Ph do shampoo – Como pode interferir na saúde do seu cabelo

O índice de PH do shampoo diz muito sobre como ele irá agir nos fios. Saiba como indentificar a melhor opção para o seu tipo de cabelo.

Ph do shampoo: Entenda como pode interferir na saúde do seu cabelo

O ph do shampoo pode impactar muito no desempenho do produto e interfere diretamente na saúde do couro cabeludo. Portanto, utilizar um shampoo com índice de ph inadequado para as suas madeixas, pode provocar problemas como ardência, dermatites, coceira e vermelhidão, além de prejudicar a aparência dos fios.

Diferente do que muitos pensam, o shampoo não é responsável apenas por limpar o couro cabeludo, aliás, ele também interfere em fatores como, por exemplo, o brilho e o frizz dos fios. Entre os diversos motivos que influenciam nesses resultados, está a concentração de surfactantes, a adição de agentes antiestáticos e sobreengordurantes e o ph da formulação.

Então, nota-se que saber escolher bem o ph do shampoo pode ajudar a manter os fios bonitos e saudáveis, evitando uma série de problemas. Mas afinal, como escolher a composição ideal? Bom, isso nós iremos te explicar no decorrer da nossa matéria. Portanto, continue por aqui e confira.

O que é PH do shampoo

Época Cosméticos / níveis de ph do shampoo

PH do shampoo significa Potencial de Hidrogênio e é esse potencial que indica se um composto é ácido, neutro ou alcalino. A escala de PH varia de 1 a 14.

Em geral, o shampoo tem uma média de 6 e 7. Por outro lado, os condicionadores apresentam uma medida de 3,5 e 4,5. Aliás, é importante ressaltar que essas médias devem ser próximas ao ponto isoelétrico do seu cabelo, para que os fios atinjam a neutralidade.

Tipos de PH do cabelo

  • PH ácido: Média de 1 a 6,9. Entretanto, um cabelo saudável deve ter a média de 4,5 e 5,5.
  • PH neutro: Indicação igual a 7.
  • PH alcalino: Média de 7,1 a 14. Significa que o cabelo está danificado, ou seja, possui uma textura fragilizada. Além disso, apresenta mais dificuldade em reter líquidos.

Como manter o cabelo neutro

Ph do shampoo: Entenda como pode interferir na saúde do seu cabelo
Feminina e Original

Primeiramente, para manter o equilíbrio dos fios é importante utilizar shampoos levemente ácidos, com ph de 4 a 5. Essa medida é ideal para fechar as cutículas sem alterar ou prejudicar a estrutura capilar.

Vale ressaltar que se o ph do shampoo é superior a 7, passe longe! Aliás, esse produto deixará seus fios frágeis, quebradiços e sem brilho. Por outro lado, shampoos de ph baixo proporcionam mais brilho, textura e aspecto saudável aos cabelos.

Por fim, para neutralizar o ph das suas madeixas é preciso manter uma rotina de cuidados. Para isso, siga um cronograma capilar completo com etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, que serão capazes de repor a massa capilar e os nutrientes dos seus fios.

Então, o que achou dessa matéria sobre o ph do shampoo e cabelos? Aproveite para conferir também: Soro fisiológico no cabelo – Benefícios e formas de usar.

Fontes: Soft Hair, Cleber Barros, Terra.

Fontes das imagens: Yahoo, Época Cosméticos, Feminina e Original. 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.