Saiba mais sobre a menopausa e como aliviar seus sintomas

A menopausa é a interrupção natural da menstruação, ou seja, o final do seu período fértil. Isso acontece porque os hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, param de ser produzidos pelos ovários.

Menopausa precoce

A menopausa é esperada para acontecer depois dos 40 anos. Quando acontece antes dos 40 anos, é considerada menopausa precoce, e quando demora mais para acontecer, por volta dos 55 anos, temos um caso de menopausa tardia.

Sintomas da menopausa

Os sintomas que marcam o começo da menopausa são muito parecidos aos de uma TPM, no entanto, muito mais acentuados e prolongados. Os sintomas incluem: – Ondas fortes de calor; – Insônia; – Alterações constantes de humor.

Chás para menopausa

Algumas opções de chás para menopausa para te ajudar a acabar com as ondas de calor e outros sintomas que podem incomodar muito: 1. Chá de Amora 2. Chá de Ginseng 3. Pimenteiro Silvestre.

Alimentos que ajudam na menopausa

1. Ômega 3: Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o ômega 3 torna-se extremamente importante na nova rotina da menopausa. Pode ser encontrado em peixes como o atum, a sardinha e o salmão.

2. Fibras: Elas ajudam a impedir o aumento do colesterol, a evitar a prisão de ventre, a controlar níveis de açúcar no sangue elevados e a regular o intestino. Pode ser encontrada em vegetais, frutas, feijão, lentilha, arroz, macarrão, farelo de trigo, abóbora e aveia.

Alimentos para evitar durante a menopausa

Com a naturalidade da desaceleração do metabolismo, vem também a facilidade de acumular gordura, principalmente na região do abdômen. Evite os industrializados, bebidas alcoólicas e carnes vermelhas.

Mitos e verdades sobre a menopausa

1. Todas as mulheres têm sintomas: Mito! Embora a maioria das mulheres experimente alguns sintomas, nem todas as mulheres os têm e eles podem variar em gravidade e duração.

2. A menopausa é o fim da vida sexual: Mito! Ela não significa o fim da vida sexual. Ao contrário, algumas mulheres relatam uma melhora na vida sexual após a menopausa.

3. A menopausa aumenta o risco de certas condições de saúde: Verdade! Ela pode aumentar o risco de condições de saúde como osteoporose, doenças cardíacas e incontinência urinária.

4. Altera a aparência de pele e cabelos: Verdade! Devido à redução do estrogênio, a pele pode ficar mais seca, fina e enrugada. Além disso, pode levar a um afinamento dos cabelos e a um crescimento mais lento das unhas.

saiba tudo sobre menopausa