Rugas no colo – Principais causas, prevenção e tratamentos

O envelhecimento gera rugas no colo e também em outras áreas do corpo. No entanto, existem diversas formas de tratar e evitar esse problema.

Rugas no colo - Principais causas, prevenção e tratamentos

A pele por ser o maior e um dos mais sensíveis órgãos do corpo humano, é o mais afetado pelo processo de envelhecimento, ou seja, sinais de rugas no colo e no rosto ficam muito perceptivos e acabam gerando um grande incômodo e perda de autoestima, tanto em mulheres, quanto em homens.

Portanto, para disfarçar os sinais da idade, a maioria das pessoas recorrem a produtos, como, por exemplo, ácidos e hidratantes para atenuar as marcas do tempo. No entanto, isso não é o bastante para tratar desse problema.

Para evitar as rugas do colo deve-se, além de usar bons produtos, incluir na rotina de beleza, uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e ingestão de vitaminas como o colágeno hidrolisado ou em pó. Aliás, esses são hábitos essenciais para manter uma aparência saudável e ter bem-estar por muito tempo.

Então, sem mais delongas, confira a seguir algumas outras dicas como evitar e tratar as rugas no colo, retardando assim o processo de envelhecimento.

Principais causas

Dermaclub
  • Envelhecimento intrínseco – É natural que com o envelhecimento apareçam algumas rugas no colo. Aliás, o processo do corpo com o passar dos anos é diminuir sua produção de colágeno, fazendo com que a pele perca sua firmeza e elasticidade.
  • Ressecamento da pele – Outro fator que causa as rugas no colo é o ressecamento. Portanto, é mais que recomendado a utilização de hidratantes para prevenir tais problemas.
  • Exposição solar – O fator que mais contribui para o envelhecimento é, sem dúvida, a exposição solar em excesso. Portanto, procure ter o hábito de usar um protetor solar diariamente e, caso precise se expor aos raios uv, lembre se reaplicar o produto a cada 2 horas.
  • Consumo de cigarros – O hábito de fumar faz com que a pele sofra um processo de envelhecimento precoce, fazendo assim que sinais como rugas e descoloração aconteçam antes da hora.
  • Sleep Lines – Para quem ainda não conhece esse termo, seu significado geral é “Linhas de sono”, ou seja, são as linhas formadas no colo devido a pessoa dormir sempre na mesma posição. Portanto, procure variar e tente dormir com a barriga para cima sempre que possível.

Rugas no colo, como evitar?

1. Use protetor solar diariamente

Rugas no colo - Principais causas, prevenção e tratamentos
Imparcial

Por se tratar de uma região fina e sensível, o colo e o pescoço são os mais afetados pelas rugas e linhas da idade. Portanto, nota-se que faz-se mais que necessário o uso de protetor solar nessa área. O recomendado é que se use produtos de que tenha no mínimo FPS 30. Além disso, indica-se que o protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas.

2. Aposte em cremes anti-idade

Outra dica super importante e que faz toda diferença é a utilização de cremes anti-idade. Aliás, eles são essenciais para atenuar as rugas no colo e ainda ajudam prevenir que possíveis sinais de envelhecimento apareçam na pele.

3. Mantenha a pele hidratada para evitar rugas no colo

Tudo Ela

A hidratação é essencial para manter uma pele com a aparência bonita e saudável. Uma ótima dica é usar o produto sempre que sair do banho e antes de dormir.

4. Realize esfoliações

Rugas no colo - Principais causas, prevenção e tratamentos
Beleza e Saúde

É recomendado que pelo menos 1 vez na semana se realize uma esfoliação na pele. Esse procedimento pode ser feito tanto com produtos industriais, quanto com produtos caseiros que, sem dúvida, você deve ter em casa. Aliás, aprenda a como fazer um esfoliante de banana, clicando aqui.

5. Dicas extras para evitar rugas no colo

Evite hábitos ruins como, por exemplo, usar o celular constantemente, andar com a cabeça baixa e tomar banhos muito quentes. Todos esses fatores contribuem para o aumento de rugas no colo.

Tratamentos para rugas no colo

Adesivos anti-sinais

Rugas no colo - Principais causas, prevenção e tratamentos
Supérbia

Os adesivos anti-sinais são feitos de silicone e devem ser utilizados, no mínimo, 2 horas ao dia. Para aplicá-lo é muito fácil, basta apenas pressionar levemente sobre o colo até que não fique nenhuma bolha entre o adesivo e a pele. Após isso é só remover e enxaguar normalmente.

O adesivo age de forma a evitar que sua pele se dobre, principalmente durante o sono. Além disso, promove hidratação da área onde é colocado.

Bioestimuladores

Saúde e Beleza mais

Indicado para tratar a flacidez, esse procedimento se consiste na injeção de substâncias como a hidroxiapatita de cálcio e o ácido polilático sobre a derme, onde causa uma inflamação controlada e estimula a produção de colágeno, tratando assim as rugas no colo e também em outras regiões como pescoço e rosto.

Laser fracionado de CO2

Dermagem

Esse procedimento estético é realizado através da aplicação de um feixe de raios laser que atinge a pele e promove o aquecimento das moléculas de água da região tratada. O CO2 estimula a produção de colágeno pelos fibroblastos e garante à pele uma textura mais formal e também trata algumas manchas da idade.

Tratamento para rugas no colo: microagulhamento

Forster

Realizado através de microperfurações na pele, esse procedimento estimula a produção de colágeno na pele e promove o rejuvenescimento.

Radiofrequência

Rugas no colo - Principais causas, prevenção e tratamentos
Ideal

O tratamento com radiofrequência, promove de forma rápida e pouco dolorosa, o aquecimento da pele que estimula o tecido a produzir colágeno. O resultado da diminuição das rugas no colo é um pouco mais demorado comparado a outros procedimentos e pode ser visível apenas depois de dois meses.

Peeling Químico

Ana Gregor.

Esse procedimento consiste na aplicação de uma substância ácida no colo que promove a descamação das camadas danificadas, estimulando a renovação e regeneração dos tecidos.

Tratamento para rugas no colo: Ácido hialurônico

Você já deve ter ouvido falar dessa substância, aliás, ela está cada vez mais presente nas rotinas de skincare das mulheres em todo mundo. Utilizado, principalmente, para o preenchimento facial, o ácido hialurônico também é recomendado para tratar rugas no colo por meio do skinbooster, promovendo o rejuvenescimento do local através da hidratação.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Envelhecimento precoce, como evitar? Principais causas e prevenção.

Fontes: Luciana Pepino, O Paraná, Beleza Extraordinária, Inonni.

Fontes das imagens: Cliomakeup, Dermaclub, Imparcial, Tudo Ela, Beleza e Saúde, Supérbia, Saúde e Beleza mais, Dermagem, Forster, Ideal, Ana Gregor.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.