Pera: benefícios da fruta, diferentes tipos e propriedades nutricionais

Desde ajudar na saúde dos olhos a proteger o coração, a pera é uma fruta rica em nutrientes que traze diversos benefícios para o corpo humano.

O sabor doce e suave da pera destaca dentre as demais frutas do supermercado. A prima (ou irmã) da maçã é uma das frutas do verão, cheia de nutrientes, sendo encontrada mais barata nessa estação.

Se engana quem ainda vive no mito de que a pera não tem muitos nutrientes. Segundo um estudo recente, foi revelada a alta concentração de fibras na fruta e vários nutrientes que podem ajudar a tratar e prevenir doenças. Ela é rica em vitamina A, cálcio e vitamina C, além disso, a pera carrega consigo poucas calorias, cerca de 53 a cada cem gramas e tem fácil absorção no organismo.

Ideal para adicionar na sua dieta, o sabor da pera é refrescante — assim como o verão manda —, e pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de vários outros benefícios que você aprende logo abaixo.

frutas peras
Independente

Benefícios da pera

1. Pode melhorar a visão

A pera é rica em vitamina A (Retinol), nutriente que auxilia na saúde ocular. Além disso, ela também possui carotenoides, betacaroteno, luteína e zeaxantina, responsáveis por prevenir doenças degenerativas da visão.

2. Ajuda a controlar a glicemia

Para os diabéticos, a pera é uma forte aliada na dieta por ter baixo índice glicêmico e por conter pectina, uma fibra solúvel. Ou seja, ela ajuda no controle da glicemia, mas mesmo assim seu consumo deve ser moderado.

beneficios das peras
Clikisalud

3. Auxilia o intestino

Primeiramente, ela contém fibras que ajudam na formação do bolo fecal. Segundamente, essas fibras aumentam o crescimento de bactérias benéficas, ou seja, aquelas que ajudam na regularização do intestino. Em terceiro lugar, essas mesmas fibras podem aliviar a constipação. Como resultado, esses nutrientes estimulam os movimentos peristálticos e fazem com que as fezes adquiram uma melhor consistência.

4. Protege o coração

As fibras da pera são altamente poderosas. Uma prova disso é o fato delas possuírem potássio, nutriente com efeito vasodilatador, que colabora no controle da pressão arterial. Além do mais, a fruta ajuda a diminuir o colesterol “ruim” do organismo. Ou seja, ambas as vantagens ajudam o coração!

5. Faz bem para os ossos

Rica em cálcio e magnésio, a pera pode auxiliar na mineralização dos ossos. Portanto, esses nutrientes ajudam o metabolismo e auxiliam os ossos.

6. Aumenta a saciedade

Outra prova de que as fibras só tem benefícios na pera: com a grande quantidade de água que a fruta tem, dificulta o esvaziamento gástrico. Como resultado, proporciona aquela famosa sensação de saciedade. Mas, o mais importante, ela ainda diminui a vontade de comer doces. Pensou dieta, pensou pera!

frutas verdes
FLF Revista

7. Combate inflamações

A casca da pera possui compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, assim consequentemente previne os radicais livres que causam as inflamações. Ademais, a presença de flavonoides e vitaminas A, C, K e ácido clorogênico contribuem para diminuir as inflamações das células.

8. Ajuda no emagrecimento

Por consequência da saciedade que a fruta promove no organismo, a pera auxilia no emagrecimento de forma mais rápida. Além do mais, a fruta tem levulose, uma substância que reduz a vontade de comer doces.

9. Benefícios na menopausa

Vale destacar que o magnésio, presente na pera, pode ser benéfico para as mulheres após a menopausa, já que tem uma importante função contra o desenvolvimento da osteoporose.

Tipos de pera

tipos de pera
SPDM

Estima-se que ao todo, existam mais de três mil espécies em todo o mundo. Mas, dentre as peras encontradas no mercado brasileiro, sete delas são as mais comuns:

1. Pera Portuguesa

Também conhecida por pera-rocha, este tipo da fruta possui pintinhas marrons e geralmente desmancha na boca.

2. Pera Williams

Essa você pode encontrar por outro nome: bartlett. Conforme ela amadurece, a cor varia do verde até chegar no amarelo, e assim sua polpa vai ficando cada vez mais docinha e macia! Ideal para fazer sucos e saciar a sede em dias quentes. Esse é o tipo mais comum.

3. Pera d’anjou verde

Essa é docinha e perfeita para ser consumida na salada ou em sucos.

4. Pera d’água

A pera d’água é uma fruta de textura delicada, sabor doce e levemente ácida. Você precisa ter bastante cuidado ao armazená-la, pois é frágil.

Pera Portuguesa – Foto: Real Leve

5. Pera de Pé Curto

Essa pera é arrendondada e lembra uma maçã.

6. Pera Red

Como o próprio nome diz, ela é avermelhada, como uma maçã. Sua polpa é clara, com textura bem cremosa.

7. Pera desidratada.

A pera desidratada mantém as mesmas propriedades nutricionais da fruta fresca. Dessa forma, ela possui o mesmo sabor da fruta fresca, até um pouco mais apurado!

Propriedades Nutricionais da Pera

Quero Viver Bem

A princípio, vale ressaltar o quanto a fruta é rica em vitamina A, que auxilia na saúde dos olhos. Ademais, a pera é fonte de vitamina C, que contribui para o sistema imunológico e também possui fibras que ajudam no emagrecimento e no intestino. Bem como o nutriente potássio que é importante para o sistema cardiovascular, além de melhorar o metabolismo. Por último, mas não menos importante, lembramos do cálcio, fósforo e do magnésio, que são de extrema importância para manter os ossos saudáveis e fortes.

Como consumir a pera?

Uma pera por dia é o suficiente para inseri-la na sua dienta e garantir uma parte de seus benefícios. No entanto, consuma a fruta natural e com casca, pois na superfície protetora dela há uma grande quantidade de nutrientes.

Tua Saúde

Dica: como fazer para que a pera não escureça

Por sua fragilidade, a pera escurece de forma rápida após ser cortada, pois o contato com o oxigênio a faz oxidar. Acima de tudo, para reverter esse processo, profissionais indicam pingar caldo de limão nas partes abertas da fruta. Ou seja, o limão tem ação antioxidante por ser rico em vitamina C, o que prolonga a vida do alimento. Posteriormente, outra forma de conservar é embalando a vácuo ou mergulhar a fruta na água. Então, por último, é bom lembrar que ao fazer um suco, adicione alguma outra fruta junto, se não o líquido pode escurecer.

Fontes: Terra, Saúde Abril, Beleza e Saúde, Uol.

Veja também: Pêssego – Conheça os benefícios da fruta chinesa para a saúde

Imagens: Independente, Clikisalud, FLF Revista, SPDM, Real Leve, Quero Viver Bem, Tua Saúde, Revista Versar

Outras postagens

Um comentário em “Pera: benefícios da fruta, diferentes tipos e propriedades nutricionais

  1. Anita e uma pessoa que nao tenho interesse em saber nada da vida dela, pois nao tem nada de bom a oferecer, nao agrega em nada , nao tem nada importante para ser visto, seguido , enfim nao tenho interesse e deveria ter esse gatilho para que eu possa excluir, coisas inuteis da minha pagina.

Average
5 Based On 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.