Semente de abóbora: principais benefícios, como preparar e consumir

A semente de abóbora contém ativos que são extremamente benéficos à saúde. Além disso, se preparada corretamente, pode ser muito saborosa.

A semente de abóbora é rica em zinco e magnésio. Essas são gorduras naturais presentes em frutas e legumes, importantes para saúde do coração e do cérebro. Além dos dois órgãos, as sementes podem ser digeridas com o intuito de melhorar o funcionamento do intestino, porque são ricas em fibras.

A rotina do uso, portanto, tem impacto positivo no sono e no aumento da imunidade. Esse são apenas uns dos benefícios provocados e, tendo em vista suas qualidades, podem ser usadas de diversas formas em várias refeições tanto doces como salgadas.

Suas contribuição, sobretudo, na recuperação de infecções bacterianas, fúngicas e virais pode potencializar e muito o processo de cura do corpo.

Lista de benefícios da semente de abóbora

Semente de abóbora - Lista de benefícios, como preparar e consumir
Fonte: opas.org

Os benefícios citados acima são apenas alguns dos mais recorrentes no seres vivos. Há, portanto, muitos outras parte do corpo que são impactadas devido a sua ingestão diária. Das riquezas presentes, listamos as seguintes:

1- Fonte de proteína

Semente de abóbora - Lista de benefícios, como preparar e consumir
Fonte: ciclovivo

As proteínas são abundantes, tanto que 100 gramas de semente de abóbora equivalem a, no mínimo, 18 gramas de proteínas que você pode. por exemplo, moer e colocar no meio do suco, ou misturar a um outro alimento.

O magnésio, sobretudo, é uma de suas composições e atuam diretamente no funcionamento dos músculos. As contrações e as sensações de relaxamento são advindas desse mineral e influenciam também na glicemia presente no sangue.

Outra substância é o potássio, principal atuante contra a hipertensão. Para os hipertensos, é uma quase milagrosa forma de manter em equilíbrio a pressão arterial. Além disso, os médicos afirmam que esse é um fator importante para combater as pedras nos rins.

2 – Sistema imunológico

Fonte: drakeillafreitas

Como dito acima, o zinco presente nas sementes de abóbora ajudam no aumento da imunidade, o que é muito importante para o sistema de defesa do corpo. Portando, com apenas 100 gramas de semente é o equivalente, sobretudo, a 10 mg de zinco. O indicado para o uso diário é apenas 8 mg.

3 – Próstata

Fonte: patients.uroweb

Para os homens, o óleo extraídos das sementes pode ser ingerido de modo a contribuir para a saúde da próstata. Muitos sofrem com o aumento constante desse órgão, esse fenômeno é chamado de hiperplasia e ocorre com a maioria dos homens, esse é um dos grande causadores do câncer de próstata.

4 – Bom humor e bem-estar

Fonte: nypost

Quem aqui não gostaria de acordar com bom humor, pronto para cumprir, sobretudo, todos os afazeres do dias. Então, para quem quer manter esse astral, as sementes de abóbora são indicadíssimas, porque atuam fortemente contra a depressão, preencher as substâncias químicas necessárias para saúde mental.

5 – Semente de abóbora é rica em Antioxidantes

Por serem fontes ricas de vitamina E são capazes de realizar efeitos antioxidantes. É importante saber disso, porque esse benefício não é muito encontrado em alimentos. Portanto, aderir ao uso das sementes pode ser bem útil no processo de desintoxicação.

6 – Ajuda emagrecer

Fonte:  leiteenergiaedesporto

Para os adeptos as dietas, essa é uma forma natural de alcançar o peso ideal. As fibras ajudam o funcionamento do intestino e, consequentemente, há a diminuição da gordura corporal. Mas, não se esqueçam de alinhar o uso com uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos.

Como preparar e consumir a semente de abóbora

Semente de abóbora - Lista de benefícios, como preparar e consumir
Fonte: gazeta-rs

Após, portanto, a coletada das abóboras, há três formas de preparo para consumo. A primeira é secando-as ao sol, porque esse procedimento permitirá que as sementes sejam usadas inteiras dentro dos alimentos. Para ficarem mais saborosas, basta acrescentar sal a gosto e um pouquinho de gengibre.

Para quem não quer esperar o tempo do sol, as sementes de abóbora, podem, por fim, ser torradas a 75º e armazenas para consumo.

Outra maneira é a extração do óleo. Esse método é mais trabalhoso e o aconselhável é procurar no mercado para comprar. Sua ingestão deve ser fria, o aquecimento prejudica os nutrientes, portanto, um, ou duas colheres, sobre uma refeição já pronta, é mais do que o suficiente.

Como citados algumas vezes acima, a trituração das sementes afim de que virem um pó é outra forma de uso. Esse procedimento deve ser feito, sobretudo, com as sementes de abóbora secas.

Afinal, gostou dessa matéria? Sendo assim, leia também: Cafés da manhã saudáveis – O que comer, o que evitar e receitas.

Fontes: ecycle, Tua Saúde, Ecycle, Vital Âtimanjasminealimentos
Imagem de Destaque: bomjardimnoticia

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.