Recém-nascido – Cuidados e curiosidades sobre os primeiros dias do bebê

O bebê recém-nascido precisa de cuidados imprescindíveis, como na hora de pegar, dar banho, amamentar e até mesmo na hora de dormir.

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades

A chegada de um recém-nascido é um dos momentos mais bonitos na vida de uma mulher. Por mais doloroso e difícil que seja a gestação e o parto, não há dúvidas do quanto esses pequeninos animam uma família. Porém, é necessário alguns cuidados imprescindíveis com eles, como na hora de pegar, dar banho, amamentar e até mesmo na hora de dormir.

Não tem como negar que dá um certo medo de lidar com a criança nos primeiros meses de vida. Mas, com o tempo, as mamães e os papais vão pegando o jeito. É bom saber, por exemplo, que os bebês tem algumas características bem diferentes dos adultos, portanto, todo cuidado é pouco.

No mais, é bom aproveitar este momento tão fofo e único. O primeiro sorriso, o primeiro chorinho, tudo isso irá marcar de forma singular à vida de todas as pessoas que acompanham o crescimento do neném. Vamos entender agora algumas peculiaridades desse universo desconhecido.

Como é o recém-nascido?

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades
Blog do Seu Paschoal

Não podemos dispensar o conhecimento de algumas peculiaridades dos recém-nascidos. Saiba, por exemplo, que todos os bebês, nos seus primeiros dias de vida, apresentam um aspecto avermelhado. Não precisa se assustar, porque essa é umas das características do neném. Mas, quer saber o motivo?

É simples! Os bebês, quando nascem, tem uma circulação sanguínea mais lenta e bastante instável. É por isso que até as suas mãozinhas e pezinhos ficam um pouco roxas. Não é anormal. Pelo contrário, é natural em condições inciais de vida. Além de apresentarem essa pigmentação, há ainda a temperatura, que costuma ser sempre fria.

Ainda se tratando de cor, existe outra colocação que costuma preocupar as mamães: a cor amarelada. O amarelo é sinal de que o fígado do bebê ainda não está complemente maduro. Normalmente, esse aspecto começa nos olhos e pode aparecer em todo o corpo.

Manchas no bebê

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades
Mãe Pop

Outro fator que pode alarmar os pais da criança são algumas manchinhas que aparecem no corpo do recém-nascido. Essas marcas são provenientes do nascimento do bebê. Também conhecida como mancha mongólica, ela pode aparecer em aspecto roxeado e acinzentado. Sobretudo, não é nada prejudicial a saúde.

O único conselho dado, em relação as manchas, é se elas durarem anos. Caso isso aconteça, o mais indicado é levar a criança ao dermatologista e analisar a situação. No mais, é só curtir o bebê e não ter medo de pegá-lo, porque não há dor envolvidas nas marquinhas. É super normal!

Cuidados com o recém-nascido

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades
Maternidade Brasília

Sabe quando você pega o neném e ele é todo molinho? Imagine só o que seriam deles, sem alguém para cuidar! Por causa dessa fragilidade na estrutura do corpinho do recém-nascido, é necessário muita cautela na hora de manuseia-lo.

Por fim, saiba quais são esses cuidados abaixo e garanta a qualidade de vida do seu bebê.

Cuidado com a cabecinha

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades
Le Petit Ange

A parte da cabecinha do neném é a mais sensível, tanto que é chamada de moleira. Nos primeiros dias de vida, o recém-nascido ainda não tem força suficiente para sustentar o peso da cabeça, portanto, é preciso cuidado. É através dessa parte do corpo que os pediatras acompanham o desenvolvimento saudável do bebê.

Surpreendentemente, é por meio da moleira que sabemos, por exemplo, quando o neném está desidratado ou não. É só dar uma boa olhada na parte superior da cabeça e ver se ela está um pouco mais funda que o normal.  Se estiver, o recém-nascido está ficando com ausência de líquido, então é bom dar uma olhada.

