Panela antiaderente ou de teflon – Cuidados para manter nova

Colheres corretas, lavagem com esponja macia e fogo baixo são alguns dos cuidados básicos para que o teflon não saia da panela antiaderente.

Panela antiaderente ou de teflon – Cuidados para manter como nova

As panelas antiaderentes ou de teflon são as queridinhas de quem gosta de cozinhar sem ter a comida grudando no fundo. Contudo, essas panelas são delicadas e precisam de certos cuidados e uma limpeza do jeito certo para manter seu revestimento conservado.

Alguns cuidados e produtos básicos para manter a vida útil do teflon – o revestimento antiaderente da panela – são necessários, como esponja macia e detergente líquido, além das colheres certas para mexer a comida.

O que é uma panela antiaderente?

Fonte: Loja do Paulo

As panelas antiaderentes ficaram populares por terem um revestimento que evita que a comida grude nelas e, ainda, que não precisa de muito óleo ou gordura para se cozinhar justamente por causa desse revestimento, o teflon.

Ainda assim, por ser uma camada de revestimento, é preciso tomar alguns cuidados com esse tipo de panela para que ela dure por muito tempo sem estragar, já que não possuem prazo de validade definido. Em suma, tudo depende do seu cuidado com ela.

Sendo assim, saiba que quando esse tipo de panela é nova, também existe um truque necessário para ser usada corretamente desde a primeira vez. Veja a seguir.

Panela antiaderente nova

Fonte: Facily

Para que tudo saia nos conformes no primeiro uso da panela antiaderente, saiba que essa dica é importante. Na primeira lavagem, utilize esponja (sempre com o lado macio) e detergente ou sabão neutro. Em seguida, unte a parte de dentro da panela com óleo ou gordura e leve ao fogo baixo por no máximo dois minutos.

Depois, desligue o fogo e deixe a panela esfriar. Por fim, lave-a novamente com o lado macio da esponja e o detergente neutro, secando em seguida. Com isso, sua panela antiaderente já está pronta para ser usada.

Cuidados com panela antiaderente

No dia a dia corrido, sabemos que cozinhar tem sido uma atividade cada vez mais rápida. Por isso, muitas pessoas não se preocupam com a vida de seus utensílios de cozinha. Contudo, a panela antiaderente precisa de atenção no manuseio e na lavagem.

O que não fazer:

  • Não utilize esponja de aço para lavar a panela antiaderente;
  • Evite colocar o utensílio quente diretamente na água fria; espere esfriar sozinha e lave;
  • Alimento queimado ou grudado na panela? Deixe de molho em água morna e espere desgrudar bem para lavar com esponja macia e sabão;
  • Nada de produtos abrasivos como cloro e saponáceos;
  • Não guarde uma panela antiaderente em cima de outra, pois isso arranha o teflon.
Panela antiaderente ou de teflon – Cuidados para manter como nova
Fonte: Bonde

Dia a dia:

  • Colheres de madeira, silicone ou plástico são as melhores amigas da panela antiaderente, pois não riscam o teflon;
  • Fogo alto jamais! Sempre cozinhe no fogo médio ou baixo nessas queridinhas, já que o calor em excesso danifica as camadas da panela e libera toxinas na comida;
  • Cuidado para que não escorra gordura na parte externa da panela, já que as manchas quase nunca saem completamente;
  • Lave essas panelas apenas com água, sabão neutro e o lado macio da esponja.

Com essas dicas, você vai ver que sua panela antiaderente vai ter uma vida muito mais longa e sem o fundo todo riscado e saindo na comida.

Gostou das dicas: Você também pode se interessar por: Como limpar cooktop? Dicas para manter seu fogão limpinho

Fontes: Folha UOL, Revista Casa e Jardim, Tudo Gostoso, Tramontina

Imagens: Pixabay, Bonde, Facily, Casa e Jardim, Loja do Paulo

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.