Por que o bebê chuta o útero? Inicio, por que acontece e dicas

Por que o bebê chuta o útero? Ao longo do desenvolvimento do feto, o espaço vai ficando pequeno e a mamãe consegue sentir os movimentos.

Rascunho automático

Independente se é mamãe ou não, já parou para pensar por que o bebê chuta o útero da mãe? Certamente, se você está esperando uma criança, sente na pele e, provavelmente, espera ansiosa por esse momento. Se não está vivendo essa fase, talvez não tenha completa noção da importância desse gesto.

Apesar de ser um pequeno movimento, é considerado de extrema importância. O chute é essencial para o desenvolvimento e crescimento da criança.

Alguns bebê mexem bastante. Em contraste, outros se movimentam com menos frequência. Muitas pessoas afirmam que a sensação é semelhante a sentir sua barriga roncando. Outras, comparam até mesmo com gases.

Quando se inicia os primeiros chutes?

Por que o bebê chuta o útero? tudo sobre esse acontecimento da gravidez
Família

Antes de se perguntar por que o bebê chuta o útero, é necessário, inicialmente, buscar outro questionamento: em que fase os primeiros movimentos começam a acontecer? É bastante comum que as gestantes sintam os movimentos do bebê entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez.

Algumas pesquisas apontam que, durante a segunda gravidez, a mãe pode a sentir o bebê se movimentar um pouco mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação. Apesar disso, é possível que algumas mamães de primeira viagem deixem passar a experiência. O motivo? É possível que a mulher confunda os chutes do bebê com gases.

Por fim, lembre-se de não comparar sua gravidez com a de outras mulheres. Acima de tudo, cada criança começa a se movimentar no seu próprio tempo. Além disso, se você está demorando a sentir os chutes ou, até mesmo, está com receio, procure seu médico.

Por que o bebê chuta o útero?

Por que o bebê chuta o útero? tudo sobre esse acontecimento da gravidez
Uol

Desde o início da gravidez, o bebê se movimenta dentro do seu útero. Entretanto, o feto é muito pequeno é provavelmente a mãe não senta. Apesar disso, conforme os meses vão passando e a criança vai de desenvolvendo, e o espaço vai ficando cada vez menor e você começa a sentir ele se movimentar.

Não precisa se preocupar, os famosos chutes contribuem positivamente para o fortalecimento dos ossos e músculos do bebê.

É comum demorar a sentir os primeiros chutes do bebê?

Por que o bebê chuta o útero? tudo sobre esse acontecimento da gravidez
Bebê

Sim! Como já foi dito anteriormente, a gravidez é diferente de mulher para mulher. Cada corpo e gravidez é única. Além disso, a demora acontece principalmente em casos onde a gestante possui muita gordura abdominal.

No entanto, caso a ansiedade e a preocupação seja muito forte, o indicado é agendar uma consulta com o médico e fazer uma ultrassom ou outros exames necessários.

Quando o bebê chuta mais?

Por que o bebê chuta o útero? tudo sobre esse acontecimento da gravidez
Universa

Os movimentos mais fortes e intensos costumam aparecer durante a noite. Esse é o o período em que a gestante produz mais corticoide. Sobretudo nesse horário é comum que as grávidas estejam mais tranquilas e relaxadas. No entanto ela percebe com mais facilidade cada movimento feito pelo bebê.

Como fazer com que o bebê se mexa na barriga?

Definitivamente existem alguns estímulos que ajudam a fazer os bebês a se movimentarem mais. Conheça alguns deles:

1- Através de conversas

Por que o bebê chuta o útero? tudo sobre esse acontecimento da gravidez
Bebê mamãe

Além de ajudar a fazer o bebê se movimentar, essa dinâmica também auxilia no relacionamento entre mães e filhos. O gesto pode parecer maluquice, apesar disso, é muito importante. Além disso, de acordo com vários especialistas essa ação é indispensável na gestação.

2- Toques e carinhos na barriga

Por que o bebê chuta o útero? tudo sobre esse acontecimento da gravidez
Maternidade simples

tato começa a ser desenvolvido no segundo trimestre da gravidez. Dessa forma, sempre que você tocar em sua barriga, o bebê irá sentir e talvez reagir. De acordo com muitas pesquisas, todo o carinho oferecido a criança contribui para o desenvolvimento de sua área cognitiva.

3- Através de músicas

Por que o bebê chuta o útero? tudo sobre esse acontecimento da gravidez
Ciudad mamá

O ouvido do feto se desenvolve a partir da 25ª semana. Portanto é importante buscar estímulo com a ajuda de músicas. Consequentemente, o bebê se mexe. Além disso, a prática auxilia no futuro desenvolvimento da linguagem do bebê após o nascimento.

E se o bebê parar de mexer?

Por fim, se o bebê não mexe com frequência, saiba que também é comum que ele fique mais tempo parado. Eles nem sempre estão em movimento. Uma dica é você passar a fazer um monitoramento dos movimentos e chutes. Anote quantas vezes ele chuta ao dia, qual horário e a frequência dos movimentos. Por fim, continue fazendo anotações e analisando até o final da gravidez.

Se você gostou da nossa matéria sobre “por que o bebê chuta o útero” certamente também irá gostar da seguinte: Para onde vai o xixi e o cocô do bebê na barriga da mãe?

Fontes: Cordvida Crescer Toda Mulher

Imagens: Ciudad mamá Maternidade simples Bebê mamãe Universa Bebê Uol Família Wix

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.