Papel alumínio – Como utilizar, descartar e formar alternativas de uso

O papel alumínio é um derivado do metal muito útil na cozinha. Você sabia que ele deve ser usado com o lado brilhante para dentro?

Papel alumínio - saiba como utilizar, descartar e formar alternativas de uso

O alumínio é um dos metais mais utilizados no mundo, perdendo só para o aço. Entre construções, estruturações de automóveis e de janelas e portar, um dos usos também corriqueiros do metal é o papel alumínio. Está sempre muito presente na cozinha e é um auxiliar importante para quem gosta de cozinhar.

Utilizado na culinária, faz parte da receita de muitos pratos. Para assar carnes no forno, por exemplo, é necessário embala-la em papel alumínio para que não perca suculência. Ainda, ajuda a embrulhar alimentos para manter sua temperatura sempre quente.

Porém, seu uso ainda gera muitas dúvidas. Certamente, ao usar o papel alumínio você já perguntou qual o lado correto de se usar. A parte fosca fica para cima ou para baixo? Um questionamento muito comum, e que deixa todos que usam confusos. Assim, é importante conferir a maneira correta para garantir o sucesso na hora da culinária.

Papel alumínio - saiba como utilizar, descartar e formar alternativas de uso
Fonte: Youtube

Qual o lado correto do papel alumínio?

Afinal, qual o lado correto de utilizar o papel alumínio? Por mais que a maioria das pessoas coloquem o lado brilhante para fora, essa técnica é errada! O correto é deixar a parte fosca para fora e a parte brilhante para dentro. Apenas desse jeito você consegue o resultado desejado quando precisar utiliza-lo.

A parte brilhante, por ser mais lisa, não permite que os alimentos grudem no papel, não gerando aderência. Outra razão está ligada às ondas de calor. Uma vez que o lado mais brilhante é mais reflexivo, ao colocá-lo para dentro, você impede que o calor do alimento saia e permite um cozimento mais rápido e eficaz. Cozinhar, assim, fica mais fácil.

Assim, se sua intenção é aquecer o alimento, essa é a saída. Porém, existem casos em que dependendo da sua intenção, talvez seja mais conveniente utilizar o lado fosco para dentro. Usar o papel alumínio ao contrário é o caso para aqueles que não tem intenção de assar o alimento, mas sim de resfria-los ou então apenas manter eles na temperatura ambiente.

Papel alumínio - saiba como utilizar, descartar e formar alternativas de uso
Fonte: Eatsmarter

Polêmicas do papel alumínio

Por mais que tenha uma grande eficácia no forno, há estudos que não apoiam a junção do metal com o calor. Relacionado o uso do papel alumínio até com o mal de Alzheimer. Entretanto, ainda não há provas concretas que, de fato, o seu uso contínuo desencadeie a doença.

Com o calor, as partículas que estão no alumínio se soltam do papel e passam para a comida. Assim, em grandes quantidades, com alimentos que passam muito tempo expostos no forno com o papel alumínio, pode causar problemas. As partículas que se soltam afetem as células do nosso corpo, principalmente as dos ossos. Desse modo, dificultam que o cálcio seja absorvido.

Logo, com a não absorção desse mineral, ele se acumula no sangue, atrapalhando a circulação sanguínea e o funcionamento da paratireoide. Ainda, o excesso de alumínio no sangue pode servir de gatilho para o Alzheimer, uma vez que o sangue circula pelo sistema nervoso também. Estudos indicam que pacientes com a condição possuem altas dosagens do metal no cérebro. Esse seria, possivelmente, resultado de uma vida em contato com o alumínio.

Por mais que muitos defendam que para que isso aconteça é necessário ter a predisposição desse mal, já não é certeiro. Membros da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), afirmam que é possível sim dar gatilho à doença sem mesmo ter a predisposição genética.

Papel alumínio - saiba como utilizar, descartar e formar alternativas de uso
Fonte: Vix

Controvérsias

Ainda que a doença faça parte do processo de envelhecimento de muitas pessoas, o ideal é evitar se expor a riscos que possam causa-la quando possível. Por outro lado, é válido lembrar que para envelhecer com saúde, não é só evitar se expor a esse metal em específico, mas também a todos os outros metais pesados que encontramos no dia-a-dia.

Porém, a ABN ainda fala que pequenos usos, como o papel de alumínio, quando controlados, não causam tanto mal. O uso do papel alumínio, quando usado de forma correta, diminui bastante a absorção de metal pela comida, sendo melhor para nós. Contudo, se tiver a opção de não o utilizar, é ainda melhor. Uma alternativa, por exemplo, é o uso do papel celofane, que, por mais que não seja tão eficaz quanto, é uma solução mais natural e não tóxica.

A ABAL, Associação Brasileira do Alumínio, também foi contra a não utilização do papel alumínio, ainda disponibilizando uma pesquisa feita pelo Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) refutando a polêmica. A pesquisa diz que apenas 2% do metal é diluído no processo de cozimento de alimentos. Essa quantidade é praticamente irrelevante para nosso corpo, segundo a CETEA.

Outros usos para o papel de alumínio

O que muitos não sabem, é que além da finalidade de cozinha, o papel alumínio é bastante utilizado em outras atividades corriqueiras. Um meio que poucos sabem é para remover a ferrugem, manchas e umidades de objetos enferrujados. Com apenas um quadrado de papel alumínio é possível esfregar no material e retirar o indesejável sem arranhar o material por baixo.

Mais uma utilidade é para afiar tesouras, facas e alicates

Papel alumínio - saiba como utilizar, descartar e formar alternativas de uso
Afiamento de tesoura com papel alumínio. Fonte: Moz.buzz

. É necessário ter bastante cuidado para não se cortar. Com apenas de seis a oito camadas já é possível deixar os objetos afiados cortantes. Além disso, com a mesma função para usar assar pratos, o lado brilhoso do papel auxilia na hora de passar roupas. O uso dessa maneira faz com que fiquem mais engomadas de maneira mais rápida. Em soma, ainda reduz o gasto de energia.

Por último, na hora da pintura de móveis, objetos, paredes e pisos, o papel alumínio tem sua função. Ao colocar cobrindo as partes que não se quer pintar, fica mais fácil de não fazer bagunça e errar. O bom dessa técnica é que o papel alumínio é moldável e fácil de colocar.

Como descartar

O descarte do papel alumínio é fácil, pois ele é reciclável. Dependendo de seu uso, ele pode ir direto para o lixo reciclável. Porém, se for utilizado para cozinhar, é necessário que seja higienizado antes do descarte, uma vez que contém restos orgânicos.

Assim, seja lá qual for o uso que seu papel vai ter, lembre-se sempre de o descartar da maneira certa. Procure saber onde entregar seu lixo reciclável e veja os melhores jeitos de limpar ele.

Papel alumínio - saiba como utilizar, descartar e formar alternativas de uso
Fonte: Higicop

Gostou dessa matéria? Fique por dentro de mais truques e dicas na Área de Mulher, e não perca: Como limpar prata? 7 dicas caseiras que funcionam.

Fontes: Bol Ecycle Tudo Gostoso

Fonte imagem destacada: Suimport

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.