Pele normal, como é? Características e cuidados especiais

A pele normal é uma estado de equilíbrio da pele que está relacionada aos poros, ao líquido e a quantidade de lipídios na epiderme.

Você sabe identificar como é a textura de uma pele normal? Estamos sempre buscando uma receitinha aqui e ali para manter a pele ideal, mas não sabemos como ela realmente aparenta estar nesse estado.

O primeiro passo é entender qual o seu tipo de pele. São muito fatores que influenciam nessa definição, portanto, o certo mesmo é saber como funciona a sua pele e compreender quando está balanceada.

Como é a pele normal

Pele normal - como é, o que fazer para manter
Camim

A pele normal, ou pele equilibrada, depende de três elementos distintos, porém, muito importantes. Líquido, lipídios e sensibilidade são, juntos, o combo para que o tecido esteja balanceado. Ou seja, com a textura suave, nem muito oleosa, nem muito seca.

Muitos comparam o auge da saúde da pele como “pele de bebê”. Nesse estágio, os poros são mais finos e fechados, é esse aspecto que faz o rosto ficar mais rosado, dando aquele ar de bem-estar. Por fim, o tom gerado é por causa da circulação sanguínea, em perfeito estado.

Além dos cuidados diários, alcançar o estágio de pele normal não depende somente de nós. Isso pode ser, portanto, uma questão de hereditariedade. A outra, sobretudo, está relacionada aos impactos exteriores que temos no dia a dia, como o sol, o frio, o vento, entre outros fenômenos.

Formação da pele facial

Pele normal - como é, o que fazer para manter
Dermo e Cia

Existem duas camadas que compões a pele, estas são: a epiderme,externa e derme, interna. Dentre todas partes de formação, as glândulas sebáceas são as mais importantes. São elas, portanto, as responsáveis por criar o sebo, ou seja, a lubrificação da pele.

As células, que são partes da estrutura das glândulas, liberam o líquido que vem carregado de lipídios. Os lipídios, por sua vez, têm a função de produzir camadas de barreira de proteção da pele. Uma pele normal é, portanto, está baseada no equilíbrio das sebáceas e da liberação de lipídios.

Características da pele normal

Pele normal - como é, o que fazer para manter
Ikesaki

Primeiramente, são 4 os tipos de pele possíveis de identificar, sendo elas: pele seca, pele oleosa, pele normal e pele mista. A mais equilibrada de todas é a pele normal e ela apresenta as seguintes características:

Sem manchas

Pele normal - como é, o que fazer para manter
Boa Vida

Uma pele saudável não apresenta manchas, porque essas marcas são sinônimos de lesão na pigmentação da superfície da epiderme. A pele normal apresenta, sobretudo, a ausência dessas irregularidades.

Poros finos

Pele normal - como é, o que fazer para manter
Beleza Today

A princípio, a característica dos poros finos da pele normal é sinal de que a oleosidade está sendo regulada. Esse tipo de poro é responsável por disfarças as linhas de expressão e as rugas. Com isso, o padrão equilibrado requer fineza nessas partes.

Textura macia e fina

Pele normal - como é, o que fazer para manter
Om the skin

Essa características é resultada da junção de todas as outras anteriores. Com a lubrificação correta da pele, as camadas de proteção ativas e os poros afinados a pele com certeza assumira a textura normal e macia desejada. Para isso, comer bem, tomar água e se proteger contra o sol é crucial.

Cor rosada e homogênea

Pele normal - como é, o que fazer para manter
Tudo Sobre Make

O aspecto rosado e homogêneo da pele é característicos de uma circulação sanguínea saudável e equilibrada. É, portanto, através do sangue que são distribuídas todas as substâncias e vitaminas necessárias para manter o corpo em equilíbrio. A corzinha, sobretudo, é um bom sinal nesse ponto.

Variações hormonais

Pele normal - como é, o que fazer para manter
GPS SAÚDE

Na mulher, o estado de pele normal pode variar principalmente de acordo com as variações hormonais. A inconstância hormonal provoca manchas, escurece a pele, entre outras irregularidades.

Se você tem pele oleosa, a tendência nesse período, é que a pele fique, sobretudo, ainda mais oleosa. Saiba os pontos fortes e fracos da sua pele, pois a intensificação de uma das características é sinal de alterações e costumam acontecer durante a menstruação, ou na menopausa.

Um momento interessante que comprova essa alteração é na puberdade. Esse período a pele normal está longe de acontecer, justamente por causa dos hormônios, ou da produção da testosterona, no caso dos rapazes.

Como cuidar da pele normal?

Pele normal - como é, o que fazer para manter
Todo Black e Power

Para manter a pele normal sempre saudável é preciso que haja higienização e hidratação diárias. Algumas substâncias, como Rosa Mosqueta, possuem antioxidantes eficazes para ajudar na manutenção.

Outra importante dica é nunca deixar de usar protetores solares de acordo com o tom da pele. No entanto, é mais complicado um pouco selecionar o que usar, porque não pode haver pouca, nem muita, hidratação.

Por fim, dermatologistas indicam para a pele normal o uso do Sérum, pois ele é um produto que se adapta fácil a qualquer tipo de pele. Apenas umas gotinhas são o suficiente para alcançar o aspecto perfeito.

Para mais dicas leia Cuidados com a pele, como ter uma pele sempre saudável e bonita

Fontes: ADCOS, Notredame Intermédica, Clue, Camim, Eucerin, Derma Club, Carol Navarrete, Beleza e Saúde, Derma Club 2,

Fontes de imagens: Camim, Dermo e Cia, Ikesaki, Boa Vida, Beleza Today, Om the Skin, Tudo Sobre Make, GPS Saúde, Cláudia, Todo Black é Power

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.