Perfumes sólidos: o que são, benefícios e como fazer

Os perfumes sólidos são a opção ideal para quem deseja carregar sua fragrância para qualquer lugar, sem se preocupar com a embalagem.

Mesmo que existam dias em que bata aquela preguiça de andar por aí arrumada, estar perfumada é imprescindível. Seja qual for o visual, nada é capaz de incrementar sua presença melhor do que sua marca registrada: o seu cheiro. Todavia, nem sempre é simples carregar seu perfume para todo lugar, já que a embalagem pode se tornar um empecilho. Nesse sentido, surgem então os perfumes sólidos. Uma opção prática, linda e original para manter dentro da sua bolsa e se certificar de que o efeito perfumado jamais falhe.

Os perfumes sólidos, ou “solid perfume”, surgem como fragrâncias famosas concentradas em embalagens compactas, assim como as de maquiagem. Sua aplicação é extremamente simples. Você não precisa fazer nada além de pegar um pouco do produto na ponta dos dedos, e então espalhar nos pontos indicados para prolongar a fragrância.

Por serem pequenos, os perfumes sólidos podem ser levados para qualquer lugar, o que permite maior praticidade. Além disso, cada embalagem intrincada é linda e especial o suficiente para querer ter em sua coleção.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre os perfumes sólidos, bem como seus benefícios. Aprenda ainda como fazer sua própria fragrância, em uma receita simples e versátil.

O que são perfumes sólidos?

Perfumes sólidos
Fonte: Aromaflora

As fragrâncias concentradas dos perfumes sólidos são produções quase sempre artesanais, elaborados com ingredientes como o óleo de jojoba e a cera de abelha, ou cera Alba. Ele possui toque macio e um perfume leve.

Grandes marcas já incorporaram as fragrâncias em suas linhas, como Marc Jacobs, Jo Malone, Bottega Veneta e Estée Lauder, todas renomadas e versadas na produção de perfumes famosos. Assim, a mera embalagem já se torna um espetáculo à parte: os designs vintage vem em latinha ou parecem pequenas joias, como anéis e colares.

Pelo fato de possuírem uma produção com ingredientes como ceras e óleos, a textura dos perfumes sólidos é de parafina. A alta concentração permite uma aplicação mais leve, em pontos estratégicos. Uma boa dica é aplicar o produto no pescoço, pulso, colo e atrás das orelhas. Desse medo, a fragrância poderá difundir melhor e manter o mesmo efeito da primeira aplicação, normalmente a versão líquida.

Os perfumes sólidos são uma adição extremamente populares nos Estados Unidos e na Europa. Contudo, a opção vem crescendo aos poucos no mercado brasileiro, que já permite que se possam encontrar ótimas opções de fragrâncias famosas, agora na versão sólida. Por sua versatilidade, a compra se torna um investimento.

Benefícios dos perfumes sólidos

Fonte: The Happening

O simples fato dos perfumes sólidos possuírem uma aderência alta já é benefício o suficiente para considerar a aquisição. Todavia, o produto ainda possui outras vantagens. A embalagem, por exemplo, é um grande diferencial, já que todas são elegantes e muito bonitas. Além disso, dependendo da marca do perfume, ainda é possível realizar o “scent pairing”. A técnica consiste em escolher dois aromas, o que cria uma assinatura perfumada única para você, por meio da união de duas ou mais fragrâncias.

Outro dos grandes benefícios do produto é sua versatilidade. Embalagens de perfume podem ser frágeis e difíceis de carregar para todo lugar, já que o vidro se torna um empecilho, bem como o formato e tamanho. Nesse sentido, os perfumes sólidos surgem como um facilitador do problema, já que suas versões em latinha ou caixa compacta podem ser carregadas em qualquer bolsa. Além disso, as embalagens são extremamente resistentes.

Como fazer seu perfume sólido

Perfumes sólidos
Fonte: Glamour

Ficou interessada e gostaria de ter um perfume sólido que seja inteiramente seu? Existe ainda a opção de criar sua própria fragrância. Mesmo não sendo tão prática, a produção artesanal é econômica e muito original, já que as combinações são inteiramente sua escolha, bem como os ingredientes.

Ingredientes

  • Cera de abelha (ou cera à base de soja);
  • Óleos essenciais orgânicos;
  • Óleo de azeite ou de amêndoas doces;
  • Um potinho para colocar o perfume.

Modo de preparo

Primeiramente, você deve preparar um banho maria para o óleo escolhido e a cera. As medidas de óleo e cera devem ser iguais, aquecendo até a cera derreter. Em seguida, retire do fogo e adicione então o óleo essencial de sua escolha. Pingue de 5 a 15 gotas. Por fim, misture bem, despejando tudo no pote separado para colocar o perfume. Deixe descansar por pelo menos 1 hora.

Uma boa dica para quem gosta de aromas mais cítricos ou frescos é escolher ervas, laranja, limão, tangerina e toranja para inserir na mistura. Aromas mais marcantes funcionam com essência de baunilha, cravo-da-índia ou cardamomo. Para os mais doces, lírio, lavanda ou rosa. Enfim, os amadeirados combinam perfeitamente com notas de sândalo.

Se você se interessou por essa matéria sobre perfumes sólidos, aproveite para conferir Saiba como escolher o perfume ideal para cada tipo de pele

Fontes: Dicas de Mulher, Steal The Look, Nas Entrelinhas

Imagens: Lush, The Happening, Glamour, Aromaflora

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.