Retoque de raiz – Como retocar o cabelo em casa

O retoque de raiz pode ser feito em casa com as instruções de coloração, oxigenação e técnicas corretas, para não danificar o cabelo.

Retoque de raiz – Como retocar o cabelo em casa

Retocar a raiz do cabelo é algo que todas as mulheres, depois de certa idade, fazem. Afinal ninguém gosta de ficar com cabelos brancos à mostra. Por isso, muitas fazem o processo de retoque de raiz em casa, para não precisar ir ao salão.

A raiz do cabelo cresce muito rápido, por isso a maioria das mulheres a retoca cerca de uma vez ao mês. Sendo assim, nem sempre estamos em uma boa condição financeira para ir até o salão de beleza todas as vezes. Então, muitas aprendem a fazer isso em casa para esconder a necessidade de retoque.

Retoque de raiz

Fonte: Ana Maria Braga

Mesmo que pintar o cabelo em casa seja mais rápido e prático, existem técnicas que precisam ser seguidas para não acontecer um desastre no couro cabeludo.

Em suma, o principal é saber as cores fundamentais das tintas de cabelo e entender que, se você quer um mudança drástica, do preto para o platinado, por exemplo, aí é necessário um profissional.

Ainda assim, nunca se esqueça de seguir as instruções da caixa de tinta, para que fique ciente de todas as indicações e contraindicações da composição.

Cores fundamentais

Fonte: Salon Line

Para que a cor da raiz do cabelo harmonize com o comprimento, é preciso entender que existem cores fundamentais de tintura. Em suma, essas cores não apresentam reflexos de outras, então criam a base para a cor.

As cores fundamentais são identificadas por números, que inclusive estão nas embalagens das tinturas: 1.0, 2.0, 3.0, 4.0, 5.0, 6.0, 7.0, 8.0, 9.0 e 10.0. Desse modo, o número da altura do tom é o primeiro, seguido do número 0.

Sendo assim, se a pessoa quiser adicionar um reflexo às madeixas, basta adicionar a coloração diferente que quer no cabelo natural.

Retoque de raiz – cabelos brancos

Retoque de raiz – Como retocar o cabelo em casa
Fonte: Salon Line

Os maiores motivadores de retoque de raiz são os cabelos brancos. Com isso, a colorimetria deve seguir o padrão da quantidade de cabelos brancos que cada cliente tem. Assim sendo:

  • 1/3 de cabelos brancos: pode aplicar a coloração que quiser, não sendo necessária a cor fundamental;
  • Mais de 1/3 de cabelos brancos: uma cor fundamental deve estar na mistura de tons. Assim, a proporção deve ser de, pelo menos, 50% de tinta.

Ainda assim, quando a pessoa quer um retoque de cabelo branco, precisa utilizar a água oxigenada de 20 volumes.

Retoque de raiz cabelos coloridos

Quem possuiu cabelo colorido, ou seja, já pintado anteriormente, sempre precisa retocar a raiz, caso queira uma coloração contínua. Em suma, para quem tem cabelos em tons loiros ou ruivos, artificialmente tingidos, o cuidado é redobrado.

Alguns cuidados para cabelos coloridos na hora do retoque de raiz são com a marca da tintura e a água oxigenada.

Fonte: Fashion Bubbles

Use a mesma marca de tinta no retoque da raiz, pois diferentes marcas podem ter pigmentos diferentes, mesmo que a numeração seja igual.

Ainda, cuidado ao usar a água oxigenada. Resumidamente, tudo vai depender do quanto você vai clarear seu cabelo:

  • Dois tons mais claros: água oxigenada de 20 volumes;
  • Três tons mais claros: água oxigenada de 30 volumes;
  • Quatro tons mais claros: água oxigenada de 40 volumes.

Retoque de raiz em casa

Ao fazer os primeiros passos, a tonalidade, oxidante e quantidade de brancos ou raiz a ser retocada, agora é hora de saber como retocar raiz de cabelo em casa. Veja os passos:

Retoque de raiz – Como retocar o cabelo em casa
Fonte: Site RG/UOL
  1. Teste de fio: pinte uma pequena mecha de cabelo da parte de trás da cabeça. Assim, você vai identificar se tem alergia à tintura ou se o tom combina com você;
  2. Sem manchas: para não pintar a testa inteira, passe um pouco de condicionador ao redor da linha do cabelo e coloque uma camiseta velha para não manchar a roupa;
  3. Medidas e misturas: misture a tinta com a água oxigenada de acordo com a medida exigida na embalagem da coloração;
  4. Divisão: separe o cabelo em quatro partes iguais e prenda com presilhas;
  5. Aplique a mistura primeiro na parte da frente e, depois, na divisão da marcação de cada quadrante de cabelo com o pincel, puxando levemente para o centro;
  6. Deixe agir de 30 a 40 minutos, ou conforme indica cada tintura;
  7. Após a espera, enxágue com a água o mais fria possível, para não deixar oc ouro cabeludo mais sensível.

Hidratação dos fios

Para garantir um melhor resultado do retoque da raiz ou do cabelo em geral, é aconselhável não usar shampoos e condicionadores com sulfato, para que a cor seja preservada por mais tempo.

Após a coloração, também é indicado fazer uma hidratação profunda para não ressacar tanto o cabelo. Desse modo, hidratado uma vez por semana, ele ficará mais bonito e com a cor viva por mais tempo.

Fontes: Belkey, Diário Gaúcho, Pajaris

Imagens: Fashion Bubbles, Salon Line, Ana Maria Braga, Vix, Site RG/UOL, Salon Line

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.