Problemas de pele – 7 doenças que causam mancha na pele

Existem diversos problemas de pele, como manchas pelo corpo, que podem como consequência de doenças mais sérias. Sabia identificá-los.

Problemas de pele são bastante comuns, mas apesar disso muitas pessoas encontram dificuldade de reconhece-los. Acontece que a exposição ao sol aumenta a melanina na pele, podendo causar manchas no corpo. Consequentemente, as pessoas quase sempre associam o surgimento de manchas a isso.

Apesar disso, o surgimento de manchas pelo corpo pode ser causado por outros problemas de pele. Além disso, algumas pessoas possuem doenças de pele grave e não tem a minima ideia disso. Consequentemente, listamos os 7 problemas de pele que causam manchas na pele mais comuns e seus respectivos tratamentos.

Confira 7 problemas de pele que causam manchas

1 – Melasma

Problemas de pele - doenças que causam mancha na pele
ZH

Primeiramente, o melasma é uma doença de pele que se caracteriza por manchas na pele das cores castanhas e marrons, de aspecto rendilhado. Essas manchas aparecem no rosto, principalmente nas bochechas. Suas principais causas são o uso de contraceptivos orais combinados e a exposição ao sol.

Além disso, o tratamento para as manchas de melasma é clínico. É necessário o uso diário e regular de filtro solar de amplo espectro, com fator alto e com cor de base, além do uso de clareadores tópicos. Não deve-se fazer uso de clareadores e receitas caseiras por conta própria.

2 – Vitiligo

Problemas de pele - doenças que causam mancha na pele
R7

Certamente o vitiligo é um dos problemas de pele mais comuns dessa lista. Primeiramente, trata-se de uma doença autoimune com predisposição genética na qual o nosso próprio sistema de defesa ataca os melanócitos e causa a despigmentação da pele. Consequentemente, surgem manchas brancas.

Além disso, o tratamento depende da extensão do quadro, da idade do paciente, do quanto as manchas incomodam e da velocidade de surgimento e pode ser feito com pomadas, fototerapia, exposição solar controlada e tratamentos orais e lasers.

3 – Psoríase

Problemas de pele - doenças que causam mancha na pele
Blog da Saúde

Essa é uma doença de pele inflamatória e crônica. Ela é caracterizada por manchas vermelhas e com descamação prateada. Na maioria das vezes ela acomete cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Apesar disso, pode causar lesões em toda a pele. Além disso, ela não é contagiosa. Por fim, o tratamento pode ser feito com cremes, pomadas, tratamentos orais, fototerapia e medicamentos injetáveis.

4 – Dermatite

Problemas de pele - doenças que causam mancha na pele
DV

A dermatite é a inflamação da pele. Ela se manifesta com manchas vermelhas e descamativas, podendo ter bolinhas vermelhas em alguns casos. Acima de tudo, pode possuir mais de uma causa como uso de substâncias específicas ou alergia.  Consequentemente, o tratamento depende da causa e por isso deve ser sempre orientado por um médico dermatologista.

5 – Acne

Problemas de pele - doenças que causam mancha na pele
VIX

Acima de tudo, as espinhas são extremamente comuns e atingem cerca de 98% dos adolescentes.  Basicamente é uma doença de pele inflamatória crônica da unidade pilossebácea caracterizada pelas lesões de cravos e espinhas. Além disso, ela pode ter tratamentos tópicos e sistêmicos, dependendo da gravidade.

6 – Melanoma

Problemas de pele - doenças que causam mancha na pele
BBC

Primeiramente, é um câncer de pele. Ele se manifesta como uma pinta escurecida ou com múltiplas cores, assimetria e bordas irregulares, podendo crescer e apresentar alguns sangramentos. O tratamento é feito de forma cirúrgica e deve ser feito precocemente.

7 – Pano branco

Problemas de pele - doenças que causam mancha na pele
MD Saúde

O pano branco é uma micose superficial de pele. Ela manifesta-se como manchas superficiais, principalmente nas costas e podem ter várias cores. O tratamento é feito com produtos tópicos e alguns shampoos específicos. A micose pano branco é comum no verão e em pacientes com a pele oleosa. Além disso, não é contagiosa.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Mancha vermelha na pele – 10 doenças que podem manchar seu corpo

Fonte: Derma Club

Imagem de destaque: HT

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.