Qual a frequência ideal para lavar os cabelos? Dicas para ter cabelos saudáveis

Acha que você é uma pessoa realmente tão limpinha quanto imagina? Descubra, na matéria, quantas vezes por semana você deve lavar os cabelos.

Você se considera uma pessoa higiênica e cheirosa? Então nos responda: quantas vezes por semana você acha que deve lavar os cabelos? Melhor ainda: com qual frequência você lava os seus?

Embora todo mundo pense que a resposta para as perguntas acima são óbvias e que quem lava os cabelos mais vezes está correto, devemos avisar que não tem nada disso. A grande verdade é que você não deveria lavar os cabelos tantas vezes quanto a maioria de nós lava.

Se você lava os fios todos os dias, então, não tem noção do problema que está causando para sua vida. Isso porque, quanto mais se lava os fios, mais o couro cabeludo fica ressecado devido à limpeza excessiva e tende a produzir mais óleo, deixando seus cabelos com aquela aparência pesada e oleosa, completamente indesejada. Contraditório, não?

VIX

Quantas vezes devo lavar os cabelos?

Falando a verdade, não existe uma “receita de bolo” sobre a frequência semanal correta para lavar os cabelos. O mais recomendável é que você consulte um dermatologista ou um cabeleireiro para identificar a quantidade ideal para suas madeixas, mas a indicação mais comum pelos profissionais é de que se lave os fios, no máximo, 2 vezes por semana ou de 3 em 3 dias!

Claúdia

Essa conta, no entanto, depende muito de cada caso. Quem tem os cabelos e a pele mais oleosos, por exemplo, precisa de lavar os cabelos mais vezes. No entanto, se sua pele e cabelos forem normais, 2 vezes por semana é a quantidade mais que necessária para manter seu cabelo bonito e saudável.

Pure People

Mas, a espessura dos fios também contam muito. Cabelos mais finos costumam ser mais oleosos e, por isso, precisam de mais lavagens. Na contramão, cabelos crespos e mais grossos não contam com muita propagação da oleosidade e podem ser lavados com menos frequência durante a semana, assim como os cabelos com química, para que se danifiquem menos.

Isto é

Portanto, o Área de Mulher separou para você algumas dicas e recomendações de especialistas para saber quantas vezes por semana você deve lavar os cabelos. Acompanhe!

Frequência recomendada para lavar os cabelos

Mantercorp Skincare

1. Fios volumosos:

Para lavagem de fios volumosos, o recomendado é que seja feita de três em três dias. Além disso, procure por produtos específicos para que você não exagere nas quantidades de shampoo e condicionador.

2. Fios finos:

Para os fios finos, o ideal é lavar de dois em dois dias, mas observando a quantidade de produtos utilizados. Aliás, pela lavagem ser mais frequente, você deve evitar os shampoos e condicionadores transparentes, e optar pelos perolados. Isso porque os shampoos antirresíduos tendem a ressecar mais o couro cabeludo e só devem ser usados de 15 em 15 dias.

3. Fios oleosos:

Primeiramente, é necessário observar se a oleosidade do seu cabelo está elevada naturalmente ou se você está lavando com muita frequência. Por isso, lavar os cabelos todos os dias pode dar o famoso efeito ‘rebote’, causando mais oleosidade do que retirando a sujeira. Além disso, você deve sempre se lembrar de usar condicionador também, e evitar passar shampoo no comprimento do cabelo.

Vida e Moda

4. Fios grossos:

Se o seu cabelo é muito grosso, o ideal é lavar apenas duas vezes por semana. Porém, procure por shampoos específicos, em especial os sem sulfato, e use uma máscara hidratante bem potente para manter os fios no lugar.

5. Fios pintados:

Já para os cabelos pintados e com química, a recomendação é lavar quantas vezes achar necessário. No entanto, você não deve usar o shampoo mais que três vezes na semana, pois isso fará com que o cabelo se desgaste mais rápido e a cor desbote. Por isso, para lavar os cabelos tingidos, o ideal é usar a técnica pré-poo e usar shampoos específicos para manter a cor.

6. Fios com caspa:

A caspa pode ser realmente um problema para algumas pessoas. Nesses casos, a lavagem deve ser feita com produtos específicos para isso, e a recomendação é que você procure por shampoos com selênio, zinco ou cetoconazol em sua composição. Já quanto a frequência, pode-se lavar os cabelos todos os dias.

Enfim, por falar em cabelos e cuidados com os fios, descubra também 12 coisas que mais dão caspa e você não sabia.

Fontes: Mega Curioso, Business Insider, Isto é

Imagem de destaque: Salon Line

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.