Pés ressecados – Causas, tratamento e receitas de hidratação

Os pés ressecados são um verdadeiro incômodo, além da parte estética, também pode estar relacionado a problemas de saúde.

Muito além de um problema estético, os pés ressecados também podem ser um problema de saúde. Afinal, quando a pele está muito seca, a tendência é o surgimento de rachaduras, essas que podem causar muitos incômodos e dores nos pés.

Os pés são partes muito importantes do nosso corpo. E embora sejam eles que nos carreguem por todos os lugares, todos os dias, nem sempre damos a devida atenção a eles. E os pés ressecados são uma prova disso. Apesar disso, esse problema pode estar relacionado a varias causas, a mais comum é a falta de hidratação.

Quando isso acontece, a pele do pé apresenta um aspecto esbranquiçado, fica áspera e começa a descamar e a rachar. Assim, dependendo da profundidade das rachaduras, pode até sangrar, causando muita dor. Quando isso acontece, fica ainda mais evidente a necessidade de hidratar os pés, e procurar saber a fonte do problema, que pode estar ligada até a problemas de saúde.

Felizmente, esse problema que atinge tanta gente tem solução, e ela é bem simples e pode ser feita em casa mesmo. Por isso, hoje vamos entender melhor a causa dos pés ressecados e como tratar o problema. Vamos lá!

Principais causas dos pés ressecados

Pés ressecados - Causa, tratamento e receitas de hidratação
Lifestyle ao Minuto

Os pés ressecados pode ser resultado de uma série de coisas, desde problemas de saúde, hábitos até cuidados excessivos.

  • Andar descalço: esse é um hábito muito comum, mas nada bom para os pés. Ao andar descalço, você acaba deixando os pés mais expostos a impurezas, e isso faz com que a pele perca a sua umidade natural e fique mais ressecada.
  • Calçados abertos: outro ponto que deixa os pés mais expostos, é o uso frequente de calçados abertos, como chinelos e sandálias. Isso faz com que os pés também recebam todo impacto ao caminhar. Desse modo, contribui para que a pele fique sobrecarregada, e aliada ao ressecamento, resulta nas temidas rachaduras.
  • Desidratação: o nosso organismo precisa de hidratação, assim como a pele. É graças a hidratação que a pele produz oleosidade natural para manter a maciez e proteção. Sendo assim, se o organismo está desidratado, é natural que a pele do corpo e dos pés fique ressecada mais facilmente. Contudo, também pode ser um problema específico na região dos pés. Devido a superexposição às impurezas, baixa produção de suor e sebo nos pés, pode haver a diminuição da umidade natural da pele, resultando no seu ressecamento.
  • Esfoliação excessiva: o hábito de lixar e esfoliar os pés é muito indicado para remover as camadas de células mortas da pele e até tratar o ressecamento. No entanto, fazer isso com muita frequência pode agravar ainda mais o problema.
  • Doenças: algumas doenças como a diabetes e o hipotireoidismo também estão relacionadas ao ressecamento dos pés. No caso da diabetes, a pele fica desidratada em função de lesões nos nervos que produzem sebo e suor. Já no caso do hipotireoidismo, como a tireoide que regula as glândulas sudoríparas, o ressecamento pode ser causado pela baixa produção de suor nos pés.

Como tratar pés ressecados

Pés ressecados - Causa, tratamento e receitas de hidratação
Doctor Shoes

Sabendo das causas, e que esse é um problema muito comum e que afeta muitas pessoas, o tratamento dos pés ressecados pode ser muito simples. E você pode manter uma rotina de cuidados com os seus pés em casa mesmo. O ideal é fazer isso diariamente, mas se não, pelo menos duas vezes por semana.

1 – Escalada pés hidratante

Comece a sua rotina de cuidados para os pés ressecados fazendo um escalda pés. Isso irá amolecer a pele e abrir os poros. Assim, a absorção do creme hidratante será mais profunda, agindo em todas as camadas da pele.

  • Primeiramente, coloque água morna (não pode ser muito quente) em uma bacia, em uma quantidade que dê para cobrir totalmente os seus pés.
  • Em seguida, coloque 1 ou 2 colheres de sopa de qualquer creme hidrante que você tiver em casa.
  • Misture bem o creme na água, até dissolver por completo.
  • Por fim, mergulhe os pés na bacia de 5 a 10 minutos. Esse tempo é suficiente para amolecer a pele e absorver o creme.

