Sardas: descubra tudo o que você precisa saber sobre elas

O que são e como surgem as sardas na pele? Descubra tudo o que você precisa saber sobre essa característica rara da pele.

Sardas: descubra tudo o que você precisa saber sobre elas

Sabe aquelas pintinhas marrons na pele, muitas raras de se ver? São as famosas sardas. Elas surgem especialmente em pessoas com a pele muito clara, e são até bem charmosas.

Ainda sim, muitas pessoas que possuem sardas consideram as manchas mais um incomodo do que realmente uma benção. Mas sendo considerada uma beleza extra ou um inconveniente, é necessário que aja uma proteção extra.

Elas surgem em peles que possuem uma quantidade muito pequena de melanina, e precisa de proteção dos raios de sol. Por isso é muito necessário que quem possui as conhecidas sardas, use bastante protetor solar.

Se você prestar atenção, elas irão aparecer principalmente em lugares onde existe grande exposição ao sol. Nariz, colo, ombros e maçãs do rosto são os principais lugares. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre as sardas.

Origem das sardas

Sardas: descubra tudo o que você precisa saber sobre elas

As sardinhas também são chamadas de efélides. Elas não estão presentes desde o nascimento e acabam surgindo com o passar do tempo.

Os fatores que podem causar sardas são genética ou exposição solar. Enquanto as sardas hereditárias podem surgir na infância, as manchas causadas pelo sol começam a aparecer na adolescência, devido ao aumento da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele.

Após a adolescência, há uma diminuição das sardas, pois a função dos melanócitos, que são as células responsáveis pela pigmentação da pele, diminui, e a pele clareia”.

Proteção

Sardas: descubra tudo o que você precisa saber sobre elas

As sardas são benígnas e não causam nenhum tipo de mal à pele e nem à saúde. Ainda sim, o filtro solar deve ser deixado de lado, já que elas ocorrem em pessoas com pele muito clara e sem melanina suficiente para proteger a pele de queimaduras, do câncer e do envelhecimento precoce.

Mesmo sendo inofensivas, é necessário ir ao dermatologista para uma consulta clinica caso veja o aparecimento delas. Isso é necessário caso confunda-se as sardas com outros tipos de manchas, cancerígenas.

Maquiagem

Sardas: descubra tudo o que você precisa saber sobre elas

As sardas aparecem mais escuras durante o verão e, no inverno, elas podem desaparecer ou clarear, já que há menor exposição ao sol. Para quem prefere disfarçá-las, há opções de filtro solar com cor, que protegem a pele e se adaptam a todos os tons de pele.

Para quem quer disfarçar as sardas, pode optar por maquiagens. O BB Cream é uma ótima opção porque possui uma cobertura bem leve e que uniformiza a tonalidade do rosto, disfarçando as manchas de uma forma mais natural.

Gostou dessa matéria? Então também vai gostar dessa aqui: Qual o segredo da pele das asiáticas?

Fonte: Beleza Extraordinária

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.