trocar ou tirar a joia, porque isso pode fazer com que o furo feche. Sem contar que isso pode lesionar a pele novamente. Sendo assim, o recomendado é esperar pelo menos seis semanas para pensar em trocar a joia.

Evite ficar mexendo no furo sem necessidade

Esse erro é muito comum e pode atrapalhar o processo de cicatrização. Isso porque ao ficar cutucando os furos, você aumenta as chances de infeccionar o local. A não ser que você seja a louca da higiene nas mãos, o hábito de ficar tocando nos furos recém-abertos pode contaminá-los com várias bactérias presentes nos dedos e nas mãos. Então, o melhor é evitar tocar a orelha sem necessidade.

Higienização do furo da orelha

A limpeza do furo é parte essencial do processo de cicatrização. Por isso, faça uma higienização delicada e usando sabonete antibacteriano, de preferência líquido. Lembrando que a limpeza deve ser feita diariamente, no mínimo duas vezes ao dia e com as mãos limpas.

Para fazer a higienização do furo, coloque um pouco de sabonete nos dedos e faça uma espuma e então aplique com cuidado sobre as extremidade do furo. Em seguida enxágue e use um pano limpo para retirar o excesso de sabão. Além disso, use um cotonete embebido em álcool, soro fisiológico ou algum produto específico para higienização de orelha furada para limpar ao redor do furo.

Também é muito importante girar suavemente o brinco para evitar que ele fique grudado no ferimento enquanto ainda está cicatrizando.

Cuidado ao pentear o cabelo e se vestir

Lifestyle ao Minuto

Na hora de pentear o cabelo, pode acontecer por acidente do pente ou escova enroscar no brinco ou piercing, o que não é nada legal, principalmente nos primeiros dias pós furo. Então, é muito importante tomar um cuidado especial nessa hora para evitar pequenos acidentes. O mesmo vale na hora de vestir roupa. Quem nunca prendeu uma peça no brinco não sabe o que é dor, com a orelha furada recentemente é ainda pior. Então, tenha mais cuidado na hora de se vestir para não correr o risco deter a roupa grudada no brinco.

Dormir com o rosto para cima

Entre todos os cuidados com a orelha furada, esse é com certeza o mais difícil ou desagradável, ainda mais para quem tem o costume de dormir com o rosto virado. Mas nos primeiros dias do furo, é muito importante evitar o atrito do furo com o travesseiro para evitar uma irritação.

Alimentação

O cuidado com a alimentação é recomendação padrão para quem coloca brinco ou piercing ou faz uma tatuagem. Evitar o consumo de alimentos gordurosos é muito importante, uma vez que os níveis de gordura podem atrapalhar o processo de cicatrização. Portanto, pelo menos nos primeiros dias pós perfuração, evite alimentos como chocolate, carne de porco e frituras.

Em caso de infecção, procure um médico

Linda Bela

Contudo, se mesmo tomando todos os cuidados listados acima, você ainda contrair uma infecção decorrente do furo na orelha, procure um médico ou farmacêutico. Não é tão incomum contrair uma infecção ou inflamação nessa região, mas pode ser um grande problema. Então, caso de muita dor, vermelhidão, inchaço ou secreção, remova a joia e procure um médico. Dependendo do caso, o problema pode ser solucionado facilmente, com um antibiótico ou algo do tipo.

Furo na orelha de bebê

Universa

Esse pode ser um assunto controverso para algumas pessoas, já que se trata de uma modificação corporal, e muitos pais furam a orelha do bebê. Para muitos isso pode ser considerado uma violação, uma vez que o bebê ainda não tem consciência e não optou por furar a orelha. Mas apesar disso, é muito comum que bebês meninas tenha a orelha furada nos primeiros meses de vida.

Nesse sentido, surgem várias dúvidas, qual a idade recomendada para furar a orelha do bebê, qual o melhor procedimento e os cuidados é claro.

Cuidados com o furo da orelha do bebê

GreenMe

Quanto a idade certa, não há um consenso sobre isso. Mas, algumas pediatras aconselham que antes de furar a orelha do bebê, ele esteja com todas as vacinas em dia, outros sugerem que o bebê tenha pelo menos três meses de vida.

Sobre o método da perfuração, existem duas mais populares, a pistola e o cateter. No caso da pistola, o furo é feito com o próprio brinco, normalmente de aço inoxidável. Já com o cateter o brinco não participa da perfuração, podendo ser escolhido outro brinco. Em todo caso, o ideal é levar o bebê para fazer o furo em um lugar confiável e limpo, com certificado da Anvisa.

O modelo do brinco também deve ser levado em consideração, não apenas para o furo mas também para a adaptação do bebê com o acessório. A maioria dos médicos recomendam brincos em ouro maciço para evitar alergias, e modelos simples, sem argolas ou pendentes para o maior conforto da criança.

E por fim, os cuidados após o furo, que são basicamente os listados acima. Higienizar diariamente o local, girar os brincos para ajudar na cicatrização, manter a região seca e no caso de inflamação procurar um médico.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Furo na orelha – Tipos, estilos, dicas e cuidados.

Fontes: Linda Bela Waufen Waufen S.Stein

Imagens: Dicas de Mulher Lifestyle ao Minuto Linda Bela Waufen Universa GreenMe

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.