2 – Seque bem os pés

Após fazer o escalda pés, é essencial secar bem os pés, afim de evitar a proliferação de fungos, principalmente entre os dedos. Para fazer isso, seque a pele com movimentos suaves, nada de colocar muita força, porque ao esfregar a tolha, você pode irritar a pele, e aumentar ainda mais o ressecamento dos pés. O ideal mesmo é apenas retirar o excesso de água com a tolha, e deixar os pés secar livremente.

3 – Faça uma esfoliação

A esfoliação pode ser opcional, mas só deve ser feita quando não há mais rachaduras, apenas a pele grossa e ressecada. Se optar por fazer, após secar o pé, utilize uma lixa de pés, ou pedra pomes. E assim, faça movimentos leves sobre o calcanhar para remover o excesso de pele morta. Depois é só retirar o excesso de pele com uma tolha ou passar novamente na água morna.

4 – Hidratação

Por fim a parte mais importante do tratamento de pés ressecados: a hidratação. Depois que os pés já estiverem secos, aplique um creme hidratante, de preferência para os pés. Opte por um creme com propriedades altamente hidratantes e espesso, assim será maior o grau de hidratação.

Após aplicar o creme, para potencializar ainda mais a hidratação, vista uma meia. O ideal é fazer esse processo antes de dormir. Assim, os pés poderão absorver melhor todos os nutrientes do creme enquanto descansam.

Dicas para evitar pés ressecados

Pés ressecados - Causa, tratamento e receitas de hidratação
Truques de Maquiagem

O tratamento e cuidados com os pés são simples, depende basicamente de uma boa hidratação. Mas além disso, existem algumas coisas que você pode fazer para evitar ter pés ressecados.

  • Se manter hidratado, beba no mínimo dois litros de água diariamente;
  • Tenha uma alimentação saudável, isso contribui para o melhor funcionamento de todo o seu organismo;
  • Evite andar descalço por muito tempo;
  • Dê preferência para calçados fechados;
  • Não esfoliar e lixar os pés todos os dias;
  • Evite tomar banhos muito quentes;
  • Procure controlar o peso corporal;
  • Faça hidratação regularmente;
  • Investigue e procure tratamento para problemas orgânicos, como a diabetes e o hipotireoidismo.

Receitas de hidratação caseira

Pés ressecados - Causa, tratamento e receitas de hidratação
Nivea

Como a hidratação é o ponto chave para evitar o ressecamento dos pés, vamos conhecer algumas receitas caseiras para potencializar a recuperação dos pés.

Azeite de oliva

O azeite a é um ótimo ingrediente hidratante, que pode ser usado tanto no cabelo como em outras partes do corpo. Sendo assim, misture uma colher de creme hidratante à uma colher de azeite extra virgem e passe nos pés. Para a hidratação ser ainda mais eficaz, faça isso antes de dormir, e cubra os pés com papel filme e vista meias. Desse modo, os resultados da hidratação serão ainda mais intensos.

Vaselina e soro fisiológico

O procedimento aqui é o mesmo do azeite, só que agora com vaselina. A vaselina é ótima para criar uma barreira contra o frio e demais agressões exteriores. Assim, ela consegue proporcionar mais elasticidade à pele. Para resultados ainda melhores, acrescente uma colher de soro fisiológico a mistura.

Bepantol

O Bepantol é outro velho conhecido das dicas de hidratação. E isso não é por acaso, já que a pomada é rica em dexpantenol, que ajuda na renovação das células e nutrição da pele. Para hidratar os pés, passe uma camada espessa da pomada, e cubra com papel filme e meias. Isso irá proporcionar uma melhor absorção do produto.

Aloe e vera e mel

Já falamos aqui sobre os vários benefícios da aloe vera. Conhecida também como babosa, essa planta é muito usada para fins de hidratação, e pode ser usada também nos pés. Assim, em uma combinação com mel, se torna ainda mais eficaz, promovendo a renovação das células e aumentando a elasticidade da pele.

Para essa hidratação, misture uma colher de aloe vera moída à uma colher de mel e passe nos pés, ao menos três vezes por semana. O ideal é fazer isso também durante a noite.

Óleo de coco

No caso de rachaduras severas que já evoluíram para ferimentos, o óleo de coco pode ajudar. Faça uma mistura com o óleo e azeite extra virgem e deixe agir na pele durante a noite. Por ter alto poder nutritivo e acelerar a cicatrização, o óleo de coco consegue tratar melhor os ferimentos.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aproveite para aprender como revitalizar o cabelo ressecado.

Fontes: Catraca Livre  Doctor Shoes Tua Saúde 

Imagem destacada: Doctor Feet 

Imagens: Lifestyle ao Minuto  Doctor Shoes  Truques de Maquiagem  Nivea 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.