Soda cáustica pode ser usada para desentupir canos?

A soda cáustica pode ser facilmente encontrada em diversas casas, por isso, saiba mais sobre esse produto e as melhores formas de usá-lo.

Soda cáustica

A soda cáustica, nome popular do hidróxido de sódio, é uma substância criada a partir da reação entra a água e o cloreto de sódio. Esse composto tem um alto poder desengordurante e corrosivo, por isso é comumente usado no desentupimento de canos na maioria dos lares. Mas será que essa é mesmo uma boa alternativa?

Antes de responder a essa pergunta, saiba que esse produto está disponível em escamas e em forma de soluções. Nesse último caso, ela é menos concentrada e sua ação menos intensa do que no caso da soda em escamas. No ambiente doméstico, além de ser amplamente utilizada no desentupimento de pias, vasos e canos, a soda cáustica também é bastante usada na fabricação de sabão caseiro.

Já na área industrial, a soda cáustica é muito usada como insumo na fabricação de detergentes e sabão, papel e papelão, óleos e gorduras, cerâmicas, borrachas, mineração, no setor têxtil, em usinas de açúcar, na indústria química, em laboratórios farmacêuticos e até na produção de bebidas e alimentos.

Na área alimentícia, a soda cáustica é utilizada no descascamento químico de vegetais, no amolecimento de frutos, no escaldamento de carnes. Além disso, ela é usada na correção do pH de alguns produtos, função que também é aplicada na indústria farmacêutica.

Como agente de limpeza, a soda cáustica é utilizada em limpezas em geral, na remoção de ácidos graxos instalados, na desobstrução de canos, na corrosão de resíduos de tintas e verniz e na neutralização da poluição.

Perigos da soda cáustica

Soda cáustica pode ser usada para desentupir canos?
Fonte: Canalizações 24h

Por ser uma substância com composição muito forte, a soda cáustica deve ser manuseada com muito cuidado. Isso porque ela é muito nociva para a saúde humana, podendo até ser fatal. O contato deste produto com a pele ou sua ingestão podem causar sérios problemas, como irritação, queimaduras e problemas gastrointestinais. Por isso, se você tem crianças ou animais em casa, procure manter a soda cáustica em locais que não possam ser alcançados.

Além disso, como é um poderoso agente corrosivo, a ação da soda cáustica pode danificar a tubulação, causando um prejuízo muito maior comprometendo a infraestrutura do imóvel. Por isso, o mais indicado nesses casos é procurar empresas especializadas em desentupimento.

Posso usar a soda para desentupir canos?

Fonte: Ribeira Dedetizadora

Bom, a resposta é sim, mas nem sempre essa é uma boa alternativa. Isso porque, em alguns casos, ela pode realmente dissolver o que está motivando a obstrução do cano, mas em outros, irá apenas danificar a tubulação. Canos de PVC, por exemplo, perdem sua resistência quando entram em contato com a soda cáustica, podendo rachar e provocar vazamentos.

Além disso, quando entra em contato com gorduras e água, a soda cáustica pode solidificar essa gordura, piorando ainda mais a situação do cano entupido. Por isso, não utilize esse produto para desentupir canos. O mais indicado nesse caso, se você não puder chamar um profissional, é jogar 1 litro de água quente no encanamento entupido, para derreter a gordura e, em seguida, 1 litro de água fria, para empurrar esses resíduos.

Para desentupir vasos sanitários

Soda cáustica pode ser usada para desentupir canos?
Fonte: Construsul

A soda cáustica pode ser utilizada para desentupir vasos sanitários quando o motivo da obstrução for algum material orgânico. Como exemplo estão papel higiênico, resto de alimentos, lenços e absorventes biodegradáveis e excesso de material orgânico. Quando a obstrução for causada por objetos como teste de gravidez, brinquedos, preservativos, meias, plásticos, a soda não deve ser utilizada, pois não vai conseguir resolver o problema.

Desse modo, se o seu caso estiver dentre as primeiras opções, você pode seguir o passo a passo que trouxemos a seguir. Mas antes, certifique-se de estar usando luvas de borracha e um óculos protetor para não ter contato direto com o produto. Depois disso, utilize um recipiente plástico com capacidade de pelo menos 8 litros e adicione 2 litros de água morna. Em seguida, acrescente 500 gramas de soda cáustica aos poucos e misture com uma espátula até dissolver.

Depois que a soda dissolver, despeje essa mistura com bastante cuidado no vaso sanitário. Espere em torno de 12 horas antes de dar descarga e, depois de limpar o vaso, dê descarga mais 5 vezes antes de utilizá-lo. No entanto, se esse procedimento não funcionar, não volte a repeti-lo e procure uma profissional ou empresa especializada.

Fonte: Fossatrat Fortaleza Desentupidora Usiquímica Sodabel 99

Imagens: Hoje Mais Canalizações 24h Ribeira Dedetizadora Construsul

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.