Sono do bebê – Como identificar as fases e processo de adaptação

O sono do bebê requer mais horas e paciência dos papai e mamãe, principalmente nos primeiros meses de adaptação do recém-nascido.

Sono do bebê- Como identificar as fases+processo de adaptação do bebê

Segundo estudos, o sono do bebê não é igual ao dos adultos. Os pequenos requerem em média, o dobro das horas de sono que uma pessoa adulta, assim como os intervalos entre as dormidas são diferentes. Em outras palavras, os bebês possuem um sistema próprio de sono e precisam dos pais para se adaptar a nova rotina fora da barriga.

Sono do bebê- Como identificar as fases+processo de adaptação do bebê
Hello Magazine

Fases de sono do bebê

A princípio, um recém-nascido, dorme em média de 16 a 20 horas por dia, com intervalos de alimentação a cada três horas. A medida que os meses vão passando, consequentemente, o bebê vai se adaptando a sua rotina e permanece mais tempo acordado. Eventualmente, por volta dos três meses, o número de horas pode ser reduzido para 8 a 10 horas, todavia, cada criança possui seu próprio ritmo de adaptação.

Carol Smyth

A partir dos 6 meses, o sono fica mais constante e as acordadas durante a noite diminuem. Por volta dos 12 meses, a criança já está mais adaptada a rotina de sono e por isso pode dormir cerca de 10 horas seguidas durante a noite. A passo que durante o dia, as sonecas podem durar até 1 hora.

Por que o sono do bebê não é igual ao do adulto?

Em primeiro lugar, os bebês encontram-se em um ambiente bastante diferente daquele onde foram desenvolvidos. Por mais que você oferece um lugar confortável e tranquilo, não será o mesmo que estar abrigado dentro de sua barriga. Aqui fora, o bebê sofre com muitos estímulos, tanto auditivos, quanto sonoros, o que causa bastante desconforto.

Sono do bebê- Como identificar as fases+processo de adaptação do bebê
Nanit

Além dessa mudança brusca de ambiente, os pequenos não estão familiarizados com os conceitos de dia e noite, ou seja, o relógio biológico deles não distingue o que é noite ou o que é dia. Consequentemente, eles não dormem durante a noite e acordam durante o dia como os demais mamíferos. Os bebês precisam de tempo e rotina para acostumassem com essa nova perspectiva de sono.

Os tipos de sono

Assim como as quantidades de horas, os bebês possuem tipos de sono que variam de acordo com sua profundeza e intensidade.

Sono do bebê : Profundo

Wee Bee Dreaming

Esse tipo de sono é bem característico. Nele a criança encontra-se inteiramente relaxada e sua respiração é constante. No sono profundo, por exemplo, as mãozinhas encontram-se geralmente abertas e eles são mais resistentes a estímulos externos. Em outras palavras, os bebês podem estar em um ambiente com mais barulho ou ser movido de um local para o outro sem de fato acordar, pois se encontra em um sono profundo.

Sono do bebê: superficial ou ligeiro

Sono do bebê- Como identificar as fases+processo de adaptação do bebê
Parents

Igualmente conhecido como soneca ou cochilo, nos sonos superficiais os bebês encontram-se parcialmente relaxados e podem acordar com o mínimo de estímulo. As características desse sono são movimento de pálpebras bastante perceptível, mãozinhas tencionadas e respiração desigual.

Segundo médicos pediatras, esse é o melhor momento para despertar o bebê sem maiores complicações. Pois, diferentemente do sono profundo, a criança já encontra-se meio desperta e consequentemente, não se assustará caso seja estimulada a acordar.

Dicas para uma boa noite de sono

A manutenção de uma rotina na hora do sono, faz com que o bebê se adapte melhor ao ambiente e consequentemente durma melhor. O sono do bebê não necessariamente começa quando ele dorme, mas sim em todo o processo que o leva a tal. Por isso, fique atenta para manter a rotina antes do dormir sempre a mesma.

Country Living

Em outra palavras, manter rituais como um banho relaxante, uma canção ou história de ninar antes de por seu pequeno para dormir é fundamental para o seu relaxamento completo. Por mais que o seu bebê seja pequeno e ainda não compreenda as suas palavras, o que o ajudará a compreender que é hora de dormir, serão a sequencia de ações, assim como a entonação das suas palavras.

Agora que você sabe como funciona o soninho do seu neném, que tal saber outras curiosidades sobre maternidade ? Essa matéria sobre Instinto Materno tá demais. Assim como essa sobre 10 coisas que ninguém te conta sobre ser mãe.

Fontes: Huggies, Revista Crescer e Leiturinha.

Imagens: Country Living, Wee Bee Dreaming, Nanit, Parents, Carol Smyth e Hello Magazine.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.