Faça os exames necessários

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades
Nasta Nova

Desde quando a criança nasce, há alguns pré-requisitos para serem cumpridos. É necessário estar em contato com o médico para verificar certas obrigações como vacinas e retorno ao pediatra, para detectar possíveis sinais que podem ser alarmantes. Qualquer reação anormal do recém-nascido, é bom procurar o médico imediatamente.

Cuidados com o umbigo do bebê

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades
vix

Quando os recém-nascidos nascem, e o cordão umbilical é cortado, ainda fica um pedacinho para fora. Alguns cuidados necessários precisam ser feitos para que não haja nenhuma infecção durante o tempo que ele ainda estiver no abdômen. A precisão para que caia o restante do cordão é de 5 até 15 dias.

O primeiro conselho para a mamãe é não ter medo, porque o neném não sente dor nesse local. Portanto, é necessário higienização, sem receio, e de preferência com  um algodão e álcool 70. Após limpar bem a região, é necessário secar o local com uma fralda limpa. Sobretudo, antes de realizar o procedimento, é preciso lavar bem as mãos.

Curiosidades

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades
Baby Center

Estes pequeninos já aprendem cedo algumas artimanhas que podem, até mesmo, desafiar nossa compreensão. Além disso, os bebês recém-nascidos apresentam sinais interessantes ao tentar se comunicar. São as primeiras sensações, tidas fora da barriga da mamãe, que levam à reações, às vezes, inesperadas.

É possível perceber como o bebê reage com as coisas. Os sentimentos se desenvolvem à partir daí e podem marcar suas vidas inteiras. O tato, por exemplo, é um dos primeiros sentidos que se desenvolvem e, com certeza, são consequência do contato com a mãe. Em contraste, a audição já está ativa desde à gestação.

É por isso, que o bebê reage na barriga quando alguém fala com ele. Se tratando da visão, eles não conseguem enxergar muito bem ainda. A distância máxima é de 20 centímetros para que consigam, pelo menos, formar uma imagem visível. Por fim, tudo isso só é possível graças aos neurotransmissores já ativos no bebê.

Agora vamos ver mais algumas curiosidades:

Brotoejas

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades
Vix

Sabe as bolinhas que costumam aparecer no bebê? É absolutamente normal e se chamam brotoeja. Elas aparecem porque, dentro da barriga, há muito hormônio. Elas aparecem mais corriqueiramente na região do nariz e nas bochechas. Passa logo logo e a pelinha do recém-nascido vira um pêssego.

Recém-nascido é dorminhoco

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades
Vix

É inacreditável o quanto os recém-nascidos são completamente dorminhocos. Eles chegam à dormir 16 horas por dia. É isso mesmo! A única coisa que os acorda é a fome, ou quando são acordados, uma vez que a indicação para os primeiros dias é mamar de 3 em 3 horas.

Por fim, é deste modo que os hormônios do crescimento entram em ação e os bebês crescem tão rapidamente. Sobretudo, é dormindo que eles atingem uma saúde perfeita e crescem como pequenas plantinhas bem regadas.

Choro sem lágrima

Recém-nascido - como é, quais os cuidados e curiosidades
Leiturinha

Vale lembrar que, mesmo depois de sair da barriga, os bebês ainda estão em fase de desenvolvimento. Assim como a coloração proveniente da imaturidade do fígado, as lágrimas ainda não estão totalmente sendo produzidas. Estudos ainda estão em andamento para definir ao certo o porquê dessa aguinha não sair dos olhos do recém-nascido. Mas, as suspeitas são de que os ductos ainda estão fechados, portanto, a lágrima não escorre.

Por fim, saiba mais sobre bebês em O que o bebê sente no útero quando a mãe tem relações?

Fontes: Mãe Pop, Kinedu, Crescer, Le Petit Ange, Maternidade de Brasília, Huggies, M de Mulher, Super Interessante, Bebê.com.

Fontes das imagens: Blog do Seu Paschoal, Mãe Pop, Le Petit Ange, Vix, Baby Center, Vix, Vix 2, RebouçasLeiturinha.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.