Pat McGrath, quem é? Biografia da maquiadora mais influente do mundo

Pat McGrath é considerada a maquiadora mais influente do mundo, e a sua trajetória prova o porque dela merecer esse título.

Se você é daquelas mulheres que ama moda e maquiagem, e está por dentro de todas as tendências desse universo, com certeza o nome Pat McGrath não é uma novidade. A maquiadora, ou make-up artist, como alguns preferem chamar é uma profissional consolidada, com mais de 20 anos de carreira, trabalhos memoráveis e sua própria marca de maquiagem, a Pat McGrath Labs.

Mais do que isso, Pat McGrath é considerada a maquiadora mais influente do mundo, e esse título foi dado por ninguém mais ninguém menos que a própria Anna Wintour. Isso mesmo, a editora-chefe da Vogue, a maior revista de moda do mundo. Além disso, em 2019 ela foi incluída na famosa lista das 100 pessoas mais influentes da Time. Portanto, não tem como negar o poder e influência de Pat. Seu estilo único, ousado e artístico conquistou o mundo da moda e fez dela uma grande inspiração para jovens maquiadoras.

Sendo assim, hoje iremos conhecer melhor quem é Pat McGrath, como ela começou e o que fez ela se tornar uma das principais maquiadoras do mundo.

Biografia Pat McGrath

Pure Tonne

Pat McGrath nasceu em 1970, na cidade de Northampton, na Inglaterra. A menina inglesa viveu toda a infância e adolescência em sua cidade natal, junto a sua mãe, Jean McGrath, uma imigrante jamaicana, Testemunha de Jeová e que era apaixonada por moda e maquiagem. Sendo assim, ela foi a primeira e principal influência para Pat, que atribuí a sua veia artística à sua mãe.

Jean, como uma mulher negra na década de 1970 tinha muita dificuldade em encontrar produtos de maquiagem que se adequava ao seu tom de pele. Desse modo, a mulher tinha o costume de misturar pigmentos para conseguir uma maquiagem que melhor combinasse a sua pele negra. Pat cresceu vendo a mãe fazer isso, e acabou se interessando pela maquiagem.

Pat já contou em entrevistas, que a sua mãe foi quem a treinou para ser maquiadora. Fora isso, a garota não tinha nenhum treinamento formal ou especialização em moda ou maquiagem. Sua formação inclui apenas um curso básico de arte no Northampton College. Mas isso nunca foi um empecilho para a jovem que tem um talento nato para fazer as mais variadas e ousadas maquiagens.

Segundo Pat McGrath, a paixão pela profissão é devido ao fato de pode ser expressar e que tudo é sempre uma novidade, nada é previsível, cada show, cada ensaio fotográfico é uma experiência diferente.

Começo da carreira de maquiadora

Delamar

Após terminar o colegial, Pat McGrath se mudou para Londres, onde a sua vida começou a mudar. A primeira grande oportunidade de trabalho foi quando ela foi convidada para acompanhar a cantora Caron Wheeler, do Soul II Soul em uma turnê pelo Japão. No entanto, esse convite não foi por acaso. Isso porque três anos antes ela tinha feito uma maquiagem em uma amiga, como um favor, e o favor acabou rendendo essa incrível oportunidade.

Mas, a grande virada mesmo veio no começo dos anos de 1990, quando Pat McGrath adentrou o universo da moda. Ela conheceu o fotógrafo Craig Makdinom e o editor de moda Edward Enninful, e assim começou a frequentar a Semana de Moda de Paris e conheceu várias pessoas influentes. Quando Enninful se tornou editor da iD Magazine, ele convidou Pat para trabalhar como maquiadora.

Depois disso, a top model Amber Valleta apresentou Pat ao fotógrafo de moda Steven Meisel. Os dois logo se tornaram amigos e começaram uma parceria, onde juntos trabalharam em várias capas e editoriais de moda para outras grandes revistas. Nesse tempo, ela passou dez temporadas criando conceitos de maquiagem para grandes marcas, como Prada e Miu Miu.

Anos depois, em 1999 Pat foi contratada por Giorgio Armani, para colaborar com uma nova linha de cosméticos que ele estava lançando. A essa altura, Pat McGrath já tinha o seu nome consolidado e grandes trabalhos na carreira.

Trabalhos importantes

Dani Nicolau

Por mais de duas décadas, Pat McGrath vem trabalhando com isso. Em todo esse tempo, foram inúmeros trabalhos importantes. Ela já trabalhou na concepção e desenvolvimento de marcas de cosméticos de luxo, desfiles de moda, editoriais e campanhas publicitárias.

Em seu currículo, podemos citar mais de 60 desfiles de alta costura, nas principais semanas de moda do mundo, como Milão, Paris, Londres e Nova York. Isso tudo com algumas das grifes mais prestigiadas e icônicas como: Prada, Miu Miu, Dolce & Gabbana, Givenchy, Gucci, Louis Vuitton, Versace, Calvin Klein, Alexander McQueen e muitas outras.

Nesse ramo, Pat já trabalhou também com celebridades renomadas, como Oprah Winfrey, Madonna, Sarah Jessica Parker, Cate Blanchett só para citar alguns nomes.

