Tarefas domésticas – Quais são e como realizar essa organização

As tarefas domésticas podem ser programadas durante a semana. Listagens podem auxiliar no dia a dia e, assim, não há acúmulo de serviços.

As tarefas domésticas diárias, às vezes, não são tão claras para algumas pessoas, principalmente aquelas que se acostumaram com outras pessoas que sempre fizeram tudo (exatamente tudo) por elas. São muitos detalhes que, definitivamente, se fugirem do controle, viram uma bola de neve difícil de controlar.

Certamente, lavar, passar e cozinhar não são os únicos afazeres diários de uma casa. Existem outros diversos elementos que compõem as tarefas domésticas.

Aos poucos, é possível ir automatizando a mente e realizando tudo sem gastar muita energia física e mental. Sobretudo, uma dica valiosa que deixamos é manter tudo sob controle em listas.

Quais são as tarefas domésticas?

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Veja Saúde

À primeira vista, os trabalhos domésticos não são tantos. Mas, ao contrário do que se imagina, se você reparar, estes servicinhos podem somar um bom tempo do seu dia. Desde o momento que acordamos, sempre tem algo para fazer, como por exemplo, arrumar o quarto.

Se você pensa em comer algo e tem que fazer comida, irá sujar louças, cortar alimentos e precisará organizar tudo depois. E, com certeza, juntam alguns lixinhos que uma hora ou outra precisarão ir para fora. Não tem jeito, o simples fato de estar em casa é sinônimo de tarefas domésticas por fazer.

Gostando, ou não, as coisas precisam ser feitas. Para isso, é necessário tornar hábito pequenas atitudes se quiser que não seja um trabalho diário tão desgastante. Ainda mais para quem trabalha fora e tem que lidar com tudo na volta.

Como se organizar?

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Notícias Bol

O primeiro passo, portanto, é identificar o que tem que ser feito todos os dias e o que precisa de uma dedicação específica de um dia só. Organização diária e faxina semanal são coisas diferentes, não pilhe a cabeça com coisas desnecessárias.

Então, se você fez uma vez, decore para que, da próxima, não seja surpreendido com o tempo que cada função leva. Ou seja, calcule o quanto cada afazer precisa para ser feito e liste isso no dia a dia.

Dos afazeres diários, temos algumas dicas listadas de estratégias para realizar tarefas doméstica para você não se perder:

1. Mantenha o quarto organizado

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Dramstime

Ao acordar, nunca se esqueça de deixar a cama arrumada, porque vai ser bem desgostoso chegar depois de um dia longo de trabalho e ver a cama toda desarrumada. Os sapatos devem estar sempre onde devem, na sapateira. Não deixe calçados espalhados por todos os lados.

2. Roupa suja no cesto

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Dream Stime

Não tem nada mais desagradável quando a roupa suja se mistura com a roupa limpa. No entanto, se você mantiver a roupa no cesto, com certeza, isso ajudará muito na hora de lavar. Outra dica é não deixar que acumule tantas peças para lavar de um só vez.

Caso veja que já está cheio, separe por cores, e nunca misture as peças brancas com as coloridas, lave e deixe secar separadamente. Por fim, isso vai amenizar e muito o seu dia da faxina, porque não terá que fazer tantas coisas ao mesmo tempo.

3. Não deixe louça suja na pia

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Personal Diet

Sujou? Lavou! Essa é a regra para a pia não ficar sempre suja.

Juntar as vasilhas sujas do café, do almoço e da janta só vai dar mais trabalho ainda. Se você não quer ficar horas no pé da pia fazendo isso, então mantenha o hábito diário de deixar as louças limpas.

Caso more com mais pessoas, crie o hábito da divisão de tarefas. Hoje em dia, homens e mulheres desempenham papéis fora de casa para sustentar a vida em família. Divida, portanto, as funções e eduque, sobretudo, seus filhos. A partir dessa perspectiva, nada pesará para ninguém.

4. Higienize o sanitário

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Dicas de casa e de Beleza

Tem coisas que realmente não dão para esperar. Lavar a privada deve ter, sobretudo, uma certa constância para não ficar aquele cheirinho desagradável na casa. Mantenha o vaso sanitário limpo e, sempre que se banhar, não se esqueça de secar o banheiro, porque isso diminui o trabalho da faxina.

5. Varra a casa

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Vecteezy

Varrer a casa diariamente é incrível, porque o resultado prolongado da limpeza semanal é realçado. Não demora muito tempo para fazer isso. Se você se organizar, pela manhã, antes de sair, guarde, sobretudo, um tempinho para executar essa função. O resultado positivo é garantido.

6. Cuide do seu pet

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Azmina

Se você tem animal em casa, a única coisa que não dá pra deixar de fazer é não juntar o cocôs pela casa. O acúmulo, sobretudo, também vai trazer muito desconforto no cheiro do ambiente. Assim como os seres humanos, os bichinhos também precisam de um ambiente limpo.

7. Cozinhando antes do dia

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Vecteezy

A princípio, cozinha é algo que deve ser programado antes de começar a semana. Sabe aquele velho ditado “comendo pensando na janta”? Pois então, ele não está nada errado se pensarmos nele como um forma de diminuir a tarefa diária.

Se souber bem o que vai fazer no dia seguinte, deixe preparado. Por exemplo, tempere a carne e guarde em poções, ou pique as verduras e mantenha em saquinhos, cozinhe uma quantidade boa de feijão e deixe em vasilhas, no freezer. Isso vai reduzir muito o tempo gasto na cozinha.

8. Leve o lixo para fora

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Freepik

Saiba os dias que passam o carro do lixo. Não tem coisa pior do que deixar juntar lixo em casa. Portanto, jogue todos os lixos da casa em um grande saco, se possível separe plástico, vidro, latas e orgânicos; e coloque na porta nos dias certos. A natureza e a sua casa agradecem.

Faxina semanal e mensal

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Freepik

A princípio, do mesmo modo indicado acima para as tarefas domésticas diárias, faça a lista com as coisas que precisam de uma limpeza mais aprofundada. Normalmente, a faxina semanal é tudo que é feita na limpeza diária, só que de forma mais aprofundada.

Lavar o chão, por exemplo, não é algo que precisa fazer todos os dias. Mas, é crucial que seja feito uma vez na semana. Se necessário passar um paninho aqui, outro acolá durante a semana, não tem problema. E não se esqueça, todos sujam, todos devem ajudar a limpar!

Faxina mensal

Tarefas domésticas - quais são e como se organizar para fazer
Pinterest

Uma vez por mês algumas tarefas domésticas precisam ser feitas para não acabar entulhando. Lavar os armários, ou dar uma geral no guarda-roupas se encaixa aqui, nesse momento. Tem coisas que se não forem feitas assim, talvez prejudique até a durabilidade dos objetos.

Por fim, para aprender como delegar tarefas leia Divisão de tarefas domésticas – Limpeza e inclusão nas funções

Fonte: Dicas de Mulher, Camila Gimenes da Silva, Casando sem Grana

Imagens: Veja Saúde, Notícias Bol, Dream Stime, Dream Stime 2, Personal Diet, Dicas de Casa e de Beleza, Vecteezy, Azmina, Vecteezy 2, Freepik, Freepik 2, Freepik 3Pinterest

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.