Em 2004, Pat foi contratada pela Procter & Gamble, a P&G para o cargo de Diretora de Design Criativo de Beleza Global. Ela atuou supervisionando marcas como Covergirl, Max Factor e criou a linha de maquiagem da Dolce & Gabbana, a The Makeup. Além disso, ela contribuiu também para o lançamento da primeira coleção de cosméticos da Gucci.

Processo criativo de Pat McGrath

Glamour

Para chegar onde chegou, obviamente que Pat McGrath deveria se destacar e isso ela faz como ninguém. Suas técnicas de maquiagem são ousadas, criativas e inovadoras. É inegável o talento de Pat para usar tons ousados, usar e abusar da experimentação de materiais diversos. Isso mesmo, na hora de fazer suas maquiagens, ela utiliza produtos inusitados, como vinil, penas, folhas douradas, látex e o que mais a sua imaginação mandar.

Segundo a própria Vogue, Pat McGrath é ilimitada, e possui uma mentalidade que lhe permite usar a sua criatividade sem limites apostando em uma gama diversificada de visuais e efeitos. Ela trabalha a sua arte junto a reinvenção da maquiagem e da experimentação. Sendo assim, com seu talento e visão inovadora, Pat se consagrou por criar visuais vibrantes e icônicos vistos nas principais passarelas e revistas de moda.

Podemos dizer que ela não faz maquiagem, Pat cria maquiagem. O seu segredo está na experimentação e na vontade de criar uma história no rosto de suas clientes. A cada novo trabalho uma nova surpresa: lábios prata, sobrancelhas e lábios de ouro cravejado com glitter são apenas um detalhe perante tudo que a artista pode fazer.

Na hora de maquiar, Pat prefere os dedos aos pincéis. E isso não é por acaso. De acordo com a própria maquiadora, o calor das pontas dos dedos faz com que os produtos derretam e se adequem melhor a pele. Desse modo, ela consegue um acabamento mais natural, que é impossível alcançar com o uso de esponjas ou pincéis.

Pat McGrath Labs

Allure

Contudo, além de trabalhar na concepção e desenvolvimento de linhas de cosméticos para grandes marcas, Pat McGrath tem também a sua própria marca de maquiagem. A Pat McGrath Labs foi lançada em 2015 e foi um sucesso estrondoso.

Sendo assim, ela introduziu a sua marca no mercado de cosméticos com um lote de pigmentos em dourado, o Gold 001 que se esgotou em apenas seis minutos. Os produtos de sua marca são itens de luxo e desejo desde a embalagem até o conteúdo. O conceito da marca foi pensado em detalhes para expressar todo o poder de Pat McGrath. Além disso, um detalhe muito interessante em todos os seus produtos é a frase estampada “Use sem moderação”, para incentivar suas clientes a ousarem na hora de se maquiar.

O sucesso da marca se deve claro, a qualidade e conceito dos produtos, mas também as estratégias de marketing usadas por Pat. A empreendedora aposta no Instagram para divulgar a sua marca e os seus trabalhos. Além disso, outra tática é o número limitado de produtos que fazem com que as pessoas queiram comprar o quanto antes. Mas isso também é consequência da produção que ainda não é completamente automatizada. Portanto, ela oferece mais do que um produto, ela também oferece exclusividade.

A fila de esperar para adquirir os produtos garante o sucesso dos seus lançamentos. Um verdadeiro case de sucesso. Prova disso é que em 2019 a Pat McGrath Labs se tornou uma empresa de US$ 1 bilhão e a linha de produtos de beleza mais vendida da Selfridges.

Maquiadora mais influente do mundo

Happer’s Bazaar

Foram muitos anos e trabalhos memoráveis para Pat McGrath se tornar uma grande maquiadora. Mas além de uma grande maquiadora, Pat também foi eleita a maquiadora mais influente do mundo por Anna Wintour, o nome que comanda a moda americana. Portanto, se Anna disso isso, ninguém pode questionar, e nem tem como. Com um currículo desses Pat McGrath fez por merecer esse título, que inclusive não é o único importante que ela tem.

Em 2014 Pat foi declarada pela Rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha, um Membro da Ordem do Império Britânico devido aos seus serviços prestados à indústria da moda e da beleza. Uma honra que não é para qualquer um. Prêmios e títulos não faltam para a maquiadora. Em 2017 ela recebeu o prêmio Isabella Blow de criadora de moda no Fashion Awards, evento organizado pelo British Fashion Council.

Além disso, Pat McGrath aparece regularmente no Top 10 da Powerlist, publicação que destaca os britânicos negros mais influentes em vários setores. Então, por tudo isso é inegável a influência de Pat McGrath e explica bem o motivo de ela ser a maquiadora mais influente e procurada do mundo.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Luciane Ferraes, quem é? Biografia, carreira, polêmicas e curiosidades.

Fontes: Wikipedia Labs Chloé Gaya Chata de Galocha L’officiel 

Imagens: ELLE Pure Tonne Delamar Dani Nicolau Glamour Allure Happer’s Bazaar

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.